Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Associe as principais concepções do desenvolvimento humano, relacionados na coluna da esquerda, com as respectivas teorias e sistemas psicológicos, apresentados na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação:
A aprendizagem da língua inglesa pode ser explicada por uma teoria cognitiva da aprendizagem. Assinale a alternativa que representa esta teoria.
Assinale a alternativa que corresponde aos paradigmas considerados emergentes (ou inovadores) na educação.
Assinale a alternativa que revela o tipo de prática avaliativa centrada na teoria da aprendizagem behaviorista.
Na discussão da Educação Profissional no Brasil, um conceito muito utilizado é o de Politecnia. Assinale a alternativa que indica o conteúdo deste conceito.
Zabala (1998) critica a visão reducionista de alguns autores, de considerar os conteúdos da aprendizagem vinculados somente às contribuições das disciplinas ou matérias tradicionais. Este autor chama a atenção para as aprendizagens que ocorrem na escola, mas que não aparecem de forma explicita nos planos de curso. Assinale a alternativa que melhor expressa este fenômeno.
Assinale a alternativa relacionada a afirmação de Paulo Freire apontando que o educando e os docentes devem assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos....
Em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996, p.136), Paulo Freire reconhece a incompletude de todo ser humano: Seria impossível saber-se inacabado e não se abrir aos outros à procura de explicação, de respostas a múltiplas perguntas. A partir desta afirmação, o autor procura despertar nos educadores o compromisso com
a disponibilidade para o diálogo.
a avaliação das situações de ensino.
a alfabetização de jovens e adultos.
o espaço escolar.
as situações de ensino.
A concepção de aprendizagem defendida por Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) e Jean Piaget (1896- 1980) prevê a interação do sujeito com seu meio e com o outro como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de aprendizagens. Em um ambiente educativo na modalidade de Educação a Distância, baseado nessa concepção, o papel desempenhado pelo professor/tutor deve ser o de
gerente das atividades do curso, controlando o tempo de acesso de cada participante, o tempo de participação nos fóruns e de realização das tarefas propostas.
mediador, responsável por estabeler a comunicação com todo o grupo de participantes e proporcionar, sempre que possível, a interação entre os mesmos, motivando a participação e a aprendizagem de seu grupo.
organizador do layout do curso: sua programação, recursos interativos, manutenção dos aplicativos e responder a possíveis dúvidas relativas à utilização das ferramentas disponibilizadas.
responsável pela quantificação das tarefas realizadas e dos acessos e participações, e pela aprovação ou não dos participantes de acordo com os critérios quantitativos estabelecidos.
elaborador da plataforma interativa de formação, determinando os recursos e links a serem disponibilizados, sendo responsável também por realizar a manutenção e responder às possíveis falhas no sistema.
O trecho mostra o pensamento do insigne educador brasileiro, ao contrastar a educação bancária e sua própria perspectiva da educação. A concepção da educação bancária é corrente também no ensino de Ciências, quando, em sala de aula ou nos materiais didáticos, confere-se importância
superior ao conhecimento científico como forma objetiva e absoluta de descrever os fenômenos naturais e de tomar decisões sobre questões da saúde e do meio ambiente.
ao método científico, como forma parcial e subjetiva de obter dados e informações sobre os fenômenos naturais, partindo-se da elaboração de teorias que mudam ao longo do tempo.
à historicidade e contextualidade da ciência, considerando-se que diferentes conceitos são desenvolvidos por homens ou mulheres capazes de imaginar novas relações entre fenômenos.
ao papel do professor como motivador e facilitador, permitindo aos alunos que compreendam o caráter histórico, humano e parcial do conhecimento científico.
ao debate sobre pontos controversos no saber científico, considerando-se o caráter dinâmico da refutação de teorias científicas em contraste com a acumulação de conhecimentos científicos e tecnológicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...