Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir dos anos 90, no Brasil, ressurgiram os cursos superiores de tecnologia. Naquele contexto, essa oferta educacional objetivava

  • A. formar profissionais com qualificação de nível técnico que dominassem os fazeres da profissão em tempo reduzido, desenvolvendo competências e habilidades específicas de cada área profissional com a finalidade de atender as demandas formativas do desenvolvimento do País e do alargamento das relações internacionais.
  • B. formar profissionais qualificados em áreas específicas e em tempo mais reduzido, considerando a busca pelo desenvolvimento tecnológico, o incremento do mercado brasileiro e o alargamento das relações internacionais, ampliando, assim, a oferta de emprego para quem possuísse maior qualificação profissional.
  • C. habilitar tecnólogos com sólida formação técnica, em nível intermediário, entre os níveis médio e superior, para atender as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho do País.
  • D. habilitar tecnólogos com sólida formação técnica em nível de especialização lato sensu, para atender as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho do País.

São princípios do currículo integrado assumido pelo IFRN:

  • A. a inclusão social, respeitando-se a diversidade quanto às condições físicas, intelectuais, culturais e socioeconômicas dos sujeitos e o foco no conhecimento dos processos de formação propedêutica.
  • B. a formação de atitudes e capacidade de comunicação, visando a melhor preparação para o trabalho, e a distinção entre a educação de jovens e adultos e a educação profissional.
  • C. a flexibilização curricular, possibilitando aos alunos escolherem diversos itinerários formativos em um mesmo curso, e a centralização administrativa, pedagógica e financeira da Instituição.
  • D. o entendimento da realidade concreta como síntese de múltiplas relações e a integração entre a educação básica e a educação profissional, tendo como núcleo básico a ciência, o trabalho e a cultura.

A concepção de tecnologia sustentada pelo IFRN em seu Projeto Político Pedagógico baseia-se na compreensão de uma

  • A. articulação íntima envolvendo as ideias de humanidade, de saber e de ciência.
  • B. junção dos conteúdos disciplinares inerentes ao currículo dos cursos técnicos e tecnológicos.
  • C. ciência como produto das atividades humanas de produção, do uso dos objetos técnicos e dos saberes tecnológicos.
  • D. ação pedagógica voltada para as novas tecnologias da comunicação e da informação como atividades de uso da mídia na educação.

Sobre a concepção de currículo integrado, analise as afirmações a seguir.

I. A concepção de currículo integrado remete à ideia de completude, à compreensão das partes em relação ao todo ou da unidade dentro da diversidade, com base nos conceitos de Politecnia e Formação Integrada.

II. A concepção de currículo integrado demanda valorização da polivalência, segundo exigências e princípios inerentes ao domínio da estrutura lógica, conceitual, investigativa e metodológica dos diversos cursos e atores participantes.

III. A concepção de currículo integrado compreende a educação como uma totalidade social nas múltiplas mediações que caracterizam os processos educativos. Nesse sentido, a formação geral é parte inseparável da formação para o trabalho.

IV. A concepção de currículo integrado supera o ser humano segmentado historicamente pela divisão social do trabalho entre o planejar e o executar. Fundamenta-se, pois, na priorização do trabalho e da tecnologia, na globalização das aprendizagens e nas especializações dos saberes.

Estão corretas as afirmações

  • A. I e III.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

O IFRN concebe o projeto integrador como estratégia metodológica articulada à inovação da prática, à melhoria da ação pedagógica e à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de trabalho na escola objetiva extrapolar os limites da disciplina e passa a constituir-se, qualitativamente, como processos de investigação da realidade e processos de idealização de situações de aprendizagens mais significativas.

Sobre esse tema, é correto afirmar que, no IFRN, os projetos integradores apresentam como objetivo:

  • A. Definir as ações administrativas em prol das melhorias necessárias à Instituição, suscitadas após a realização do projeto.
  • B. Diagnosticar atividades práticas que conectem o ensino, a pesquisa e a extensão.
  • C. Concentrar atenção em aspectos significativos das problemáticas investigadas e dos desafios constatados nos estudos desenvolvidos.
  • D. Estimular as atividades de pesquisa como princípio da ciência aplicada.

