Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, para Luckesi é correta a alternativa:

  • A. A pedagogia dos conteúdos socioculturais nega a ideia de igualdade de oportunidades para todos no processo educacional.
  • B. O momento da avaliação deveria ser um “momento de fôlego” na escalada para, em seguida, ocorrer a retomada da marcha de forma mais adequada e nunca um ponto definitivo de chegada, especialmente, quando o objeto da avaliação é dinâmico como, no caso, a aprendizagem.
  • C. A pedagogia libertadora é marcada pela ideia de que a transformação virá pela emancipação das camadas populares em um processo de conscientização cultural e política além dos muros da escola.
  • D. Não há alternativa correta.

De acordo com Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, assinale a alternativa verdadeira:

I. A compreensão mútua entre os seres humanos próximos ou estranhos é, daqui para frente, vital para que as relações humanas saiam do seu estado bárbaro de incompreensão.

II. Nós, os humanos, somos seres infantis, neuróticos, delirantes, capazes de medida e desmedida, sujeito de afetividade intensa e instável, seres de violência, de amor e de ódio.

III. Em uma possível reforma de ensino deve ser considerada a adoção de um novo paradigma cognitivo, no qual a ordem e a desordem sejam vistas e tratadas nos seus campos específicos.

IV. Não há cultura sem cérebro humano, (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber, aprender), mas não há mente, isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura.

  • A. Apenas I e III estão corretas.
  • B. Apenas II e IV estão corretas.
  • C. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
  • D. Não há alternativa correta.

Sobre a “Avaliação da aprendizagem Escolar”, para Luckesi, não é correta a alternativa:

  • A. Ao avaliar, o professor deve coletar, analisar e sistematizar, de forma mais objetiva, as manifestações dos alunos.
  • B. É preciso colocar a avaliação escolar a serviço de uma pedagogia que entenda a educação como um instrumento de transformação social.
  • C. A prática escolar vigente se realiza dentro de um modelo teórico que pressupõe a educação como um mecanismo de conservação e reprodução da sociedade.
  • D. O modelo liberal-conservador, posterior à Revolução Francesa, deu origem apenas à pedagogia tradicional.

Qual destas alternativas não é verdadeira?

  • A. A perspectiva de globalização que se adota na escola e que se reflete nos Projetos de Trabalho trata de ensinar o aluno a aprender, a encontrar o nexo, a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite aprender.
  • B. O tema do Projeto de Trabalho Pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum (como os acampamentos), originar-se de um fato da atualidade, surgir um problema proposto pela professora ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro Projeto.
  • C. Existem alguns temas que não podem ser abordados através de Projetos.
  • D. A função principal do Projeto é possibilitar aos alunos o desenvolvimento de estratégias globalizadoras de organização dos conhecimentos escolares, mediante o tratamento da informação.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:

  • A. O cotidiano dos professores revela um efetivo acompanhamento do desenvolvimento dos alunos a partir de um relacionamento afetivo e busca de compreensão de suas dificuldades.
  • B. A manutenção de provas e notas é garantia do efetivo acompanhamento dos alunos no seu processo de aprendizagem.
  • C. O grau, nota, conceito são conferidos ao aluno após séria interpretação e questionamento quanto ao seu significado e poder.
  • D. Em uma avaliação como uma função classificatória e burocrática, perseguimos um princípio de descontinuidade, segmentação e parcelização dos conhecimentos.

Assinale a alternativa correta em se tratando de Projetos de Trabalho:

I. Um projeto pode organizar-se seguindo um determinado eixo: a definição de um conceito, um problema geral ou particular, um conjunto de perguntas inter-relacionadas, uma temática que valha a pena ser tratada por si mesma.

II. Para abordar um eixo em sala de aula, se procede dando ênfase na articulação da informação necessária para tratar o problema objeto de estudo e os procedimentos requeridos pelos alunos para desenvolvê-lo, ordená-lo, compreendê-lo e assimilálo.

III. As diferentes fases e atividades que se devem desenvolver num Projeto, ajudam os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professorado, responder aos desafios que estabelece uma estruturação muito mais aberta e flexível dos conteúdos escolares.

