Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o trecho a seguir, sobre Pedagogia Crítica – uma das iniciativas desenvolvidas no ensino da arte –, preencha as lacunas e marque a alternativa que apresenta a CORRETA sequência de palavras:

“Fundamentada na teoria crítica e nas ideias ________________, buscou-se dar ênfase aos conteúdos ______________ - ________________, valorizando os conhecimentos e os processos de aprendizagem pautados na cultura local (popular) e o repertório de saberes do estudante. Porém, à revelia de suas principais proposições teóricas e práticas, são apontados certos reducionismos, tais como a recusa das formas ________________ de arte e cultura – consideradas _________________– e das manifestações da cultura de massa, tidas apenas como meios de _______________________” (BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica).

  • A. revolucionárias; socioculturais; primitivas; elitistas; produção.
  • B. freireanas; histórico-sociais; eruditas; elitistas; alienação.
  • C. freireanas; étnico-musicais; primárias; elitistas; comunicação.
  • D. inovadoras; socioculturais; eruditas; elitistas; alienação.
  • E. revolucionárias; histórico-sociais; eruditas; elitistas; alienação.

Analise as seguintes afirmativas sobre as políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica, baseadas nas reflexões de Oliveira (2011).

I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela esperam a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana.

II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governos na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões.

III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

No livro Pedagogia universitária: a aula em foco, Veiga, Resende e Fonseca (2007) relatam um estudo sobre a aula universitária como espaço de inovação nos processos de ensinar, aprender e pesquisar.

São características desses processos que poderão contribuir para o entendimento da aula universitária como um espaço possível para a inovação, EXCETO:

  • A. Proporcionar instigação e descobrimento.
  • B. Conferir à pesquisa relevante espaço de mediação entre ensinar e aprender.
  • C. Favorecer a relação pedagógica vertical, possibilitando a homogeneização dos alunos em sala de aula.
  • D. Trabalhar com as diversas tensões que acontecem na relação entre ensinar, pesquisar e aprender na autoatividade do aluno.

Saviani (2013) enfatiza o conflito existente entre o direito à educação e o dever de educar na história do Brasil.

Tendo como base as reflexões desse autor, é incorreto afirmar:

  • A. O Brasil chega ao final do século XX sem resolver o problema da universalização do ensino fundamental, com a consequente erradicação do analfabetismo.
  • B. Somente a partir do Primeiro Império, com o Ato Adicional à Constituição do Império, promulgado em 12 de agosto de 1834, o Estado passou a cumprir integralmente com o financiamento das escolas primárias, retirando essa atribuição das Províncias.
  • C. Para além de se constituir em determinado tipo de direito, o direito social, a educação caracteriza-se como condição necessária, embora insuficiente, para o exercício de todos os direitos – sejam eles civis, políticos, sociais, econômicos ou de qualquer outra natureza.
  • D. A Constituição Brasileira de 1988 determina, entre outros, a autonomia universitária; permanece com os princípios da universalidade da educação; gratuidade e obrigatoriedade do ensino fundamental; liberdade de ensino; e retoma a vinculação orçamentária, aumentando os percentuais que passam para 18%, no caso da União, e para 25% nos casos dos estados, Distrito Federal e municípios.

Chauí (2003) considera a definição de universidade como instituição social, diferenciando-a de uma organização prestadora de serviços.

Com base nas ideias da autora sobre essa definição, é incorreto afirmar:

  • A. Para a instituição, o seu princípio e sua referência normativa e valorativa são a sociedade.
  • B. Na universidade, enquanto instituição social, a marca essencial da docência deve ser a formação.
  • C. A universidade, além da vocação republicana, tornou-se também uma instituição social indissociável da ideia de democracia e de democratização do saber, a partir do século XX.
  • D. A permanência de uma instituição social necessita muito mais de sua capacidade de adaptar-se rapidamente a mudanças aceleradas da superfície do “meio ambiente” e muito pouco de sua estrutura interna.

A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • A. a cultura escolar deve priorizar o ensino interdisciplinar.
  • B. a função do currículo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho.
  • C. os conteúdos curriculares devem priorizar o ensino de ciências e suas conexões com a vida prática do aluno.
  • D. os conteúdos curriculares devem reforçar o ensino de conteúdos da prática e minimizar os conteúdos teóricos.
  • E. a cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre o que o aluno aprende e as experiências de vida.

Associado ao período do fim da Segunda Guerra Mundial, o surgimento do Pós-Modernismo parece ter sido desencadeado pela crise dos valores que vigoraram a partir do início do século XX e, com isso, a arte procura novos rumos. Sendo assim, marque a alternativa que mais caracteriza o Pós-Modernismo no Brasil.

  • A. Muitos poetas desejavam devolver aos poemas o rigor formal abandonado pelos primeiros modernistas e passaram a privilegiar o trabalho com a materialidade do texto poético. Além disso, incorporaram à poesia a ideia de multiplicidade, de materialidade e de fragmentação da sociedade pós-moderna.
  • B. O enredos eram dinâmicos e a linguagem era simples, o que tornava as obras atraentes para o público num momento em que o contexto social e político fazia aumentar o desejo de conhecer melhor o Brasil.
  • C. Foi a fase áurea do romance ao atender as expectativas de diferentes leitores por tratar da realidade socioeconômica do Brasil.
  • D. O trabalho com a linguagem realizado pelos autores buscou trazer a “cor local” às obras, informações que permitem ao leitor reconhecer os aspectos característicos de uma região brasileira específica.
  • E. Ouve a inclusão de termos regionais nas obras, o que proporcionou ao leitor construir uma representação mais fiel das regiões retratadas.

carência de condições materiais nas regiões pobres.

  • A. de e-mail.
  • B. do cinema.
  • C. C da internet.
  • D. da televisão.
  • E. do vídeo game.

Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social brasileira é marcada pela

  • A. proposta curricular conectada com a realidade.
  • B. desvalorização do ensino infantil e fundamental.
  • C. ineficiência dos sistemas de avaliação do ensino.
  • D. insuficiência nos investimentos no ensino público.
  • E. carência de condições materiais nas regiões pobres.

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. Nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino, a carga horária presencial mínima a ser cumprida nos cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de educação a distância, é de 10%.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...