Questões de Pedagogia do ano 2011

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Assinale a alternativa correta de acordo com Maria da Glória Seber:

  • A. Para se montar um programa de ensino é necessário que se satisfaça a gregos e troianos, reunindo o que existe de melhor nas diferentes posições teóricas, pois o que importa é a prática.
  • B. O ecletismo na montagem de um programa, onde as partes simplesmente se justapõem gera desarmonia, o que, em termos de ação educativa pode significar interferências desastrosas, quando o que se pretende é formar cidadãos que tomem para si o papel de construtores de uma sociedade verdadeiramente humana.
  • C. Os professores, de maneira geral, consideram natural a aprendizagem da criança, querer aprender para saber, saber para adquirir confiança em si mesma e independência de pensamento e, tudo isso, para poder compartilhar conhecimentos com os outros.
  • D. Não é salutar a curiosidade que se revela na frequência dos “como e dos porquês” e, conforme a reação dos que com elas convivem nas indagações, as crianças deixam de questioná-los, o que significa que deixa de formular hipóteses sobre os fatos observados.

Qual o critério que devemos evitar ao iniciar um trabalho focado na concepção do agrupamento produtivo em sala de aula?

  • A.

    Mapear o que a turma já sabe, através da investigação do nível de conhecimento de toda a classe e de cada aluno individualmente.

  • B.

    Observar o desempenho de todos os alunos no processo com o objetivo de não alterar a formação inicial dos grupos.

  • C.

    Pensar previamente no conteúdo a ser ensinado e nos objetivos específicos da atividade.

  • D.

    Adequar as atividades de acordo com os níveis de aprendizagem: nem muito fáceis, nem muito complicadas.

  • E.

    Sondar o desempenho individual do aluno, analisando suas produções durante todo o processo da aprendizagem.

De acordo com Esteban (2003, p.16), “a classificação das respostas em acertos e erros, ou satisfatórias e insatisfatórias, ou outras expressões do gênero, se fundamenta nessa concepção de que saber e não saber são excludentes e na perspectiva de substituição da heterogeneidade real por uma homogeneidade idealizada.”Antagonicamente a esta ideia, pode-se afirmar que, em relação ao ERRO, a avaliação:

  • A.

    funciona como instrumento de controle e de limitação das ações dos alunos e professores no contexto escolar.

  • B.

    é uma prática de exclusão na medida que seleciona o que pode e deve ser aceito na escola.

  • C.

    revela o que a criança “sabe”, colocando esse saber numa perspectiva processual, indicando o que ela “ainda não sabe”.

  • D.

    é uma prática que dificulta a expressão dos múltiplos saberes, negando a diversidade e valorizando a “semelhança e o acerto”.

  • E.

    reforça a caracterização da ausência de conhecimento, a deficiência, a impossibilidade, a falta.

Libâneo (2008, p.153) chama atenção para o fato de que o projeto pedagógico curricular não pode ser confundido com a organização escolar e também não substitui a gestão. São duas coisas diferentes. Dentro deste princípio, marque a afirmativa que melhor condiz com a ideia.

  • A.

    A gestão põe em prática o processo organizacional para atender os interesses do corpo docente e da Direção.

  • B.

    Oprojeto é um instrumento da gestão e dá direção política e pedagógica ao trabalho escolar.

  • C.

    A gestão dá direção política e pedagógica para o trabalho escolar, independente do projeto pedagógico.

  • D.

    A gestão não põe em prática o processo organizacional, isto é função do projeto pedagógico.

  • E.

    A gestão é um instrumento do projeto e institui procedimentos e instrumentos de ação para a escola.

Julgue o item abaixo, referente à educação no contexto da modernidade.

Na sociedade contemporânea, a inserção da escola no contexto da modernidade implica, entre outros desafios, o exercício habitual da democracia como prática, o desenvolvimento de conteúdos relacionados à realidade cotidiana dos alunos e o envolvimento da comunidade em suas atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta, de acordo com Elena Martin e César Coll:

  • A. As melhorias nos procedimentos e técnicas de avaliação da aprendizagem, assim como as melhorias em qualquer outro aspecto da prática educacional, podem e devem ser entendidos em termos de pura e simples substituição.
  • B. As melhorias nos procedimentos e técnicas de avaliação não devem ser feitos em termos de uma releitura, nem de uma reconsideração daquilo que vem sendo feito habitualmente em uma perspectiva mais ampla com a finalidade de enriquecê-lo.
  • C. Uma atividade de avaliação não tem o propósito de discernir se a aprendizagem realizada pelos alunos é ou não significativa; é preciso detectar o grau de significatividade da aprendizagem realizada.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Para Elena Martin e César Coll, é falsa a alternativa:

  • A. Basta avaliar as aprendizagens realizadas por nossos alunos, sendo desnecessário avaliar nossa própria atuação como professores e as atividades de ensino que planejamos e desenvolvemos com eles.
  • B. Há diferentes tipos de avaliação que podem desempenhar funções diferentes, sendo necessário, consequentemente, utilizar procedimentos e técnicas de avaliação igualmente diferenciados.
  • C. A avaliação continua sendo um dos ingredientes de nossa atividade profissional que ainda coloca maiores dificuldades, dúvidas e contradições, ainda mais quando inserimos nossa atividade docente na perspectiva construtivista do ensino e da aprendizagem.
  • D. Os alunos aprendem, provavelmente, muito mais do que aquilo que somos capazes de captar com as atividades de avaliação em que propomos que participem.

Assinale a alternativa correta:

  • A. A escola brasileira tem sido pródiga em construir barreiras para que o acesso, seja como ingresso e, principalmente, como permanência do aluno na escola, não ocorra.
  • B. Existe a crença popular de que os professores das escolas inovadoras são menos exigentes do que tradicionalmente e, que, as escolas não oferecem ensino competente, à semelhança das antigas gerações.
  • C. Não se pode falar em melhoria na qualidade de ensino sem antes atender o direito fundamental da criança, que é o de ter acesso (ingresso) à escola.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Entre as linhas educacionais positivistas, a que tem como objetivo central a transmissão aos alunos dos conhecimentos acumulados pela humanidade é a

  • A. escolanovista.
  • B. tecnicista.
  • C. tradicional.
  • D. cognitivista.
  • E. crítica.

O conhecimento aprofundado das pedagogias educacionais é importante para a compreensão do processo de educação nutricional. Sobre as diferentes pedagogias tem-se que

  • A. na visão da pedagogia nova a causa de todos os problemas sociais é a ignorância.
  • B. na visão da pedagogia tecnicista a ênfase é colocada no processo de aprender a aprender.
  • C. a pedagogia tradicional parte do princípio da neutralidade científica.
  • D. as linhas de trabalho que pressupõem a participação comunitária nos programas de educação nutricional se encaixam na pedagogia tradicional
  • E. o objetivo central da pedagogia nova é ajustar os indivíduos à sociedade.
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