Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. A educação profissional técnica de nível médio é desenvolvida, obrigatoriamente, subsequentemente ao ensino médio e possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A coluna da esquerda apresenta dimensões ou categorias de avaliação da qualidade na educação superior e a da direita, seus indicadores. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 4, 3, 2, 1
  • B. 3, 2, 1, 4
  • C. 3, 4, 2, 1
  • D. 4, 1, 3, 2

A promoção de uma gestão universitária democrática exige um conjunto de ações e elementos constitutivos, como possibilidade da prática social da educação. Sobre a promoção da gestão universitária democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Reconhecimento da existência de diferenças de identidades e de interesses que compõem a comunidade acadêmica.

( ) Participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil nos momentos de elaboração, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

( ) Participação, como forma de adesão ao plano de trabalho, do dirigente máximo e condição para o alcance das metas de qualidade acadêmica.

( ) Transparência pública em todos os atos da administração acadêmica.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, F, V
  • B. F, F, V, V
  • C. V, F, V, F
  • D. F, V, F, V

Sobre a formação docente para a educação superior, analise as afirmativas.

I - Os docentes são os únicos responsáveis por sua formação na medida em que novos paradigmas da educação superior exigem flexibilidade, empreendedorismo e mobilidade acadêmica.

II - Engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos professores envolvidos, contemplando ações auto, hétero e interformativas.

III - Compreende um sistema organizado no qual estão envolvidos os sujeitos que se preparam para ser docentes e aqueles que já estão na docência.

IV - É um processo de natureza social, pois os professores se constituem como tal em atividades interpessoais, seja em período de preparação, seja ao longo da carreira.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.

A tabela abaixo apresenta a distribuição por sexo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2013, com os respectivos percentuais nos níveis de proficiência na escala definida por Soares (2010).

 Considerando que o diretor de uma escola pública de Ensino Fundamental tenha recebido um boletim com os dados acima, referentes aos seus alunos, assinale a alternativa que expressa uma ação de uso pedagógico dos resultados.

  • A. A escola pode estabelecer como condição para a matrícula testes de seleção para avaliar o nível de proficiência dos estudantes, selecionando aqueles com nível de proficiência Adequado.
  • B. Solicitar do secretário de educação a instituição de uma política de pagamento por bônus de desempenho para os profissionais da escola, conforme o número de alunos que estejam nos níveis Adequado e Avançado.
  • C. Convocar uma reunião com os pais ou responsáveis pelos estudantes e solicitar que cada um faça uma contribuição financeira para que a escola possa adquirir equipamentos tecnológicos, considerando que as tecnologias digitais têm grande influência na aprendizagem dos estudantes.
  • D. A escola pode propor atividades apropriadas para seus alunos conforme os níveis de proficiência, ou seja, para os que estão no nível Abaixo do Básico, atividades para a aprendizagem dos conteúdos; para os que estão no nível Básico, atividades de reforço; para os que estão no nível Adequado, oportunidades de aprofundamento; e para os que estão no nível Avançado, desafios, como a participação nas olimpíadas do conhecimento.

Dias Sobrinho (2005) ressalta os temas da globalização, vinculados com a produção de bens imateriais e valores, como aspectos de fronteira com questões de transformações da educação superior.

Analise as seguintes afirmativas sobre as implicações da globalização e a educação superior, de acordo com esse autor.

l. A revolução tecnológica tem impulsionado não só a economia como também os elementos mais importantes para o desenvolvimento: o conhecimento, a ciência e a técnica.

ll. Uma das razões pelas quais a educação superior tem centralidade no capitalismo reorganizado da era global é que boa parte da economia tem por base o capital intelectual.

lll. Embora ampliem os meios de comunicação entre as pessoas, a sociedade e a economia do conhecimento, essas implicações incluem e excluem, como também tendem cada vez mais a atomizar as experiências subjetivas e a produzir o enfraquecimento das dimensões públicas.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Moura e Barbosa (2012) frisam que a fase de execução de um projeto representa a realização do plano de projeto, visando os objetivos propostos e resultados esperados, sendo que o tipo de projeto define os processos principais nessa fase.

Tendo em vista as ideias desses autores sobre a execução de um projeto, é correto afirmar:

  • A. O modelo de implementação é orientado para execução do projeto e independe do modo de organização interna e da cultura gerencial da instituição ou da equipe que dirige o projeto.
  • B. Quanto mais bem elaborado for o plano de projeto, mais complicado será inserir as modificações necessárias à sua execução.
  • C. A execução de um projeto depende da organização estipulada para o desenvolvimento do plano de projeto e da participação efetiva das pessoas envolvidas.
  • D. Projetos com características inovadoras marcantes demandam abordagens gerenciais semelhantes, principalmente processos de gestão mais fechados.

Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

COLUNA I

1. Projetos de intervenção

2. Projetos de pesquisa

3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)

4. Projetos de ensino

5. Projetos de trabalho

COLUNA II

( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou “produtos”.

( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.

( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.

( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.

( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 5 2 4 1 3
  • B. 3 5 1 2 4
  • C. 1 4 3 5 2
  • D. 2 3 5 4 1

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

“As Relações Interpessoais desenvolvem-se no processo de ____________ 1, onde elementos fundamentais são corresponsáveis pelo sucesso ou fracasso dos relacionamentos, como ____________2, amizade, ____________3 e ____________4”.

  • A. interação humana1, comunicação2, cooperação3, respeito4
  • B. inclusão social1, saúde2, educação3, moradia4
  • C. competicão1, articulação2, jogo3, vitórias4
  • D. crescimento humano1, trajetória2, desconfiança3, objetivos4

Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:

  • A. tecnologismo, sabedoria e compreensão de si mesmo.
  • B. conteúdos, habilidades didáticas e relações situacionais.
  • C. identidade, paradigmas estabelecidos e ensino ativo.
  • D. espontaneísmo, improvisação e formação inicial.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...