Questões de Pedagogia do ano 2010

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.

Para Perrenoud, a avaliação é tradicionalmente associada, na escola, à criação de hierarquias de excelência. Os alunos são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de excelência, definida em absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.

A pedagogia tecnicista, diferentemente da concepção de aprendizagem da psicologia comportamental, tem como principal foco de preocupação as mudanças comportamentais que são cientificamente observadas, portanto, avaliadas e quantificadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.

A concepção de avaliação como processo de medida teve sua origem na psicologia com a aplicação dos testes psicológicos, da psicometria, e dos testes de inteligência para crianças e adultos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo — paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.

O papel do professor é o de dirigir e orientar a atividade mental dos alunos, de modo que cada um deles seja um sujeito consciente, ativo e autônomo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo — paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.

Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Assim, a educação ocorre na coletividade, perdendo de vista o indivíduo que é singular, contextual, histórico, particular e complexo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo — paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.

Pensar no processo ensino-aprendizagem de forma dialética associando-o à pesquisa, promove a formação de novos conhecimentos e traz a ideia de seres humanos como indivíduos acabados e passíveis de uma comodidade constante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo — paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.

Paulo Freire afirma que é tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que se está aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Por isso, para ele, a docência e a discência devem ser dicotomizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo — paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.

Para se repensar as ciências humanas e a possibilidade de um conhecimento científico humanizado, há que se considerar que é a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e aprendizagem e a atualiza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.

Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A psicologia genética leva a uma concepção de aprendizagem a partir do confronto e da colaboração entre os conhecimentos do empirismo, do behaviorismo e da gestalt.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.

Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A gestalt defende que o conhecimento é adquirido nas relações sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...