Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Compreendendo que a identidade profissional do professor é construída ao longo do seu percurso, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As práticas sociais vivenciadas em outros espaços corroboram na formação da sua identidade.
II. Há interferência dos rituais, linguagens e gramaticalidade inerentes à localidade (territorialidade) em que vive, na sua constituição de professor.
III. A formação é a única influência capaz de moldar a identidade do professor.
IV. A história de vida influencia na atividade profissional.
Analise as afirmativas abaixo sobre a gestão educacional, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que representa a sequência correta.
( ) O processo de descentralização educacional ocorre simultaneamente com os processos de centralização, como por exemplo, o atendimento à legislação.
( ) Para haver a democratização da gestão escolar os processos de descentralização e de autonomia da escola são prescindíveis.
( ) A descentralização na educação é um movimento da América Latina.
( ) A desconcentração é a última etapa de um processo de descentralização exitoso.
Assinale a alternativa que explica a seguinte afirmação:
A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.
Analise.
I. Uma escola, quando está em processo de formulação de sua proposta pedagógica, não pode deixar de questionar sobre sua função social.
II. A proposta pedagógica da escola é registrada em um documento oficial respeitando os contornos legais.
III. Intenção e prática são elementos que podem estar ausentes das propostas pedagógicas elaboradas pelas escolas.
IV. A elaboração da proposta pedagógica de uma instituição deve ser um trabalho de equipe, construído coletivamente, de forma democrática com todos os representantes da comunidade escolar.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I
II
I, II, IV
I, II, III
II, IV
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.
Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.
Tendo em vista as diferenças de faixa etária e de situações socioeconômicas em que vivem os alunos da escola, a equipe escolar deverá discutir e definir ações considerando
a importância de não usar diferentes e flexíveis modos de organização do tempo, do espaço e de agrupamento dos alunos para favorecer e enriquecer seu processo de aprendizagem.
as necessidades de cuidados e a forma peculiar de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente dos alunos em cada etapa de sua escolaridade.
as relações entre ensino e aprendizagem e o uso de diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos buscando atingir igualmente todos os alunos.
importância de conhecer cientificamente os adolescentes, para favorecer a ação autônoma dos alunos e sua participação.
a necessidade de estimular e reconhecer que a participação em grêmios pode ser uma prática educativa importante na formação da cidadania.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.
Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.
Nessa situação, é fundamental que a gestora proponha a reelaboração da Proposta Pedagógica da escola, a qual representa
as formas de organização da escola e do conhecimento oficial que será objeto de estudo dos alunos em atendimento às especificidades de cada um.
a compreensão da escola sobre seu papel e suas finalidades, buscando o atendimento das necessidades do mundo contemporâneo.
o registro do planejamento coletivo e de um amplo processo de negociação com todos os atores da escola (gestores, professores, pais, alunos, funcionários).
as práticas de ensino e de aprendizagem desenvolvidas pela escola, com especial atenção ao currículo da rede de ensino.
o conjunto de ações de natureza administrativa, que buscam garantir a qualidade do ensino e o atendimento às normatizações vigentes.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico da realidade institucional e o planejamento das atividades educativas devem ser elaborados pelo setor de administração, cabendo ao pedagogo a execução de tais atividades.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.
O pedagogo deve considerar os aspectos éticos implicados no treinamento, a fim de evitar o acirramento de conflitos no ambiente de trabalho, uma vez que o treinamento pode constituir estratégia de divulgação da cultura organizacional.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.
É atribuição do pedagogo empresarial coordenar programas de treinamento em serviço.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.
O pedagogo deve atuar na mediação de conflitos organizacionais, adotando, em tais circunstâncias, postura coercitiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...