A interdisciplinaridade refere-se a um princípio basilar que visa estabelecer elos de complementaridade, de convergência, de interconexões, de aproximações e de intersecção entre saberes de diferentes áreas. Do ponto de vista prático, a interdisciplinaridade exige uma

  • A. organização curricular e didático-pedagógica pautada na diluição das disciplinas em função de um projeto integrador.
  • B. prática pedagógica docente ancorada nas tecnologias da informação e da comunicação e nas atividades interativas entre as áreas técnicas.
  • C. prática pedagógica ancorada na justaposição de saberes e fazeres disciplinares com as práticas docentes e institucionais.
  • D. organização curricular e didático-pedagógica pautada na integração e na contextualização de conhecimentos.

As escolas profissionais criadas por Nilo Peçanha passaram pela história da educação nacional como um laboratório do ensino oficial das profissões no Brasil foram denominadas de Escolas de Aprendizes e Artífices. Elas atendiam às exigências da indústria moderna, sobretudo em função de sua

  • A. instrução, atividade e moral.
  • B. instrução, habilidade e tarefa
  • C. competência científica e social.
  • D. competência tecnológica e social.

A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao “amparo” da camada menos privilegiada da sociedade brasileira. Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.

( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais.

( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à da sua formação.

( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais.

A opção que indica a sequência correta é

  • A. F, V, F, V.
  • B. F, F, V, F.
  • C. V, V, V, F.
  • D. V, F, F, V.

A escola deve coordenar valores (filosofia) e conhecimento científico (ciência) para a aprendizagem teórica e prática. O fio condutor para a eleição e organização dos conteúdos deve ser a informação relativa à forma como os alunos aprendem e como os professores podem ajudá-los a aprender mais e melhor, ou seja, as fontes psicológicas e psicopedagógicas do currículo. Assim, avalie se podemos classificar objetivos como:

I - Conceituais: correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.

II - Atitudinais: correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que nos dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido ao conhecimento científico.

III - Procedimentais: são os objetivos; resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.

IV - Específicos: designam o conjunto de objetos, acontecimentos ou situações que possuem certas características comuns.

V - Principais: são o enunciado das mudanças ocorridas em um objeto, um acontecimento ou uma situação em relação às mudanças que se produzem em outro objeto ou situação.

Estão corretas:

  • A. I III e IV.
  • B. II, III e V.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e V.

No Relatório Progresso das Nações 2009, publicado pela Unicef, o Brasil ocupava o 102o lugar no ranking de risco para a infância, entre 142 países pesquisados (Folha de S.Paulo, 23/07/09). Para essa classificação, foram levados em conta o índice de mortalidade infantil, o índice de amamentação integral e o índice de crianças fora da escola. O Pedagogo Carlos levou a reportagem para o grupo de funcionários da Nuclep para discutir, no campo educativo, o quadro da realidade social e educacional e enfatizou que é preciso repensar os patamares mínimos de qualidade porque:

  • A. a educação pode ser um instrumento revelador de contradições, pois tanto se apóia na reprodução de determinado sistema social como também alavanca elementos geradores de transformação.
  • B. a escola é um espaço social que aceita que as crianças que estão fora dela vão para o mercado de trabalho buscando qualificar-se antes do tempo previsto para alcançar qualquer primeiro emprego e subemprego.
  • C. a perspectiva de vida dos menores infratores dependerá de melhor educação escolarizada que valoriza a família e a cultura local para melhor reintegrá-los na sociedade.
  • D. a economia equilibrada integra e incorpora os brasileiros para a eficácia do sistema socioeconômico como mediação básica para a vida social de toda a comunidade e a valorização do capitalismo.
  • E. a sociedade necessita de maior e crescente produtividade, competividade e lucratividade tendo em conta o mercado consumidor que integra e transforma o mundo em uma aldeia mais humanitária e igualitária.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...