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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
As sequências didáticas permitem garantir a ordenação articulada das atividades de ensino, superando o parcelamento da prática pedagógica, a sua superficialidade e fragmentação. Uma reflexão sobre sua importância para o sucesso do ensino e de aprendizagens significativas evidencia que elas:
1. podem ser compreendidas como mecanismo capaz de promover a interdisciplinaridade, na medida em que permite tratar determinado tema dentro de uma disciplina, recorrendo-se a conhecimentos de outras.
2. só devem ser utilizadas no desenvolvimento de determinadas disciplinas, sobretudo daquelas que pertencem à área de linguagem e comunicação.
3. são planejadas exclusivamente pelo professor por deter a compreensão das possibilidades e necessidades dos alunos.
4. auxiliam o professor na sua tarefa de organizar a prática pedagógica da sala de aula, de forma gradual e a partir dos conhecimentos prévios dos alunos.
Estão corretas:
2, 3 e 4, apenas
1, 2 e 3, apenas
1 e 4, apenas.
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
Leia o trecho de Todos juntos, do musical infantil Os saltimbancos (1977), versão de Chico Buarque:
Dentre os fatores favoráveis à utilização da energia nuclear, apesar dos perigos que ela apresenta, está
a tecnologia das usinas, que não dependem de fontes de energia e água para funcionar.
o baixo impacto ambiental da implantação das usinas, que não geram gases responsáveis pelo efeito estufa.
a ação dos órgãos internacionais, que proíbem a instalação de usinas em áreas sujeitas a desastres naturais.
a produção de poucos resíduos, que não exigem tratamento especial para sua deposição final.
a necessidade de poucos controles, pois as usinas são construídas em locais fechados e distantes de áreas povoadas.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.
A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.
Em relação aos fundamentos legais, é correto afirmar que
a legislação não se aplica igualmente a todas as escolas.
as ações da escola são definidas pela equipe gestora.
as escolas estaduais são regidas pelas normas nacionais e estaduais.
o conhecimeto da legislação sobre a educação escolar é restrito à equipe gestora.
as mudanças na legislação não precisam ser incorporadas na Proposta Pedagógica.
A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.
O desempenho escolar deve ser avaliado, considerando-se os avanços de cada aluno em comparação consigo mesmo e não com os outros estudantes.
A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
A expressão discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência significa toda e qualquer forma de desatenção às demandas educacionais de alunos com necessidades especiais, como a não criação de condições para o acesso e a permanência desses alunos na escola.
A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
Entre as medidas convencionadas pelos Estados-partes, incluem-se as medidas para a eliminação de obstáculos arquitetônicos, de transporte e de comunicação existentes, com a finalidade de facilitar o acesso e uso pelas pessoas portadoras de deficiência.
A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
O termo deficiência expressa restrição física, mental ou sensorial, de caráter permanente ou transitório, limitadora da capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social.
Assinale a alternativa correta, de acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky em Psicogênese da Língua Escrita:
De acordo com Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa verdadeira:
Assinale a alternativa correta, de acordo com Vygotsky, quando trata de pensamento e linguagem:
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