Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na estrutura e organização técnico-pedagógica da escola, uma das funções do profissional de Supervisão Escolar é a de coordenar a ação pedagógica de forma a garantir o cumprimento da Proposta Político-Pedagógica. Nesse sentido:
Seria interessante que toda escola colocasse em prática o seu Projeto Político-Pedagógico - PPP. Isso porque, de um Projeto Político-Pedagógico PPP diz-se que:
O conjunto de normas que regem as relações intra e extraescolares pode ser expresso:
O fato de um grupo de professores em que avalia e aceita a taxa de reprovação e evasão escolar como normais evidencia que:
No processo avaliativo é importante levar em conta que:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O professor bem formado entende os estados emocionais de seus alunos. Um deles é a empatia, fenômeno psicológico que responde pela capacidade que se tem de perceber o estado ou a condição emocional de uma pessoa e compartilhar esse estado emocional. Para Hoffman (2003), o estágio do desenvolvimento da empatia na criança em idade escolar se caracteriza pela capacidade de perceber os sentimentos pela pessoa, compartilhando-os parcialmente e respondendo de maneira aberta. A esse estado, Hoffman denomina de empatia:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Os ciclos plurianuais apresentam pontos básicos para sua introdução no processo de avaliação. Um desses pontos trata dos objetivos de alto nível, que têm a ver com:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Deve-se perceber a qualidade da formação de professores a partir de sua concepção. Para tal, um fator deve ser preponderante: além de se querer um professor reflexivo, crítico e criador de identidade, que sua formação seja também, de igual maneira:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Para a classe dominante, a escola deve funcionar sob uma lógica excludente em que os menos favorecidos necessitam apenas de harmonia social e aceitação. Nesse tipo de educação será necessário que o professor seja:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Os problemas da educação escolar são inúmeros. Pode-se destacar aquele relativo à desmotivação quando o professor não consegue despertar o interesse do aluno para o trabalho desenvolvido em sala. O contexto em que se situa essa questão é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...