Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os cursos de educação profissional e tecnológica podem ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. Avalie se a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:

I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

II. educação profissional técnica de nível médio.

III. educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

IV. educação do campo tratando-se da base nacional comum.

V. educação rural tratando-se de nível fundamental.

Estão corretos apenas:

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

O Pedagogo que está comprometido com uma educação transformadora terá como norteadores de seu trabalho, dentre outros, os seguintes pontos, EXCETO:

  • A. capacitar-se constantemente.
  • B. estar aberto a mudanças.
  • C. elaborar um trabalho fragmentado.
  • D. refletir criticamente sobre a prática.
  • E. atender aos conflitos na dimensão didática, pedagógica e coletiva.

Para se definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica do planejamento que vai nortear os fins e objetivos da ação educativa na elaboração de um currículo escolar, tal currículo deve abranger:

  • A. uma análise e reflexão de várias facetas do sistema educacional, para delimitar suas dificuldades e prever alternativas de solução circunstancial.
  • B. um processo de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão de ações pedagógicas e administrativas que devem ser executadas somente pela gestão escolar.
  • C. uma previsão de diferentes componentes que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e dos conteúdos programáticos de cada componente.
  • D. uma antevisão dos componentes a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante certo período de tempo.
  • E. uma seleção dos objetivos imediatos a serem alcançados, especificando conteúdos, procedimentos, recursos a serem trabalhados e estabelecendo critérios de avaliação somativa.

O papel da educação especial na perspectiva inclusiva é muito importante e não pode ser negado, dentro dos limites de suas atribuições, sem que sejam extrapolados os espaços de atuação específica. Essas atribuições complementam e apoiam o processo de escolarização:

  • A. para alunos com deficiência leves regularmente matriculados nas escolas adequadas.
  • B. de alunos com deficiência regularmente matriculados nas escolas comuns.
  • C. de alunos com deficiência matriculados somente nas escolas públicas.
  • D. de alunos com deficiências visual e auditiva regularmente matriculados nas escolas públicas e privadas.
  • E. parcial para alunos com deficiência regularmente matriculados nas escolas regulares e específicas.

É uma pedagogia que surge no Brasil por volta dos anos 80, cuja atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Estamos nos referindo à Pedagogia:

  • A. Liberal Renovada.
  • B. Progressista Libertária.
  • C. Liberal Histórico-Crítica.
  • D. Progressista Libertadora.
  • E. Progressista Crítico-Social.

Ao conversar com o Professor de História, o Pedagogo salientou que para se fazer uma crítica fundamentada dos livros didáticos, dos textos e do ensino tradicional frente a inovações curriculares que estão acontecendo no ensino, ele precisa dominar os saberes:

  • A. conceituais e metodológicos de sua área.
  • B. ambientais e conceituais divergentes da sua área.
  • C. desintegradores de sua área e diversificados de outras áreas.
  • D. práticos e convencionais de áreas afins.
  • E. generalizadores e particulares da grade curricular.

Dentre os mais variados conceitos da ética profissional, podemos especificar como:

  • A. Ação empática e de repudiação aos colegas.
  • B. Solidariedade e desdouro com os colegas.
  • C. Ação consciente e responsável.
  • D. Ignomínia para com o outro.

A investigação e a avaliação são atividades realizadas na busca da obtenção de dados significativos sobre o desenvolvimento humano. Para tanto é preciso lembrar que tais atividades devem ter como base:

  • A. A eficiência e a eficácia do trabalho realizado.
  • B. O resultado das ações, sem a elaboração de novas estratégias de avanço.
  • C. A rotulação do aluno de acordo com o nível em que se encontra.
  • D. A seleção do aluno por meio de notas classificatórias e eliminatórias.

Atualmente fala-se muito em trabalhar de forma interdisciplinar na escola, porém sabe-se que muitos ainda não têm compreensão sobre tal conceito. Para entender melhor essas abordagens no campo educativo, relacione a 2ª coluna com a 1ª coluna e posteriormente assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos:

1ª COLUNA

1 - Interdisciplinaridade.

2 - Pluridisciplinaridade.

3 - Transdisciplinaridade.

4 - Multidisciplinaridade.

 2ª COLUNA

( ) Tem-se uma relação de reciprocidade, de mutualidade, em regime de co-propriedade que possibilita um diálogo mais fecundo entre os vários campos do saber.

( ) O agrupamento das disciplinas se faz entre aquelas que possuem algumas relações entre si visando-se à construção de um sistema de um só nível e com objetivos distintos, embora excluindo toda coordenação.

( ) Termo cunhado por Piaget, se prevê uma etapa superior que eliminaria dentro de um sistema total as fronteiras entre as disciplinas.

( ) Justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina.

Assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos, de cima para baixo:

  • A. 2, 4, 1, 3.
  • B. 4, 2, 1, 3.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 1, 2, 3, 4.

Trabalhar com projetos educativos interdisciplinares é um desafio na dinâmica escolar, pois, são várias as razões que levam a fragmentação desse tipo de atividade. Podemos considerar como empecilhos para a concretização do trabalho interdisciplinar na escola:

  • A. Realização do acompanhamento pedagógico.
  • B. Ausência de trabalho em equipe e liderança democrática na escola.
  • C. Opiniões e trabalhos coletivos em prol dos mesmos objetivos.
  • D. Presença da responsabilidade e envolvimento dos professores.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...