Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. fonemas.
  • B. rabiscos.
  • C. números.
  • D. símbolos.
  • E. desenhos.

Dadas as afirmativas a respeito da matrícula no Ensino Fundamental de 9 (nove) anos,

I. Abrange a população na faixa etária dos 5 (cinco) aos 14 (quatorze) anos de idade.

II. Estende-se, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.

III. É desenvolvido numa carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A utilização da cantiga na alfabetização buscando reconhecer unidades fonológicas é uma prática escolar cujos recursos estão relacionados com a utilização da

  • A. rima das palavras.
  • B. linguagem figurada.
  • C. categorização gráfica.
  • D. assonância das letras.
  • E. ortografia dos grafemas.

A frase do aluno revela ao professor um “erro” comum no processo de alfabetização relacionado à

  • A. dialetação.
  • B. hipercorreção.
  • C. juntura vocabular.
  • D. hipersegmentação.
  • E. transcrição fonética.

Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?

  • A. Escrita alfabética.
  • B. Escrita espelhada.
  • C. Escrita pré-silábica.
  • D. Escrita silábica-alfabética.
  • E. Escrita silábica com valor sonoro.

No contexto da sociedade do conhecimento, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como instrumentos mediadores das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si para o uso educacional, passaram a ser um suporte fundamental para a instrução, beneficiando um universo cada vez mais amplo de pessoas. Para que essa associação entre as TIC e a educação possibilite enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem, é necessário

  • A. selecionar e organizar os conteúdos de ensino para manter os registros das atividades realizadas em sala de aula com o apoio das TIC.
  • B. configurar ambientes de aprendizagem com materiais suficientes que possibilitem ao aluno não buscar informações em outras redes.
  • C. realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos com o uso das TIC relacionadas apenas ao conteúdo estudado em sala de aula.
  • D. elaborar materiais didáticos para que possam servir como repositório de conteúdos de aprendizagem impossibilitando a interação entre professor e aluno com a utilização das TIC.
  • E. incorporar as TIC no contexto educacional com a finalidade de tornar mais eficientes e produtivos os processos de ensino e de aprendizagem, aproveitando os recursos e possibilidades que tais tecnologias podem oferecer.

Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,

I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem.

II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas.

III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento. Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas. Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos de avaliação, considere que

  • A. cada aluno possui tempos diferenciados para aprender os conteúdos e gerar respostas aos desafios cognitivos.
  • B. o atendimento às necessidades especiais deve ser levado em conta exclusivamente nos momentos de avaliação.
  • C. todos devem ser tratados em igualdade de aprendizagem para as respostas requeridas.
  • D. a aplicação de práticas isoladas de avaliação para cada turma deve ser prioritária.
  • E. a avaliação deve buscar a homogeneidade da turma.

Acerca da metodologia de ensino da língua inglesa, julgue os itens a seguir. A revisão textual feita pelos alunos é uma estratégia que diminui a tensão causada pelas notas e os ajuda a tornarem-se mais independentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fernandes (2011), ao teorizar sobre a avaliação de programas e projetos educacionais, enfatiza que a avaliação de projetos deve permitir obter informação que permita considerar formas alternativas de resolver um dado problema. Sobre o processo de avaliação de programas educacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Torna mais transparente o seu funcionamento, sua eficácia e eficiência; orienta a eventual necessidade de desenvolvimento de novos programas.

( ) Responde a uma diversidade de questões relativas a problemas existentes ou emergentes.

( ) Contribui para melhorar o programa e as medidas de políticas associadas a ele.

( ) Contribui, tão-somente, para criar dados para as avaliações de larga escala sobre os problemas relacionados ao processo de ensino nas escolas brasileiras.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, V, F
  • B. V, F, V, F
  • C. F, V, F, V
  • D. F, V, V, V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...