Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
O pensamento pedagógico contemporâneo encontra-se marcado por um conjunto de novos paradigmas, entre eles, os paradigmas holonômicos em educação. Tais paradigmas têm procurado restaurar a totalidade do sujeito individual, contrapondo-se, de certo modo, à razão produtivista e valorizando o cotidiano e a individualidade.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A função da educação, em uma abordagem marxista, é, exclusivamente, a reprodução social.Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A concepção da educação como técnica social, desenvolvida por Karl Mannheim, difere da função da educação como integração social apresentada por Durkheim. Para Mannheim, a função da educação é a transformação social, enquanto, para Durkheim, esta deve reforçar as características já existentes na sociedade.
A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A educação, em uma abordagem funcionalista, é, essencialmente, um meio de socialização dos indivíduos a fim de torná-los membros de uma dada estrutura social preestabelecida, exercendo, portanto, a função de integração social.
A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reproduzir conhecimentos, hábitos e atitudes nos educandos coloca no mesmo plano não humanista educadores como Burrhus Frederic Skinner e Célestin Freinet, uma vez que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino.
A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A institucionalização das pedagogias progressistas tem sido facilitada pelo processo de globalização da economia capitalista.
De acordo com Grinspun, hoje a Orientação Educacional tem o papel ___________, isto é, ela se reveste de mais um campo na escola para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.
funcionalista
tecnicista
de mediação
de cunho psicológico, terapêutico e corretivo
filosófico
Conforme as considerações de Luck sobre a necessidade do planejamento em Orientação Educacional, analise as sentenças a seguir:
I. Deve-se entender que o planejamento, por si, não resolve, uma vez que é a ação que produz modificações e que medidas administrativas são necessárias para produzir resultados.
II. Com uma ação planejada, poderá a Orientação Educacional mostrar-se relevante e consistente.
III. Na falta de planejamento ou em função de um mau planejamento, o tempo disponível para o trabalho é distribuído racionalmente na proporção da importância das necessidades que deve atender.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Na escola inclusiva, professores e alunos aprendem uma lição: a de que a vida dificilmente ensina. A lição a qual Mantoan se refere é:
Saber que a universalidade da espécie e suas peculiaridades é o que define o sujeito.
Respeitar as diferenças.
Desacomodar a força corporativa de instituições especializadas.
Acreditar que é melhor excluir e manter alunos em escolas especiais.
Considerar as desigualdades naturais e sociais.
A partir dos apontamentos de Freire em relação aos Saberes Necessários à Prática Educativa, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as certas, e E, para as erradas.
( ) O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.
( ) Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.
( ) Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam se reduzem à condição de objeto um do outro.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C C C.
E C C.
E E E.
C E E.
C C E.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...