Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Como um recurso para a avaliação escolar, para a forma de aprendizagem e desenvolvimento de competências, o ato pedagógico se caracteriza por recortes de um domínio complexo, cuja realização implica mobilizar recursos, tomar decisões e ativar esquemas, podendo ocorrer por meio do seguinte procedimento:

  • A. mobilização do aluno
  • B. situação-problema
  • C. contextualização de conteúdos
  • D. monitoramento de percursos
  • E. cooperação em classe

A melhor opção, quando se pensa a educação como a condição humana, inclusão do ser histórico do qual a pessoa se torna consciente, é a:

  • A. capitalista
  • B. determinista
  • C. progressista
  • D. neoliberal
  • E. ideológica

Ao planejar o currículo da escola, é necessário que se viabilize o conjunto de vários tipos de aprendizagens, como por exemplo, os valores, comportamentos e vivências cotidianas dos alunos. Esse cuidado diz respeito ao currículo:

  • A. experienciado
  • B. oculto
  • C. formal
  • D. real
  • E. ofi cial

Entre as diversas funções da prática avaliativa, aquela que destaca o exercício da avaliação como uma das múltiplas formas de aprender é a função de:

  • A. auxílio à aprendizagem
  • B. motivação do crescimento
  • C. favorecimento à autocompreensão
  • D. motivação para a vida
  • E. aprofundamento da aprendizagem

Em uma escola com gestão participativa, a função básica do coordenador pedagógico manifesta-se por:

  • A. atender e acompanhar os alunos em suas difi culdades
  • B. deliberar acerca da avaliação e rendimento discente
  • C. participar da elaboração dos projetos pedagógicos
  • D. democratizar as relações de poder entre direção e alunos
  • E. prestar assistência pedagógico-didática aos professores

Na dinâmica da aprendizagem, o processo que favorece a apropriação, criação e soma dos conteúdos socioculturais é chamado de:

  • A. assimilação
  • B. inventividade
  • C. aplicação
  • D. operacionalização
  • E. mecanização

Dentre as concepções de organização e gestão escolar, a gestão democrático-participativa destaca-se por:

  • A. comunicação linear baseada em normas e regras
  • B. decisões coletivas (assembleias, reuniões)
  • C. qualificação e competência profissional
  • D. prescrição detalhada de funções e tarefas
  • E. ênfase nas interrelações, mais do que nas tarefas

O planejamento para a ação imediata do educador, em uma atividade docente, é conhecido por planejamento de:

  • A. escola
  • B. currículo
  • C. projeto pedagógico
  • D. ensino
  • E. conteúdo

O que de mais importante ocorre em termos de linguagem infantil no período da explosão da gramática, processo importante na concretização da alfabetização, é o:

  • A. crescimento do vocabulário
  • B. uso de gestos comunicativos
  • C. aparecimento da holofrase
  • D. surgimento das perguntas negativas
  • E. fomento das relações sociais

Para atingir um determinado objetivo, o educador(a) deverá apropriar-se de métodos que o ajudem a cumprir metas e ações. O método que possibilita a aquisição da independência do educando em relação ao educador chama-se:

  • A. problematização
  • B. exposição
  • C. reprodução
  • D. exercitação
  • E. dinamização
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...