Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal formulado por Vigotsky diz respeito à necessidade intrínseca que todo adulto tem de realizar, no lugar da criança, as tarefas que considera que ela seja incapaz de desempenhar sozinha.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.
A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.
O que é conhecimento? Como aprendemos? Como conhecemos? Para Piaget o nível de competência intelectual do sujeito, em um determinado momento de seu desenvolvimento, dependeria de seus esquemas, do número dos mesmos e da maneira como se combinam e se coordenam entre si. Assim, ele destaca que o desenvolvimento cognitivo no sujeito é uma sucessão de estágios e subestágios, nos quais os esquemas se organizam e combinam entre si, formando estruturas. Considerando os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, relacione as colunas a seguir.
I. Estágio sensório-motor.
II. Estágio pré-operatório.
III. Estágio operatório-concreto.
IV. Estágio operatório-formal.
( ) O sujeito abandona a presença e a manipulação dos objetos concretos. A linguagem e afetividade estão em contínuo desenvolvimento, sendo que o sujeito busca agora, construir e respeitar valores morais e sociais.
( ) Neste estágio, a criança conhece o mundo através da manipulação, ou seja, conquista através da percepção e dos movimentos do universo que a cerca.
( ) Esse período é caracterizado pelo início da construção lógica, ou seja, consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um objetivo, revertendo-se para seu início.
( ) Esse período para Piaget, é marcado pelo surgimento da linguagem, o que acarretará modificações significativas nas áreas intelectual, afetiva e social.
A sequência está correta em
IV, I, III, II
VI, III, II, I
II, I, IV, III
I, IV, III, II.
III, I, IV, II
Assinale a alternativa que explica um dos quatro pilares da educação: aprender a fazer.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Entre os adeptos da educação progressista, que defendem que a escola deve formar cidadãos críticos e politizados, capazes de participar ativamente da mudança social, há os que destacam a importância da assimilação do saber técnico e científico pelo educando.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
A tendência pedagógica liberal caracteriza-se pela defesa da liberdade de ensino e por atribuir à escola papel que transcende os limites do campo pedagógico, visto que cabe à escola também propiciar a construção da autonomia do sujeito que aprende e, consequentemente, a sua emancipação.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
O movimento pela educação popular, iniciado no governo de Getúlio Vargas, concentrou-se, prioritariamente, na educação formal, atribuindo ao educador um papel central e diretivo na mediação do processo educativo.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
As teorias da Escola Nova, inspiradas no pensamento iluminista europeu, representaram um avanço no que se refere à autonomia do pensamento pedagógico brasileiro.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
A concepção de educação tradicional privilegia o processo de desenvolvimento pessoal e social centrado na transmissão dos valores da sociedade em que os educandos se inserem, o que significa que, segundo tal concepção, há interdependência entre educação e sociedade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Segundo Karl Mannheim, para a definição dos objetivos e das metas educacionais, deve-se considerar o contexto social, que não se constitui de valores exclusivamente dominantes; dessa forma, a educação pode contribuir para ampliar os horizontes do estudante e, consequentemente, levá-lo a superar a divisão da sociedade em blocos políticos e ideológicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...