Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a avaliação da aprendizagem na visão crítica, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Ajuda a tornar mais claros os objetivos que o professor quer atingir e possibilita a revisão do plano de ensino.
  • B. Visa diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos.
  • C. Deve ser preponderantemente qualitativa, pois toda situação de prova escrita leva à ansiedade, à inibição e ao cerceamento do crescimento pessoal.
  • D. Deve estar articulada aos objetivos, conteúdos e métodos expressos no plano de ensino.

Sobre as relações entre política e planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Estado, detentor exclusivo do monopólio do dever de educar, deve formular e implementar suas políticas com base na legislação e com o planejamento estratégico.

( ) No setor público, o planejamento é um processo que ocorre no âmbito do Estado e que envolve diretamente a tomada de decisões acerca da utilização do fundo público.

( ) A legislação estabelece direitos, objetivos, diretrizes para a ação do Estado e as políticas públicas são ferramentas para o cumprimento dos dispositivos legais.

( ) No Estado Democrático de Direito, que tem como princípios a transparência, a participação popular e o controle social, nos processos de planejamento e formulação de políticas públicas, deve ser garantida a ampla participação da sociedade, inclusive com utilização de tecnologias digitais.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, F, V, V
  • B. V, V, F, F
  • C. V, F, V, F
  • D. F, V, V, V

A avaliação a ser desenvolvida por uma instituição de educação superior, envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir seus compromissos e metas, modos de atuação, finalidades e resultados do trabalho acadêmico denomina-se:

  • A. Avaliação institucional.
  • B. Avaliação externa da aprendizagem dos estudantes.
  • C. Avaliação pedagógica e das condições de oferta do ensino de graduação e pós-graduação.
  • D. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Castells (2005) pontua que, no final do século XX, vivenciou-se a transformação da “cultura material” pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação.

Em relação às reflexões desse autor sobre a revolução da tecnologia da informação, é incorreto afirmar que:

  • A. uma das características do novo paradigma tecnológico diz respeito à lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações, utilizando as novas tecnologias da informação.
  • B. a difusão da tecnologia amplia seu poder de forma infinita, à proporção que seus usuários apropriem-se dela e a redefinem.
  • C. as novas tecnologias da informação não são meramente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos.
  • D. a atual revolução tecnológica é caracterizada pela centralidade de conhecimentos e informação.

Beiler, Lage e Medeiros (2003), no livro Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento, mencionam que, além da diversidade de denominações, estruturas, metodologias, organizações, uso de tecnologias, tamanho das instituições, demandas diferenciadas e projetos, todos os sistemas de educação a distância têm uma série de características comuns.

São características da educação a distância, EXCETO:

  • A. Utilização de meios técnicos.
  • B. Organização de apoio – tutoria.
  • C. Comunicação unidirecional.
  • D. Comunicação massiva, porém não excludente da comunicação minoritária e individual.

A avaliação escolar tem exigido muito mais do professor, que pouco a pouco vai tomando consciência de sua importância e procura compreendê-la como um processo que imprime dinamismo ao trabalho escolar. Atente ao que se diz sobre alguns instrumentos de avaliação na escola e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A observação é um elemento dispensável no processo de avaliação.

( ) A avaliação cooperativa é uma avaliação realizada durante o desenvolvimento, conclusão e apresentação de um trabalho em grupo.

( ) Fichas de observações podem ser usadas na avaliação contínua e permanente.

( ) A autoavaliação não deve ser muito utilizada, pois não apresenta grande valor educativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, F, V.
  • D. F, V, V, F.

Plano de disciplina é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos da disciplina sejam atingidos. Atente às seguintes afirmações a respeito dos aspectos fundamentais de um plano de disciplina:

I. Ao planejar a disciplina, o professor sempre deve ter em mente que os conteúdos são os fins para atingir os objetivos.

II. O foco de referência principal para o planejamento da disciplina é o livro didático.

III. A flexibilidade é uma característica de fundamental importância no plano de disciplina.

IV. O plano de disciplina ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos para desencadear um ensino mais eficiente.

Está correto o que se afirma somente em

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.

Tendo como base as correntes atuais da avaliação institucional em educação, relacione corretamente as colunas, escrevendo 1 para avaliação para controle e 2 para avaliação como processo para transformação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 2, 2, 1, 1.
  • B. 1, 1, 2, 2.
  • C. 1, 2, 1, 2.
  • D. 2, 1, 1, 2.

O objetivo da avaliação institucional é oferecer elementos para que a escola e/ou o sistema educacional se aperfeiçoem e cumpram suas funções de educar e formar a população. São modalidades da avaliação institucional:

  • A. técnico-metodológica, da linguagem e de coletividade.
  • B. da totalidade, de tecnologia e de desempenho coletivo.
  • C. diagnóstica inicial, do processo e de resultados.
  • D. de tempo, de espaço e de custos.

O Planejamento pedagógico do professor começa coletivamente, a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico. O plano de sala de aula precisa partir do conjunto de pensamento que se constrói no plano global. Dentre os elementos constitutivos do plano de sala de aula, encontra-se

  • A. o marco operativo.
  • B. a intervenção estatal.
  • C. a normatização da administração.
  • D. o plano arquitetônico da escola.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...