Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Luck sugere algumas concepções básicas que devem fundamentar o processo educativo, EXCETO:
O aluno deve ser visto como um fim precípuo da educação; para ele existe a escola e, portanto, para a promoção do seu desenvolvimento, devem convergir direta ou indiretamente todas as ações.
aluno é um ser em desenvolvimento, o qual se processa e é facilitado em etapas.
O desempenho e o desenvolvimento dependem e estão relacionados aos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, interdependentes e interinfluentes em todas e quaisquer circunstâncias.
Cognição, afetividade e psicomotricidade estão presentes em toda situação de desempenho e desenvolvimento. Portanto, a promoção de desenvolvimento será integral, não será desarticulada, à medida que deixar de considerar qualquer um desses aspectos.
Qualquer ação educativa que pretenda ser mais que um esforço isolado necessita ter uma visão global do desenvolvimento pretendido com relação ao educando.
Está havendo um diz-que-diz. Alunos, professores e/ou funcionários comentam que determinado aluno está usando drogas. Segundo Tiba, a primeira providência da escola é:
Chamar seu professor e solicitar que tenha uma conversa com esse aluno, pois desta forma, o aluno se sentirá mais à vontade.
Após uma conversa com o orientador e com o diretor, esse aluno deverá ser advertido e suspenso da escola por alguns dias, para servir como exemplo aos demais.
Comunicar diretamente o fato ao Conselho Tutelar, sendo ele o canal competente para tratar da criança e do adolescente.
Dar uma olhada na ficha escolar desse aluno, levantar o máximo de informações a respeito do aluno, semelhante à ação de um detetive. Uma pessoa de absoluta confiança deve ser destacada para acompanhá-lo de perto. Os professores devem estar atentos ao seu comportamento na aula.
Segundo Coll, as interações é que criam desenvolvimento, promovem evolução e
mudança nas pessoas.
alteração de níveis de dependência.
competência cognitiva
maturidade neurológica.
construção de noções lógicas.
Conforme a concepção de Luckesi sobre Avaliação Educacional, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 1 2 2.
2 2 2 1.
1 2 1 2.
1 2 1 1.
2 1 2 1.
Segundo Luck, o orientador educacional deve concentrar esforços, energias e o máximo de recursos disponíveis, sendo ___________ objetivo considerado como condição básica e imprescindível para a obtenção dos resultados desejados.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.
o grau de potencialidade do educando
o aperfeiçoamento profissional
o planejamento
o desenvolvimento da personalidade do aluno
o reexame das técnicas educativas
O pensamento _________________ apresenta-se relativamente tímido no bebê, acentua-se dos dois aos cinco anos e parece alcançar o seu pico por volta dos 9 a 10 anos.
Conforme Antunes (2009), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por
simbólico
lógico-matemático
dialético
cartesiano
topológico
O transtorno esfincteriano mais comum na infância é a
encoprese.
diarreia.
enurese noturna.
constipação.
vasculite.
_________________________ é um sintoma frequente em crianças disléxicas e pode ser detectada desde a idade pré-escolar.
Conforme Rotta (2006), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por
A disgnosia espacial
A hiperatividade
A fobia
O transtorno hipercinético
O mutismo seletivo
De acordo com Rotta, marque C para as afirmativas certas e E para as erradas.
( ) A afasia pode ser compreendida como lesão apenas em crianças que nasceram com o lábio leporino.
( ) A disfasia pode ser definida como a inabilidade para adquirir a linguagem oral em uma criança com competência cognitiva adequada.
( ) O gago, às vezes, usa respostas monossilábicas e, outras vezes, é prolixo, na tentativa de não usar palavras mais difíceis.
( ) O retardo da fala se caracteriza por um vocabulário pobre, dificuldades na articulação da palavra, supressão, trocas e inversão de fonemas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
E E C C.
E C C C.
C C E E.
C E E E.
E C E C.
______________________ é um dos maiores educadores e pedagogos do século XVII. Pretendia tornar a aprendizagem eficaz e atraente mediante cuidadosa organização de tarefas. O ponto de partida da aprendizagem é ir do simples ao complexo, do concreto ao abstrato.
De acordo com Aranha (2006), a lacuna do fragmento fica corretamente preenchida por
Locke
Rousseau
Froebel.
Comênio.
Pestalozzi.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...