Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em todos os tempos, o ser humano sempre procurou compreender e explicar o mundo em que vive. Isso implica buscar estratégias para a superação dos problemas e a busca pela sobrevivência. Nesse sentido as teorias da aprendizagem apresentam as diferentes formas de investigação comportamental do indivíduo. De acordo com as teorias, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:

1ª COLUNA

1 - Teoria do condicionamento.

2 - Teoria da Gestalt .

3 - Teoria do campo.

4 - Teoria cognitiva.

5 - Teoria fenomenológica.

2ª COLUNA

( ) Entende a aprendizagem como insight.

( ) Seu defensor é Skinner.

( ) Enfatiza a associação da resposta-caixa negra.

( ) Depende do campo psicológico da pessoa.

( ) Aprendizagem a partir da própria experiência.

( ) A aprendizagem coincide com o raciocínio ou com a solução de problemas.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correspondente à questão correta de cima para baixo:

  • A. 1, 1, 2, 3, 5, 4.
  • B. 2, 2, 1, 5, 4, 3.
  • C. 3, 5, 4, 4, 2, 1.
  • D. 2, 1, 1, 3, 5, 4.

A Psicologia da aprendizagem define que “quando aprendemos alguma coisa, modificamos o comportamento já existente”. Com isso, segundo Gagné, existem alguns tipos de aprendizagem. São eles:

I - Aprendizagem de sinais, aprendizagem de estímulo - resposta.

II - Cadeias motoras, cadeias verbais.

III - Aprendizagem de discriminação, aprendizagem de conceitos.

IV - Aprendizagem de princípios, solução de problemas.

V - Aprendizagem reprodutiva, aprendizagem passiva.

Dentre as afirmativas acima, estão corretas:

  • A. Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
  • B. Apenas as afirmativas I, III e V.
  • C. Apenas as afirmativas II, III e IV.
  • D. Todas as afirmativas estão corretas.

A Psicologia do desenvolvimento destaca que existem fatores que influem no desenvolvimento humano. Tais fatores são apresentados em grupos externos e internos. Assinale a alternativa correspondente a esses fatores:

  • A.

    Fatores internos: família.

    Fatores externos: amigos.

  • B.

    Fatores internos: comunidade escolar.

    Fatores externos: ambiente social.

  • C.

    Fatores internos: hereditariedade e maturação.

    Fatores externos: ambiente social, alimentação e equilíbrio ecológico.

  • D.

    Fatores internos: hereditariedade.

    Fatores externos: ambiente social.

O uso das novas tecnologias (da comunicação e informação), contribui com o desenvolvimento físico e mental dos alunos, com isso, está gerando uma verdadeira revolução que afeta tanto as atividades ligadas à produção e ao trabalho quanto as ligadas à educação. Com isso é correto afirmar que:

  • A. O conhecimento não depende de tecnologia para ser elaborado. O uso das novas tecnologias agregam conteúdos, mas não contribuem com a formação crítica do aluno.
  • B. As inovações tecnológicas são extremamente importantes no desenvolvimento dos alunos, porém as mesmas devem ser direcionadas somente aos alunos que não tiverem acesso a estes meios.
  • C. As sociedades atuais são sociedades da informação nas quais o desenvolvimento das tecnologias pode criar um ambiente cultural e educativo suscetível de diversificar as fontes do conhecimento e do saber.
  • D. A maior parte dos projetos levados a cabo nos países em desenvolvimento, principalmente no Brasil, procuram, sobretudo, alcançar públicos muito numerosos, por isso, utilizam as tecnologias para diminuir o número de alunos na escola.

O mundo do trabalho requer novas competências para a atuação profissional. Para tanto é preciso levar em consideração alguns aspectos relevantes abordados na formação do indivíduo destacada nas metas educacionais para os próximos anos. Tais metas estão relacionadas:

  • A. A importância do indivíduo estar alfabetizado e não letrado.
  • B. A importância do indivíduo saber reproduzir o saber elaborado.
  • C. Ao conceito de formação do aluno dentro da concepção tecnicista.
  • D. Aos quatro pilares da educação.

