Questões de Pedagogia do ano 2012

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Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria

  • A.

    proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.

  • B.

    determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.

  • C.

    reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.

  • D.

    conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.

Marisa é professora do 1º ano do Ensino Fundamental e acabou de realizar a avaliação diagnóstica dos alunos de sua sala. A partir desta atividade, a professora deverá

  • A.

    remanejar os alunos com conhecimentos insuficientes para classes de reforço.

  • B.

    arquivar os resultados obtidos e compará-los com avaliação a ser desenvolvida no final do ano letivo.

  • C.

    classificar os alunos e dividi-los em dois grupos: dos avançados e dos que possuem dificuldades.

  • D.

    planejar intervenções pedagógicas para atender as necessidades mapeadas pela avaliação diagnóstica.

Para que o trabalho em grupo possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos, é importante que o professor

  • A.

    intervenha na composição dos grupos, evitando a escolha apenas por afinidades entre os alunos.

  • B.

    garanta a realização de atividades coletivas extraclasse para que os alunos possam desenvolver tarefas.

  • C.

    mantenha a composição dos grupos durante um longo período para que os alunos possam se habituar a trabalhar em conjunto.

  • D.

    deixe que os próprios alunos escolham seu grupo para garantir o bom relacionamento entre os integrantes.

As dimensões/eixos do conhecimento que devem ser contemplados nos instrumentos avaliativos, para que os mesmos estejam de acordo com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, são:

  • A.

    diagnóstico, aplicação e avaliação.

  • B.

    pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

  • C.

    conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • D.

    sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

  • A.

    o professor A utiliza estratégia/instrumentos de difícil compreensão, aplicação e obtenção de resultados, enquanto o professor B utiliza estratégias avaliativas mais precisas, que facilitam a obtenção de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • B.

    o professor A privilegia estratégias de avaliação quantitativas para a classificação dos alunos, enquanto o professor B utiliza instrumentais que facilitam a obtenção de dados qualitativos referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • C.

    as mesmas estratégias/instrumentos utilizados por ambos os professores convergem em suas estratégias, objetivos e resultados.

  • D.

    o professor A utiliza estratégias/instrumentos diversificados de avaliação para garantir uma prática de avaliação continuada. Enquanto o Professor B privilegia estratégias de avaliação para a classificação dos alunos.

Os cinco padrões apresentados nos documentos orientadores do sistema educacional do Estado de Minas Gerais que explicitam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos professores são:

  • A.

    A criança e a aprendizagem nos anos iniciais; O ensino e a avaliação da aprendizagem; A sala de aula inclusiva; A escola e seu contexto social e legal; A responsabilidade e o desenvolvimento profissional.

  • B.

    Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a aprender; Aprender a ser; Aprender a conviver.

  • C.

    Ciclo Inicial de Alfabetização; Alfabetizando; Preparando a escola e a sala de aula; Diagnosticando, Acompanhando e Avaliando.

  • D.

    Diagnóstico; Planejamento; Aplicação; Avaliação e Socialização.

Uma das características fundamentais do professor alfabetizador para trabalhar a autoestima dos alunos é sua

  • A.

    capacidade de avaliação e comparação dos resultados obtidos por cada um dos alunos para sua classificação.

  • B.

    crença nas capacidades de aprendizagem de todos os seus alunos, independentemente de sua origem social e cultural.

  • C.

    aptidão em reconhecer as habilidades já adquiridas pelos alunos e trabalhar com atividades conhecidas por eles.

  • D.

    habilidade para comunicar os resultados das avaliações realizadas com seus alunos para as famílias.

Ao organizar sua rotina do 1º ano do Ensino Fundamental I, a professora Andréa privilegia um tempo para as brincadeiras cantadas, como cantigas de roda, trava-línguas e rimas. O objetivo dessa professora é

  • A.

    criar situações para o desenvolvimento da oralidade, pois muitas crianças demonstram dificuldade na pronúncia de algumas palavras.

  • B.

    favorecer a interação das crianças, visto que há muitos problemas de relações entre os alunos no cotidiano escolar.

  • C.

    favorecer a interação das crianças e a professora, visto que há muitos problemas disciplinares no cotidiano escolar.

  • D.

    criar situações lúdicas para que as crianças operem com as sílabas, rimas e repetições de fonemas em uma frase ou palavra.

De acordo com o Plano Curricular de Minas Gerais, as propostas de Alfabetização e Letramento são diferentes, porém complementares e indissociáveis, devendo ocorrer de maneira articulada e simultânea no cotidiano escolar. Nesse sentido, o professor deve desenvolver ações para

I. Promover situações de Letramento para preparar o período da Alfabetização.

II. Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes.

III. Conhecer as famílias silábicas, por intermédio da progressão do mais fácil para o mais difícil.

IV. Fazer diferenciação entre as formas escritas e outras formas de expressão.

V. Proporcionar contato com diferentes gêneros e suportes de textos.

VI. Conhecer a orientação e o direcionamento da escrita da língua portuguesa.

São ações que deixam mais clara a complementariedade entre a Alfabetização e o Letramento

  • A.

    I, II, III e IV, apenas.

  • B.

    II, IV, V e VI, apenas.

  • C.

    I, II, V e VI, apenas.

  • D.

    III, IV, V e VI, apenas.

No ano de 2003, a rede de ensino do Estado de Minas Gerais implementou o Ensino Fundamental de nove anos organizado em ciclos de aprendizagem. De acordo com diversos pesquisadores, o sistema de ciclos é positivo para o desenvolvimento da Alfabetização e do Letramento, pois promove a

  • A.

    diminuição das taxas de reprovação nas turmas de alfabetização, resultando na economia e na redistribuição das verbas públicas educacionais.

  • B.

    diluição das metas e objetivos de cada faixa etária ao longo do processo de escolarização, favorecendo um tempo maior aos alunos com dificuldade na área de Língua Portuguesa.

  • C.

    revisão do sentido da escola e das práticas avaliativas, implicando mudanças nas concepções e práticas pedagógicas.

  • D.

    permanência dos alunos no ambiente escolar até a conclusão do Ensino Médio, diminuindo consideravelmente as taxas de evasão.

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