Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ensino fundamental, componente obrigatório da educação básica, tem como objetivo:

  • A. compreensão do ambiente natural e dos valores da sociedade
  • B. preparação básica para o trabalho e cidadania do educando
  • C. articulação com instituições especializadas
  • D. introdução à tecnologia de informática e de telecomunicação
  • E. divulgação da criação cultural e da pesquisa tecnológica

A I Conferência Nacional de Educação (1932) teve como marco o lançamento do Manifesto dos Pioneiros, cuja característica principal foi:

  • A. o entusiasmo pela educação
  • B. o otimismo pedagógico
  • C. a ênfase nos conteúdos
  • D. a inserção da tecnologia educacional
  • E. o interesse do proletariado

“Ensinamos crianças, não matérias”, foi um slogan usado por Scheffler, citado por Sairani (1998), que alertava para a:

  • A. corrente da filosofia humanística da educação
  • B. subjetividade dos educandos
  • C. centralidade da criança no processo educativo
  • D. importância da dosagem dos conteúdos
  • E. divisão entre a escola tradicional e a nova

De acordo com Freire (1997), são qualidades inerentes à condição de professor(a):

  • A. humildade, amorosidade e coragem
  • B. mansidão, autoridade, conivência
  • C. tolerância, alegria de viver, insegurança
  • D. sublimação, pertinência, engajamento
  • E. eticidade, verbalismo e justiça

A assimilação ativa dos conteúdos socioculturais, dentro de uma escola, ocorre por meio do ensino:

  • A. espontâneo
  • B. informal
  • C. sistemático
  • D. repetitivo
  • E. intencional

A educação pública estatal iniciou-se no Brasil a partir de:

  • A. final do século XIX
  • B. meados do século XIX
  • C. final do século XVIII
  • D. meados do século XVIII
  • E. meados do século XX

O que promove mais eficiência na aquisição de informações na criança, relativo ao seu processo de aprendizagem, resultando em respostas cognitivas mais rápidas, são as:

  • A. diferenças individuais
  • B. percepções motoras
  • C. operações concretas
  • D. operações formais
  • E. experiências efetivas

Para Kohlberg, citado por Bee (1996), o estudo dos níveis de desenvolvimento moral da criança e do adolescente apresentase como um estágio de moralidade pré-convencional, quando o indivíduo segue regras por interesse, resultando em:

  • A. sistema e consciência sociais
  • B. expectativas e relacionamentos interpessoais
  • C. contrato social e direitos individuais
  • D. princípios éticos e universais
  • E. individualismo e propósito instrumental

Entre as várias correntes crítico-reprodutivas da escola, aquela que explicita as condições e qualifi ca diferentemente o trabalho intelectual e o trabalho manual denomina-se:

  • A. teoria da escola dualista
  • B. escola como aparelho ideológico
  • C. ensino como violência simbólica
  • D. pedagogia tecnicista
  • E. pedagogia progressista

O professor, como agente e sujeito de transformação da sociedade, deve priorizar a problematização dos conteúdos de acordo com a prática social dos educandos. Esse cuidado fica caracterizado por procedimentos de:

  • A. planejamento
  • B. objetivos
  • C. currículo
  • D. metodologia
  • E. avaliação
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...