Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.
Para Perrenoud, a avaliação é tradicionalmente associada, na escola, à criação de hierarquias de excelência. Os alunos são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de excelência, definida em absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.
A pedagogia tecnicista, diferentemente da concepção de aprendizagem da psicologia comportamental, tem como principal foco de preocupação as mudanças comportamentais que são cientificamente observadas, portanto, avaliadas e quantificadas.
Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.
A concepção de avaliação como processo de medida teve sua origem na psicologia com a aplicação dos testes psicológicos, da psicometria, e dos testes de inteligência para crianças e adultos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
O papel do professor é o de dirigir e orientar a atividade mental dos alunos, de modo que cada um deles seja um sujeito consciente, ativo e autônomo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Assim, a educação ocorre na coletividade, perdendo de vista o indivíduo que é singular, contextual, histórico, particular e complexo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Pensar no processo ensino-aprendizagem de forma dialética associando-o à pesquisa, promove a formação de novos conhecimentos e traz a ideia de seres humanos como indivíduos acabados e passíveis de uma comodidade constante.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Paulo Freire afirma que é tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que se está aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Por isso, para ele, a docência e a discência devem ser dicotomizadas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Para se repensar as ciências humanas e a possibilidade de um conhecimento científico humanizado, há que se considerar que é a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e aprendizagem e a atualiza.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.
Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A psicologia genética leva a uma concepção de aprendizagem a partir do confronto e da colaboração entre os conhecimentos do empirismo, do behaviorismo e da gestalt.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.
Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A gestalt defende que o conhecimento é adquirido nas relações sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...