Questões de Pedagogia do ano 2012

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Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria

  • A.

    proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.

  • B.

    determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.

  • C.

    reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.

  • D.

    conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.

Marisa é professora do 1º ano do Ensino Fundamental e acabou de realizar a avaliação diagnóstica dos alunos de sua sala. A partir desta atividade, a professora deverá

  • A.

    remanejar os alunos com conhecimentos insuficientes para classes de reforço.

  • B.

    arquivar os resultados obtidos e compará-los com avaliação a ser desenvolvida no final do ano letivo.

  • C.

    classificar os alunos e dividi-los em dois grupos: dos avançados e dos que possuem dificuldades.

  • D.

    planejar intervenções pedagógicas para atender as necessidades mapeadas pela avaliação diagnóstica.

Para que o trabalho em grupo possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos, é importante que o professor

  • A.

    intervenha na composição dos grupos, evitando a escolha apenas por afinidades entre os alunos.

  • B.

    garanta a realização de atividades coletivas extraclasse para que os alunos possam desenvolver tarefas.

  • C.

    mantenha a composição dos grupos durante um longo período para que os alunos possam se habituar a trabalhar em conjunto.

  • D.

    deixe que os próprios alunos escolham seu grupo para garantir o bom relacionamento entre os integrantes.

As dimensões/eixos do conhecimento que devem ser contemplados nos instrumentos avaliativos, para que os mesmos estejam de acordo com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, são:

  • A.

    diagnóstico, aplicação e avaliação.

  • B.

    pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

  • C.

    conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • D.

    sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

  • A.

    o professor A utiliza estratégia/instrumentos de difícil compreensão, aplicação e obtenção de resultados, enquanto o professor B utiliza estratégias avaliativas mais precisas, que facilitam a obtenção de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • B.

    o professor A privilegia estratégias de avaliação quantitativas para a classificação dos alunos, enquanto o professor B utiliza instrumentais que facilitam a obtenção de dados qualitativos referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • C.

    as mesmas estratégias/instrumentos utilizados por ambos os professores convergem em suas estratégias, objetivos e resultados.

  • D.

    o professor A utiliza estratégias/instrumentos diversificados de avaliação para garantir uma prática de avaliação continuada. Enquanto o Professor B privilegia estratégias de avaliação para a classificação dos alunos.

Uma das características fundamentais do professor alfabetizador para trabalhar a autoestima dos alunos é sua

  • A.

    capacidade de avaliação e comparação dos resultados obtidos por cada um dos alunos para sua classificação.

  • B.

    crença nas capacidades de aprendizagem de todos os seus alunos, independentemente de sua origem social e cultural.

  • C.

    aptidão em reconhecer as habilidades já adquiridas pelos alunos e trabalhar com atividades conhecidas por eles.

  • D.

    habilidade para comunicar os resultados das avaliações realizadas com seus alunos para as famílias.

Diante de uma concepção baseada na aprendizagem significativa dos conteúdos de Matemática, seu ensino deve garantir

  • A.

    situações-problema ligadas às experiências cotidianas dos alunos.

  • B.

    a sistematização dos conteúdos apreendidos para que os mesmos sejam úteis.

  • C.

    que a assimilação do conhecimento por parte dos alunos ocorra de forma sistemática e constante.

  • D.

    o trabalho em duplas para que os conhecimentos assimilados possam ser compartilhados.

Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é

  • A.

    equivocada, pois as crianças precisam realizar todos os dias a mesma ação com o calendário para aprender a efetividade do seu uso.

  • B.

    equivocada, pois as crianças não precisam da problematização do professor, visto que o calendário é trabalhado desde os 3 anos de idade, diariamente.

  • C.

    adequada, pois as crianças irão ter um contato sistemático com o calendário e aprender com as tentativas de erro e acerto.

  • D.

    adequada, pois as crianças precisam resolver problemas com o uso do calendário e aprender sobre a função social desse instrumento.

O erro ganha dimensão construtiva e formativa quando o professor realiza a

  • A.

    correção com sinais de certo ou errado, sem apontar indicadores do que estava errado favorecendo a reorientação da aprendizagem dos alunos.

  • B.

    correção com sinais de certo ou errado, evidenciando as respostas corretas do aluno com o intuito de elevar a sua autoestima e deixá-lo livre para escrever.

  • C.

    elaboração de códigos ou legendas com o grupo visando sinalizar aspectos que merecem atenção em sua produção, além de evidenciar progressos e sugerir intervenções.

  • D.

    elaboração de códigos ou legendas com o grupo visando sinalizar aspectos que merecem atenção em sua produção, além de frases que elevem a autoestima, como: Muito Bem! Parabéns!

Para estimular a participação das famílias no ambiente escolar, a escola deve

  • A.

    acolher as famílias para que todas sintam-se bem naquele ambiente e possam expor sua opinião e desenvolver reuniões para compartilhar o trabalho realizado na escola apresentando sugestões de como os pais podem dar suporte para seus filhos.

  • B.

    planejar o acolhimento dos pais no início do ano e nas datas comemorativas e propiciar atendimentos em uma reunião semestral de pais para explicitar os problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem dos alunos.

  • C.

    realizar reuniões com as famílias no inicio e no final do ano letivo para informar as regras da escola e avaliar os avanços dos alunos, além de realizar o atendimento individual dos pais cujos filhos apresentam problemas na escola.

  • D.

    estabelecer regras claras de convivência no espaço escolar apontando possibilidades e limites da participação dos pais na unidade e desenvolver um sistema de comunicação eficiente para que os pais estejam bem informados sobre os acontecimentos da escola.

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