Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Compreendendo que a identidade profissional do professor é construída ao longo do seu percurso, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. As práticas sociais vivenciadas em outros espaços corroboram na formação da sua identidade.

II. Há interferência dos rituais, linguagens e gramaticalidade inerentes à localidade (territorialidade) em que vive, na sua constituição de professor.

III. A formação é a única influência capaz de moldar a identidade do professor.

IV. A história de vida influencia na atividade profissional.

  • A. somente I e II estão corretas
  • B. somente I, II e IV estão corretas
  • C. somente I, III e IV estão corretas
  • D. somente II e IV estão corretas
  • E. Somente III e IV estão correta

Analise as afirmativas abaixo sobre a gestão educacional, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que representa a sequência correta.

( ) O processo de descentralização educacional ocorre simultaneamente com os processos de centralização, como por exemplo, o atendimento à legislação.

( ) Para haver a democratização da gestão escolar os processos de descentralização e de autonomia da escola são prescindíveis.

( ) A descentralização na educação é um movimento da América Latina.

( ) A desconcentração é a última etapa de um processo de descentralização exitoso.

  • A. V – V – V – F
  • B. V – F – F – F
  • C. F – F – V –V
  • D. F – V – F – V
  • E. F – F – F – F

Assinale a alternativa que explica a seguinte afirmação:

A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.

  • A. A formação se dá no sentido da especialização de função cada vez maior para o trabalhador.
  • B. A formação se dá para o desempenho de uma grande variedade de tarefas previsíveis e rotineiras.
  • C. Os currículos são derivados de uma teoria de racionalidade técnica e um conjunto pré-definido de conhecimentos.
  • D. A formação profissional, em todos os níveis, tem a função de desenvolver a capacidade de programação dos recursos tecnológicos de última geração.
  • E. A formação profissional tem a função de desenvolver a flexibilidade, a mobilidade, a capacidade de moldar os novos processos de trabalho e as novas tecnologias.

Analise.

I. Uma escola, quando está em processo de formulação de sua proposta pedagógica, não pode deixar de questionar sobre sua função social.

II. A proposta pedagógica da escola é registrada em um documento oficial respeitando os contornos legais.

III. Intenção e prática são elementos que podem estar ausentes das propostas pedagógicas elaboradas pelas escolas.

IV. A elaboração da proposta pedagógica de uma instituição deve ser um trabalho de equipe, construído coletivamente, de forma democrática com todos os representantes da comunidade escolar.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    I, II, IV

  • D.

    I, II, III

  • E.

    II, IV

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.

Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.

Tendo em vista as diferenças de faixa etária e de situações socioeconômicas em que vivem os alunos da escola, a equipe escolar deverá discutir e definir ações considerando

  • A.

    a importância de não usar diferentes e flexíveis modos de organização do tempo, do espaço e de agrupamento dos alunos para favorecer e enriquecer seu processo de aprendizagem.

  • B.

    as necessidades de cuidados e a forma peculiar de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente dos alunos em cada etapa de sua escolaridade.

  • C.

    as relações entre ensino e aprendizagem e o uso de diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos buscando atingir igualmente todos os alunos.

  • D.

    importância de conhecer cientificamente os adolescentes, para favorecer a ação autônoma dos alunos e sua participação.

  • E.

    a necessidade de estimular e reconhecer que a participação em grêmios pode ser uma prática educativa importante na formação da cidadania.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.

Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.

Nessa situação, é fundamental que a gestora proponha a reelaboração da Proposta Pedagógica da escola, a qual representa

  • A.

    as formas de organização da escola e do conhecimento oficial que será objeto de estudo dos alunos em atendimento às especificidades de cada um.

  • B.

    a compreensão da escola sobre seu papel e suas finalidades, buscando o atendimento das necessidades do mundo contemporâneo.

  • C.

    o registro do planejamento coletivo e de um amplo processo de negociação com todos os atores da escola (gestores, professores, pais, alunos, funcionários).

  • D.

    as práticas de ensino e de aprendizagem desenvolvidas pela escola, com especial atenção ao currículo da rede de ensino.

  • E.

    o conjunto de ações de natureza administrativa, que buscam garantir a qualidade do ensino e o atendimento às normatizações vigentes.

Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico da realidade institucional e o planejamento das atividades educativas devem ser elaborados pelo setor de administração, cabendo ao pedagogo a execução de tais atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.

O pedagogo deve considerar os aspectos éticos implicados no treinamento, a fim de evitar o acirramento de conflitos no ambiente de trabalho, uma vez que o treinamento pode constituir estratégia de divulgação da cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.

É atribuição do pedagogo empresarial coordenar programas de treinamento em serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.

O pedagogo deve atuar na mediação de conflitos organizacionais, adotando, em tais circunstâncias, postura coercitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...