Questões de Pedagogia do ano 2011

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Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.

A elaboração do planejamento de ensino deve iniciar-se pela seleção e organização de conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.

São funções da avaliação de ensino o diagnóstico, o controle e a classificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao projetar um curso de educação a distância deve-se levar em conta:

I. Contexto sócio-histórico dos aprendentes.

II. Perfil cognitivo, social e cultural dos aprendentes.

III. Expectativas dos aprendentes em relação ao curso

IV. Infraestrutura tecnológica.

V. Os conteúdos e interfaces de conteúdos e de comunicação.

VI. Estrutura: aula, fase, módulo ou unidade do curso.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, III, IV e V, apenas.

  • B.

    II, III, IV e VI, apenas.

  • C.

    II, IV, V e VI, apenas.

  • D.

    I, II, III, IV e VI, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV, V e VI.

Na Educação a Distância, é papel do designer instrucional cuidar dos

  • A.

    tópicos da arquitetura da informação/conhecimento.

  • B.

    aspectos educacionais, caracterizando o conteúdo e a proposta educativa.

  • C.

    padrões do desenho de um treinamento instrucional.

  • D.

    componentes multidisciplinares articulados aos conteúdos do programa.

  • E.

    parâmetros de um curso, definindo critérios de qualidade.

A Educação a Distância só se realiza quando um processo de utilização garante uma verdadeira comunicação bilateral nitidamente educativa. Uma proposta de ensino/educação a distância necessariamente ultrapassa o simples colocar materiais instrucionais à disposição do aluno distante.

Dessa maneira, a Educação a Distância exige

  • A.

    comunicação de informações e conhecimentos, que possam se configurar num processo de transmissão individual, específico e intransferível.

  • B.

    estímulo ao desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio da transmissão de informações técnicas que irão constituir o autoensino.

  • C.

    atendimento pedagógico, superador da distância e que promova a essencial relação professor-aluno, por meio de estratégias institucionalmente garantidas.

  • D.

    eliminação da distância entre o gerador e o receptor de informações, por meio de aulas presenciais para que se viabilize a verdadeira comunicação bilateral.

  • E.

    disponibilização de materiais instrucionais de boa qualidade que sirvam de base para uma aprendizagem mecânica e significativa.

A organização do currículo por projetos é uma das propostas para o desenvolvimento integral de homens e mulheres numa realidade plural, portanto, na sua realização deve-se considerar a elaboração de projetos

  • A.

    que priorizem os programas governamentais como forma de atingirem os índices satisfatórios de aprendizagem nas avaliações institucionais.

  • B.

    com um tema comum, de interesse social, previamente aprovado pelo conjunto dos professores e que permita superar a organização interdisciplinar.

  • C.

    que reorganizem os espaços educativos como forma de se manter o interesse e disciplina dos alunos na escola.

  • D.

    interligados com as necessidades dos educadores tendo em vista as precárias condições de trabalho em que se encontram.

  • E.

    integrados, interdisciplinares, fruto de planejamento conjunto, com participação ativa e compartilhada de todos os envolvidos, considerando-se, também, a realidade sociocultural.

Papagaio velho não aprende a falar...

Burro velho não toma andadura; e se a toma, pouco dura...

É comum encontrarmos pessoas adultas que desistem de voltar à escola ou retomar seus estudos porque, tal como o dito popular, não vão aprender porque já são velhas. Para que o adulto supere esse preconceito, é necessário que

  • A.

    entendam que as experiências escolares são tão ou mais importantes do que as que vivenciaram fora da escola.

  • B.

    o sistema da aprendizagem dos conteúdos escolares seja mais lento do que o da escola regular.

  • C.

    os saberes e experiências de vida dos adultos sejam reconhecidos e valorizados.

  • D.

    as matérias do ensino fundamental tenham só conteúdos práticos.

  • E.

    aceitem que falar direito exige dedicação aos ensinos escolares.

Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.

Nesta concepção, o professor é aquele que

  • A.

    organiza os saberes e experiências dos alunos em disciplinas.

  • B.

    considera as suas próprias experiências como mais significativas, visto que o seu grau de escolaridade é maior.

  • C.

    convence os adultos a aumentarem o grau de escolaridade para que se adequem às exigências da sociedade.

  • D.

    participa do cotidiano dos adultos, engajando-se no processo de mútua investigação.

  • E.

    realiza atividades indicadas para as crianças, reportando- se, sistematicamente, às experiências de seus ancestrais.

Na teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias

  • A.

    são sinônimos.

  • B.

    traduzem a habilidade em ensinar do professor.

  • C.

    não são relevantes para a prática de professores.

  • D.

    expressam a competência técnica do professor, especialmente na variedade de sua forma de atuar.

  • E.

    organizam o trabalho do professor porque traduzem a teoria que embasa a sua prática.

O PDE indica a necessidade de integração entre a Educação Profissional e os seguintes níveis e/ou modalidades educacionais:

  • A. Ensino Médio e Educação Superior
  • B. Ensino Médio e Educação Superior
  • C. Educação Superior e Educação Tecnológica
  • D. Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos
  • E. Educação Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
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