Um profissional da área pedagógica precisa ter clareza nos conceitos avaliativos que determinam o avanço do aluno. Para tanto é preciso entender que a avaliação dentro de uma concepção de educação emancipatória:

  • A. Não deve gerar condições de decidir sobre alternativas do planejamento.
  • B. É um processo contínuo de pesquisas que visa identificar e interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos.
  • C. É um processo que apresenta o avanço do aluno por meio das notas, portanto caso o aluno não atinja a média esperada não poder ser classificado.
  • D. É um processo de verificação do desempenho do aluno por meio das provas realizadas durante a fase escolar, com isso, não deve primar pela flexibilização.

No processo pedagógico é importante levar em consideração a cultura da comunidade escolar. Para que não haja fragmentação nesse processo é preciso:

  • A. Que a escola trabalhe dentro de uma concepção metodológica de natureza emancipatória.
  • B. Que a avaliação dos resultados seja dentro dos aspectos quantitativos.
  • C. Que a administração da escola seja superior ao pedagógico, tendo em vista a importância da prestação de contas à comunidade escolar.
  • D. Que os professores e alunos tenham um relacionamento desconexo no ambiente escolar.

Atualmente, trabalhar em equipe é um dos requisitos que vem sendo utilizado por muitas empresas, pois, o espírito de coletividade, dinamismo, colaboração, interesse, solidariedade e cooperação é determinante para que haja sucesso na resultado final dos objetivos traçados. Levando em consideração a importância do trabalho em equipe e, compreendendo que os jogos e dinâmicas de grupo nas organizações de trabalho são fundamentais para se perceber os problemas e encaminhar as ações na busca da assertividade e da eficácia de uma empresa, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

  • A. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando que o trabalho em equipe é fundamental, porém não podemos esquecer que os conceitos de ludicidade se aplica somente às crianças, cabendo aos adultos a responsabilidade e não o lúdico.
  • B. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ecopedagogia para que se possa criar um ambiente lúdico, atrativo e prazeroso.
  • C. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ludicidade para que se possa criar um ambiente malfazejo e brilhante.
  • D. É preciso criar um ambiente desabrido dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ludicidade.

Trabalhar em equipe no ambiente escolar contribui significativamente com a obtenção dos resultados esperados e abordados nos objetivos da escola. Para que a gestão escolar possa desempenhar uma função de liderança positiva, conduzindo as atividades num processo de trabalho em equipe é preciso levar em consideração:

  • A. A necessidade da capacitação dos professores, tendo em vista a formação dos alunos dentro dos mesmos parâmetros, pois todos aprendem da mesma forma e cada professor deve cumprir a sua função sem interferir no trabalho dos colegas.
  • B. Os problemas da comunidade escolar, utilizando-se de metodologias fragmentadas, tendo em vista o cumprimento dos conteúdos do currículo escolar.
  • C. Que a gestão escolar seja democrática e apresente um plano de ação que envolva todos os envolvidos na escola: professores, instâncias colegiadas (conselho escolar, APMF, Grêmio estudantil...) alunos.
  • D. A coordenação pedagógica e suas ações centralizadas nas mãos da direção escolar.

A primeira característica da criatividade é a novidade, com isso, um objeto, uma ideia, um comportamento são considerados criativos, quando são novos, ou seja, uma interferência da pessoa que cria. Esse momento criativo, leva a construção do conhecimento que o aluno consegue ao elaborar novos conceitos partindo do princípio de um tópico abordado/apresentado. Para que se perceba o processo criativo que leva a construção do conhecimento é preciso entender que existem fases sequenciais sobre tal processo. São elas:

  • A. Apreensão, preparação, incubação, iluminação e verificação.
  • B. Compreensão, assimilação, reprodução e descarte de todas as ideias.
  • C. Preparação, negligência, descaso e nova construção.
  • D. Descarte das possibilidades apresentadas e reprodução da elaboração já realizada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...