Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Os cursos de educação profissional e tecnológica podem ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. Avalie se a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:
I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional. II. educação profissional técnica de nível médio. III. educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. IV. educação do campo tratando-se da base nacional comum. V. educação rural tratando-se de nível fundamental. Estão corretos apenas:Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
O Pedagogo que está comprometido com uma educação transformadora terá como norteadores de seu trabalho, dentre outros, os seguintes pontos, EXCETO:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Para se definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica do planejamento que vai nortear os fins e objetivos da ação educativa na elaboração de um currículo escolar, tal currículo deve abranger:
O papel da educação especial na perspectiva inclusiva é muito importante e não pode ser negado, dentro dos limites de suas atribuições, sem que sejam extrapolados os espaços de atuação específica. Essas atribuições complementam e apoiam o processo de escolarização:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
É uma pedagogia que surge no Brasil por volta dos anos 80, cuja atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Estamos nos referindo à Pedagogia:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Ao conversar com o Professor de História, o Pedagogo salientou que para se fazer uma crítica fundamentada dos livros didáticos, dos textos e do ensino tradicional frente a inovações curriculares que estão acontecendo no ensino, ele precisa dominar os saberes:
Dentre os mais variados conceitos da ética profissional, podemos especificar como:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
A investigação e a avaliação são atividades realizadas na busca da obtenção de dados significativos sobre o desenvolvimento humano. Para tanto é preciso lembrar que tais atividades devem ter como base:
Atualmente fala-se muito em trabalhar de forma interdisciplinar na escola, porém sabe-se que muitos ainda não têm compreensão sobre tal conceito. Para entender melhor essas abordagens no campo educativo, relacione a 2ª coluna com a 1ª coluna e posteriormente assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos:
1ª COLUNA
1 - Interdisciplinaridade.
2 - Pluridisciplinaridade.
3 - Transdisciplinaridade.
4 - Multidisciplinaridade.
2ª COLUNA
( ) Tem-se uma relação de reciprocidade, de mutualidade, em regime de co-propriedade que possibilita um diálogo mais fecundo entre os vários campos do saber.
( ) O agrupamento das disciplinas se faz entre aquelas que possuem algumas relações entre si visando-se à construção de um sistema de um só nível e com objetivos distintos, embora excluindo toda coordenação.
( ) Termo cunhado por Piaget, se prevê uma etapa superior que eliminaria dentro de um sistema total as fronteiras entre as disciplinas.
( ) Justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina.
Assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos, de cima para baixo:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
Trabalhar com projetos educativos interdisciplinares é um desafio na dinâmica escolar, pois, são várias as razões que levam a fragmentação desse tipo de atividade. Podemos considerar como empecilhos para a concretização do trabalho interdisciplinar na escola:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...