Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na estrutura e organização técnico-pedagógica da escola, uma das funções do profissional de Supervisão Escolar é a de coordenar a ação pedagógica de forma a garantir o cumprimento da Proposta Político-Pedagógica. Nesse sentido:

  • A. Na ausência de um professor, o profissional de Supervisão Escolar deve agir como substituto deste profissional. Isso porque o seu cargo é maior que o dos docentes e possui habilitação plena em todas as disciplinas constantes no Ensino Fundamental e Médio.
  • B. O profissional de Supervisão Escolar deve monitorar as ações docentes com vistas à punição daqueles que não atingiram as metas estabelecidas no Projeto Político- Pedagógico – PPP.
  • C. O profissional de Supervisão Escolar é incumbido da gestão escolar, desde as funções fiscais, administrativas, gerenciais e pedagógicas de uma unidade escolar.
  • D. O profissional de Supervisão Escolar deve assessorar individual e coletivamente o corpo docente no trabalho pedagógico interdisciplinar.

Seria interessante que toda escola colocasse em prática o seu Projeto Político-Pedagógico - PPP. Isso porque, de um Projeto Político-Pedagógico – PPP diz-se que:

  • A. Ele regulamenta os contratos administrativos dos docentes que atuam na escola.
  • B. Ele define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
  • C. Ele formaliza, institui e dá celeridade às ações do caixa escolar de uma escola junto ao Fundo Nacional de Educação.
  • D. Ele tem força legal de institucionalizar os necessários tempos pedagógicos fora da sala de aula para os docentes organizarem e planejarem suas ações educativas.

O conjunto de normas que regem as relações intra e extraescolares pode ser expresso:

  • A. No diário escolar.
  • B. No caixa escolar.
  • C. No plano de aula.
  • D. No regimento escolar.

O fato de um grupo de professores em que avalia e aceita a taxa de reprovação e evasão escolar como normais evidencia que:

  • A. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo são conservadoras.
  • B. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo são inclusivas.
  • C. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo estão de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • D. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo promovem a oportunidade de sucesso escolar aos seus alunos.

No processo avaliativo é importante levar em conta que:

  • A. A uniformidade de um instrumento avaliativo é soberana frente às particularidades dos alunos.
  • B. s diferenças individuais dos alunos, respeitando os ritmos e as características de cada um.
  • C. Os processos avaliativos são desnecessários ao processo de ensino-aprendizagem.
  • D. Alunos com melhor desempenho escolar não carecem de avaliações.

O professor bem formado entende os estados emocionais de seus alunos. Um deles é a empatia, fenômeno psicológico que responde pela capacidade que se tem de perceber o estado ou a condição emocional de uma pessoa e compartilhar esse estado emocional. Para Hoffman (2003), o estágio do desenvolvimento da empatia na criança em idade escolar se caracteriza pela capacidade de perceber os sentimentos pela pessoa, compartilhando-os parcialmente e respondendo de maneira aberta. A esse estado, Hoffman denomina de empatia:

  • A. global
  • B. pelas emoções dos outros
  • C. iatrogênica
  • D. pela condição de vida do outro
  • E. pela responsabilidade do outro

Os ciclos plurianuais apresentam pontos básicos para sua introdução no processo de avaliação. Um desses pontos trata dos objetivos de alto nível, que têm a ver com:

  • A. aprender a aprender
  • B. experiências formadoras
  • C. pedagogia diferenciada
  • D. diversidade de currículo
  • E. trabalho em equipe

Deve-se perceber a qualidade da formação de professores a partir de sua concepção. Para tal, um fator deve ser preponderante: além de se querer um professor reflexivo, crítico e criador de identidade, que sua formação seja também, de igual maneira:

  • A. confiável e garantida pela lei
  • B. cultural e intelectual
  • C. organizada e democrática
  • D. pessoal e mediadora
  • E. teórica e prática

Para a classe dominante, a escola deve funcionar sob uma lógica excludente em que os menos favorecidos necessitam apenas de harmonia social e aceitação. Nesse tipo de educação será necessário que o professor seja:

  • A. monopolizador
  • B. pacificador
  • C. ideológico
  • D. mercantilista
  • E. eleitoreiro

Os problemas da educação escolar são inúmeros. Pode-se destacar aquele relativo à desmotivação quando o professor não consegue despertar o interesse do aluno para o trabalho desenvolvido em sala. O contexto em que se situa essa questão é:

  • A. construção do conhecimento
  • B. estrutura pedagógica
  • C. estrutura social
  • D. sistema de ensino
  • E. estrutura da escola
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...