Questões de Pedagogia do ano 2016

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A respeito das múltiplas infâncias e adolescências, analise as afirmativas a seguir.

I. Os alunos do ensino fundamental regular são crianças e adolescentes de faixas etárias cujo desenvolvimento está marcado por interesses próprios, relacionando aos seus aspectos físico, emocional, social e cognitivo, em constante interação.

II. Durante a etapa da escolarização obrigatória que os alunos entram na puberdade e se tornam adolescentes. Esse é, pois, um período em que se deve intensificar a aprendizagem das normas da conduta social.

III. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a criança desenvolve a capacidade de representação, indispensável para a aprendizagem da leitura, dos conceitos matemáticos básicos e para a compreensão da realidade que a cerca, conhecimentos que se postulam para esse período da escolarização.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.

“Da perspectiva neoliberal, a educação está submetida a uma visão de mundo nitidamente economicista.” Acerca do exposto, NÃO é consequência do neoliberalismo na educação:

  • A. Autonomia administrativa.
  • B. Estatização das universidades.
  • C. Parcerias com a sociedade civil.
  • D. Produtividade e eficiência empresarial.

A família e a influência cultural são fatores importantes na determinação do padrão de uso e consumo de álcool e outras drogas. No que diz respeito a psicotrópicos, é correto afirmar que

  • A. a família é a primeira e única referência do homem; é como uma sociedade em miniatura, por isso nela se determinam os vícios.
  • B. há várias evidências de que os padrões culturais têm papel significativo no desenvolvimento do alcoolismo, portanto não existem condições preexistentes de personalidade que favoreçam a dependência.
  • C. o uso de álcool é socialmente mais aceitável que o uso de outras drogas, mas o fato de ser socialmente aceitável não anula o risco que a droga representa.
  • D. vários autores demonstram que a cultura não se constitui como um importante fator para determinar a proporção de alcoólatras.
  • E. culturas que seguem rituais estabelecidos de onde, quando e como beber têm maiores taxas de uso abusivo de álcool que as culturas que simplesmente proíbem o uso.

Mesmo tendo aumentado o nível de consciência sobre as questões étnico-raciais, não se pode negar que ainda existe uma ideologia racial presente no cotidiano escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A. os valores transmitidos aos estudantes dentro do ambiente escolar são apenas os pertinentes à questão de classe social.
  • B. o racismo e a discriminação racial e de gênero, que fazem parte da cultura e da estrutura da sociedade brasileira, não estão presentes nas relações entre educadores e educandos.
  • C. a escola não enfatiza a ideologia do branqueamento, que se revela por meio da tentativa de suavizar o pertencimento racial dos alunos e professores negros.
  • D. as teorias racistas presentes no cotidiano escolar e na sociedade surgiram espontaneamente, sendo meras transposições de pensamento externo.
  • E. a escola não é um campo neutro, mas sim um espaço sociocultural no qual convivem conflitos e contradições.

Acerca do conceito de prevenção, é correto afirmar que

  • A. prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer o indivíduo, garantindo-lhe a possibilidade de fazer escolhas.
  • B. prevenir é impossibilitar o uso de drogas.
  • C. o conceito de prevenção tem-se modificado com o tempo. Na atualidade, está associado ao uso ritualístico de drogas.
  • D. o discurso moralista sobre o perigo que a dependência das drogas causa é um trabalho preventivo.
  • E. o trabalho preventivo só tem sucesso quando associado aos valores religiosos.

A concepção do trabalho como princípio educativo é a base para a organização e o desenvolvimento curricular contidos nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)

  • A. trabalho é compreendido como forma de ascensão social.
  • B. ensino médio deve ter como objetivo específico a formação profissional.
  • C. ensino profissionalizante não deve ser estimulado no ensino médio.
  • D. educação de jovens e adultos no ensino médio deve ser exclusivamente profissionalizante.
  • E. trabalho é um princípio que organiza a base unitária do ensino médio.

De acordo com Goleman, em sua obra Inteligência emocional, podem ser identificados estilos distintos de líderes, tais como: visionário, coaching, afiliativo, democrático, timoneiro e autoritário. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A. o líder democrático é o que estimula seus liderados a participar das tomadas de decisões.
  • B. autoritário é o líder que estabelece uma relação harmônica entre seus liderados.
  • C. visionário é o líder que estabelece objetivos desafiantes e estimulantes para seu grupo.
  • D. o líder coaching desestimula as conexões entre os objetivos dos liderados e os objetivos da instituição.
  • E. afiliativo é o líder que estabelece um clima negativo no grupo que lidera.

A educação formal é valorizada nas sociedades industrializadas pelo fato de possibilitar a ascensão social. Nesse sentido, a educação

  • A. passou a ser uma necessidade para a entrada no mercado de trabalho.
  • B. é indiferente para a mobilidade profissional.
  • C. determina o sucesso econômico dos indivíduos.
  • D. é ofertada com o objetivo de atender às necessidades individuais.
  • E. é oferecida igualmente para as diferentes classes sociais.

Nas sociedades primitivas, os indivíduos estão ligados por laços culturais e de parentesco. Os interesses são coletivos, a cultura é unitária e o principal agente socializador é a família. Acerca da educação nessas sociedades, é correto afirmar que

  • A. a educação primitiva é formal.
  • B. a educação se resume ao ensino das atividades práticas.
  • C. a cultura primitiva é transmitida e conservada por meio da escrita.
  • D. a educação se dá com a participação nas atividades cotidianas da comunidade.
  • E. não há instituições de ensino nem educação nas sociedades primitivas.

Para os liberais, a função social da escola é prover o ensino de qualidade para todos os estudantes independentemente do nível socioeconômico.

Para os socialistas, a escola também deve ensinar com qualidade todos os alunos, no entanto para se atingir este objetivo

  • A. o ensino deve ser organizado por conteúdos distintos para cada classe social, visando atender ao mercado de trabalho.
  • B. as diferenças de níveis socioeconômicos entre os alunos não os impedem de aprender igualmente.
  • C. é preciso que o professor elabore propostas pedagógicas diferenciadas, de acordo com a capacidade cognitiva de seus alunos.
  • D. o professor deve planejar um trabalho pedagógico que recupere as deficiências culturais dos alunos pobres.
  • E. é necessária a eliminação dos desníveis socioeconômicos e a distribuição do capital cultural e social.
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