Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A linguagem escrita é um objeto complexo e dinâmico da aprendizagem, que envolve a apropriação/reconstrução de vários aspectos: funcionais, textuais, gráficos e aqueles relativos ao sistema alfabético de representação. Toda ação pedagógica do educador se cumpre, na medida em que, EXCETO:

  • A.

    Assume, inicialmente, o papel de escriba e leitor, tendo em vista que, mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente, as crianças conseguem produzir e compreender a linguagem escrita.

  • B.

    Oportuniza atividades de produção de textos, nas quais ele escreve pelo grupo, questionando-lhes sobre objetivos e interlocutores do texto, negociando o enunciado, de modo a se aproximar da linguagem que se escreve (aspectos estruturais e linguísticos do texto).

  • C.

    Possibilita o desenvolvimento de diversas estratégias de antecipação do significado dos textos, nas quais as crianças coloquem em jogo tudo o que sabem para descobrirem o que não sabem.

  • D.

    Favorece a compreensão de textos lidos, através da busca de indícios que permitam não apenas a confirmação das hipóteses levantadas, como também permitam inferir e extrapolar o texto.

  • E.

    Toda ação pedagógica relativa à linguagem escrita de textos deve ser desenvolvida exclusivamente por meio de letras e famílias silábicas.

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

O tempo e o encadeamento das etapas do processo de ensino são aspectos relevantes para o planejamento da aprendizagem, pois contribuem, no que se refere à sequência de ensino e duração das atividades, para a organização dos processos cognitivos inerentes ao ato de aprender.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

As características próprias das atividades de ensino envolvem os seguintes processos psicológicos da aprendizagem: problematização, fixação, transferência e generalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

A competência profissional do professor pode ser identificada por meio das atividades de ensino adotadas, que devem ser alinhadas aos objetivos educacionais, aos conteúdos das matérias e às características dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino elaborado para uma turma de alunos é influenciado pelas diferenças individuais, em virtude dos estilos e estratégias de aprendizagem de cada aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

No planejamento de ensino, entende-se por objetivo geral a seleção, pelo professor, de experiências adequadas de aprendizagem, a comunicação aos alunos do que se espera deles e a padronização da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

No processo de ensino-aprendizagem, a fase da motivação compreende informar o objetivo da atividade ao aluno e direcionar o seu interesse para ela.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.

As motivações e os interesses dos alunos devem ser considerados na elaboração das práticas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.

O ensino de história do Brasil é obrigatório na educação básica, já o de cultura africana é facultativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.

O planejamento escolar deve contemplar a atenção individualizada ao discente, a fim de atender à diversidade dos modos de aprender.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...