Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria
proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.
determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.
reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.
conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.
Marisa é professora do 1º ano do Ensino Fundamental e acabou de realizar a avaliação diagnóstica dos alunos de sua sala. A partir desta atividade, a professora deverá
remanejar os alunos com conhecimentos insuficientes para classes de reforço.
arquivar os resultados obtidos e compará-los com avaliação a ser desenvolvida no final do ano letivo.
classificar os alunos e dividi-los em dois grupos: dos avançados e dos que possuem dificuldades.
planejar intervenções pedagógicas para atender as necessidades mapeadas pela avaliação diagnóstica.
Para que o trabalho em grupo possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos, é importante que o professor
intervenha na composição dos grupos, evitando a escolha apenas por afinidades entre os alunos.
garanta a realização de atividades coletivas extraclasse para que os alunos possam desenvolver tarefas.
mantenha a composição dos grupos durante um longo período para que os alunos possam se habituar a trabalhar em conjunto.
deixe que os próprios alunos escolham seu grupo para garantir o bom relacionamento entre os integrantes.
As dimensões/eixos do conhecimento que devem ser contemplados nos instrumentos avaliativos, para que os mesmos estejam de acordo com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, são:
diagnóstico, aplicação e avaliação.
pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.
conceituais, procedimentais e atitudinais.
sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
o professor A utiliza estratégia/instrumentos de difícil compreensão, aplicação e obtenção de resultados, enquanto o professor B utiliza estratégias avaliativas mais precisas, que facilitam a obtenção de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos.
o professor A privilegia estratégias de avaliação quantitativas para a classificação dos alunos, enquanto o professor B utiliza instrumentais que facilitam a obtenção de dados qualitativos referentes ao desenvolvimento dos alunos.
as mesmas estratégias/instrumentos utilizados por ambos os professores convergem em suas estratégias, objetivos e resultados.
o professor A utiliza estratégias/instrumentos diversificados de avaliação para garantir uma prática de avaliação continuada. Enquanto o Professor B privilegia estratégias de avaliação para a classificação dos alunos.
Uma das características fundamentais do professor alfabetizador para trabalhar a autoestima dos alunos é sua
capacidade de avaliação e comparação dos resultados obtidos por cada um dos alunos para sua classificação.
crença nas capacidades de aprendizagem de todos os seus alunos, independentemente de sua origem social e cultural.
aptidão em reconhecer as habilidades já adquiridas pelos alunos e trabalhar com atividades conhecidas por eles.
habilidade para comunicar os resultados das avaliações realizadas com seus alunos para as famílias.
Diante de uma concepção baseada na aprendizagem significativa dos conteúdos de Matemática, seu ensino deve garantir
situações-problema ligadas às experiências cotidianas dos alunos.
a sistematização dos conteúdos apreendidos para que os mesmos sejam úteis.
que a assimilação do conhecimento por parte dos alunos ocorra de forma sistemática e constante.
o trabalho em duplas para que os conhecimentos assimilados possam ser compartilhados.
Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é
equivocada, pois as crianças precisam realizar todos os dias a mesma ação com o calendário para aprender a efetividade do seu uso.
equivocada, pois as crianças não precisam da problematização do professor, visto que o calendário é trabalhado desde os 3 anos de idade, diariamente.
adequada, pois as crianças irão ter um contato sistemático com o calendário e aprender com as tentativas de erro e acerto.
adequada, pois as crianças precisam resolver problemas com o uso do calendário e aprender sobre a função social desse instrumento.
O erro ganha dimensão construtiva e formativa quando o professor realiza a
correção com sinais de certo ou errado, sem apontar indicadores do que estava errado favorecendo a reorientação da aprendizagem dos alunos.
correção com sinais de certo ou errado, evidenciando as respostas corretas do aluno com o intuito de elevar a sua autoestima e deixá-lo livre para escrever.
elaboração de códigos ou legendas com o grupo visando sinalizar aspectos que merecem atenção em sua produção, além de evidenciar progressos e sugerir intervenções.
elaboração de códigos ou legendas com o grupo visando sinalizar aspectos que merecem atenção em sua produção, além de frases que elevem a autoestima, como: Muito Bem! Parabéns!
Para estimular a participação das famílias no ambiente escolar, a escola deve
acolher as famílias para que todas sintam-se bem naquele ambiente e possam expor sua opinião e desenvolver reuniões para compartilhar o trabalho realizado na escola apresentando sugestões de como os pais podem dar suporte para seus filhos.
planejar o acolhimento dos pais no início do ano e nas datas comemorativas e propiciar atendimentos em uma reunião semestral de pais para explicitar os problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem dos alunos.
realizar reuniões com as famílias no inicio e no final do ano letivo para informar as regras da escola e avaliar os avanços dos alunos, além de realizar o atendimento individual dos pais cujos filhos apresentam problemas na escola.
estabelecer regras claras de convivência no espaço escolar apontando possibilidades e limites da participação dos pais na unidade e desenvolver um sistema de comunicação eficiente para que os pais estejam bem informados sobre os acontecimentos da escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...