Questões de Pedagogia do ano 2013

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

O pensamento pedagógico contemporâneo encontra-se marcado por um conjunto de novos paradigmas, entre eles, os paradigmas holonômicos em educação. Tais paradigmas têm procurado restaurar a totalidade do sujeito individual, contrapondo-se, de certo modo, à razão produtivista e valorizando o cotidiano e a individualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A função da educação, em uma abordagem marxista, é, exclusivamente, a reprodução social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A concepção da educação como técnica social, desenvolvida por Karl Mannheim, difere da função da educação como integração social apresentada por Durkheim. Para Mannheim, a função da educação é a transformação social, enquanto, para Durkheim, esta deve reforçar as características já existentes na sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A educação, em uma abordagem funcionalista, é, essencialmente, um meio de socialização dos indivíduos a fim de torná-los membros de uma dada estrutura social preestabelecida, exercendo, portanto, a função de integração social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reproduzir conhecimentos, hábitos e atitudes nos educandos coloca no mesmo plano não humanista educadores como Burrhus Frederic Skinner e Célestin Freinet, uma vez que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A institucionalização das pedagogias progressistas tem sido facilitada pelo processo de globalização da economia capitalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Grinspun, hoje a Orientação Educacional tem o papel ___________, isto é, ela se reveste de mais um campo na escola para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.

  • A.

    funcionalista

  • B.

    tecnicista

  • C.

    de mediação

  • D.

    de cunho psicológico, terapêutico e corretivo

  • E.

    filosófico

Conforme as considerações de Luck sobre a necessidade do planejamento em Orientação Educacional, analise as sentenças a seguir:

I. Deve-se entender que o planejamento, por si, não resolve, uma vez que é a ação que produz modificações e que medidas administrativas são necessárias para produzir resultados.

II. Com uma ação planejada, poderá a Orientação Educacional mostrar-se relevante e consistente.

III. Na falta de planejamento ou em função de um mau planejamento, o tempo disponível para o trabalho é distribuído racionalmente na proporção da importância das necessidades que deve atender.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas III.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Na escola inclusiva, professores e alunos aprendem uma lição: a de que a vida dificilmente ensina. A lição a qual Mantoan se refere é:

  • A.

    Saber que a universalidade da espécie e suas peculiaridades é o que define o sujeito.

  • B.

    Respeitar as diferenças.

  • C.

    Desacomodar a força corporativa de instituições especializadas.

  • D.

    Acreditar que é melhor excluir e manter alunos em escolas especiais.

  • E.

    Considerar as desigualdades naturais e sociais.

A partir dos apontamentos de Freire em relação aos Saberes Necessários à Prática Educativa, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as certas, e E, para as erradas.

( ) O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.

( ) Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.

( ) Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam se reduzem à condição de objeto um do outro.

A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – C – C.

  • B.

    E – C – C.

  • C.

    E – E – E.

  • D.

    C – E – E.

  • E.

    C – C – E.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...