IV. A informação necessária para construir os Projetos não está determinada de antemão, nem depende do educador ou do livro-texto; está, sim, em função do que cada aluno já sabe sobre um tema e da informação com a qual se possa relacionar dentro e fora da escola.

  • A. Apenas I e IV estão corretas.
  • B. Apenas II e III estão corretas.
  • C. Não há alternativa correta.
  • D. I, II, III e IV estão corretas.

De acordo com Constance Kamii, é correta a alternativa:

I. Uma criança educada numa família autoritária tem muito mais oportunidades de desenvolver sua habilidade de raciocinar logicamente, pois é forçada a obedecer sem ter o desgaste de inventar argumentos que façam sentido e sejam convincentes.

II. As crianças não aprendem conceitos numéricos com desenhos, nem pela manipulação de objetos; elas constroem esses conceitos pela abstração reflexiva, à medida que atuam mentalmente sobre os objetos.

III. A Aritmética não precisa ser transmitida de uma geração a outra como o conhecimento social (convencional), uma vez que o conhecimento lógicomatemático é construído pela coordenação de relações feitas pela criança e nada é arbitrário nessa coordenação.

IV. Em vez de contar objetos e comparar quantidades porque a professora diz que é hora de Matemática, as crianças deveriam ser encorajadas a pensar sobre quantidades quando sentissem necessidade e interesse.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas III e IV estão corretas.
  • C. Apenas I, II e III estão corretas.
  • D. Apenas II, III e IV estão corretas.

De acordo com Telma Weisz, é falsa a alternativa:

  • A. Crianças de famílias que fazem uso cotidiano da escrita costumam ter contato significativo com marcas de produtos, títulos de histórias, escritos de placas e assim conhecem, antes mesmo de entrarem para a escola, um repertório de palavras e a forma convencional de sua escrita.
  • B. O repertório de palavras conhecidas dá sustentação à reflexão, ajuda as crianças a pensar sobre as características do sistema de escrita e representa uma enorme vantagem quando elas são oficialmente iniciadas na alfabetização.
  • C. As crianças pobres não têm acesso à escrita e não podem refletir sobre seu funcionamento fora da escola.
  • D. As crianças pobres costumam iniciar a escolarização em condições muito menos vantajosas do que aquelas que participam de práticas sociais letradas desde pequenas.

Para Telma Weisz, em “Diálogo entre o ensino e aprendizagem”, é verdadeira a alternativa:

  • A. Ponto de vista “adulto cêntrico” é a forma pela qual se costuma conceber a aprendizagem das crianças a partir da própria perspectiva do adulto que já domina o conteúdo que quer ensinar.
  • B. Do ponto de vista adulto cêntrico, o professor, do lugar de quem já sabe, define o que é mais fácil e o que é mais difícil para os alunos e quais os caminhos que eles devem percorrer para realizar as aprendizagens desejadas.
  • C. Em uma sociedade letrada as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita desde muito cedo, a partir do que podem observar e das reflexões que fazem a esse respeito.
  • D. Todas as alternativas são verdadeiras.

Para Maria da Glória Seber, é correta a alternativa:

I. Não são poucos os pais que se envaidecem diante da decifração das letras e da repetição numérica; essa vaidade é inversamente proporcional à idade da criança: quanto mais cedo o filho realizar tal façanha, maior o orgulho demonstrado pelos pais.

II. Para muitos professores, é preciso alfabetizar bem rápido as crianças; se a leitura é mecânica e silabada, não permitindo a apreensão do significado do texto; se algo similar ocorre com a contagem que, embora memorizada, não possibilita sequer o entendimento da “ordem de contar”, nada importa; o essencial é conservar os mesmos procedimentos, orientar a ação educativa em uma única direção: a da submissão da criança às predeterminações dos adultos.

III. É comum a crença de que para as crianças que definitivamente se recusam e, do ponto de vista de seus professores, “fracassam”, a questão é reduzida à “falta de empenho” delas.

IV. Para aquelas que se arrastam, empurrando os conteúdos escolares com a barriga, muitos professores consideram que as aulas de reforço constituem remédio milagroso: é só repetir muitas vezes as matérias dadas e o aprendizado está garantido.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas III e IV estão corretas.
  • C. Apenas I, II e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV estão corretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...