Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os itens que se seguem, referentes à educação de jovens e adultos (EJA). A andragogia defende que os adultos, assim como as crianças, devem aprender o que a sociedade espera que eles saibam, por meio de um currículo padronizado.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue os itens que se seguem. A tipologia dos conteúdos defende que para que os conteúdos a serem ensinados em sala de aula se diferenciem da forma tradicional, é preciso pensar em um conjunto de aprendizagens que sejam designadas como factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conteúdos conceituais relacionam-se com conceitos propriamente ditos e referem-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que possuem características comuns.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os itens a seguir, relativos a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. O compromisso social e ético do profissional da educação está relacionado ao domínio do conteúdo e ao subsídio dado ao aluno para que ele se adapte aos valores e normas vigentes da sociedade por meio do desenvolvimento individual e da conquista do sucesso.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue os itens a seguir. O emprego de diferentes mídias no ensino de sociologia no ensino médio deve provocar o estranhamento dessas mídias e levar os alunos a uma postura crítica em relação a elas, cumprindo as finalidades de formação para a autonomia e para o exercício da cidadania, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Uma das principais características do lúdico é o(a)
Na educação de crianças, a repressão do movimento do corpo é
Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões aprendizagem e desenvolvimento apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança:
Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação,
I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática.
II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia.
IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Na organização do processo de ensino-aprendizagem, a gestão da matéria tem a ver com a
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.
Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.
I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.
II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.
III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos.
Estão corretas as afirmativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...