Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático:

  • A. a seleção de conteúdos, a definição de objetivos e a definição dos processos de avaliação.
  • B. a definição dos objetivos gerais, a definição dos objetivos específicos e o planejamento curricular.
  • C. a seleção do corpo docente, a definição do calendário escolar e a definição dos processos de avaliação.
  • D. a definição do planejamento curricular, a definição de objetivos e a definição dos processos de avaliação.
  • E. a definição de testes de pré-sondagem, a definição do calendário escolar e a definição do calendário de planejamento.

Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente,

I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.

II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos.

III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

O sistema educacional, ao longo da história, tem desempenhado um importante papel na evolução das sociedades, uma vez que prepara as gerações para os desafios evolutivos das nações. No contexto da formação de professores, têm sido produzidos saberes e conhecimentos sobre o planejamento da ação docente como espaço privilegiado para adequar a escola aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o planejamento constitui-se em um ato pedagógico fundado na necessidade de aproximar a escola das demandas da sociedade. São objetivos do planejamento pedagógico:

I. produzir planos escolares;

II. definir objetivos e metas do ensino;

III. estabelecer procedimentos de avaliação.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A partir da Gestão Democrática e da participação social nos processos educativos, uma proposta de Currículo Nacional deve

  • A. padronizar os conteúdos escolares.
  • B. organizar uma matriz única e mínima.
  • C. respeitar as especificidades regionais.
  • D. colaborar para a melhoria dos índices.
  • E. estruturar uma dependência normativa.

Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.

I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.

II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.

III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity – tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

Configuram-se Pilares da Educação, conforme Jacques Delors, no Relatório: Educação, Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, 2010):

  • A. aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a empreender, aprender a ser.
  • B. aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
  • C. aprender a respeitar, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
  • D. aprender a conhecer, aprender a amar, aprender a conviver, aprender a ser.

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário

  • A. configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente.
  • B. configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente.
  • C. realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos, disponibilizando o material didático em um repositório digital para realização das tarefas ou atividades propostas.
  • D. realizar cursos de aperfeiçoamento sobre introdução ao uso de informática na educação, desenvolvendo materiais didáticos que sirvam de consultas virtuais nos repositórios de conteúdos de aprendizagem que dispensem a interação entre professor e aluno.
  • E. possuir um conjunto de competências relacionadas à utilização das tecnologias, tais como: letramento digital, cooperação, autonomia, organização, comunicação e presença social, advindas dos aspectos socioculturais nos quais os sujeitos estão envolvidos.

Cultura diz respeito a todo modo de vida de uma sociedade e se refere à forma como as pessoas e os grupos sociais produzem sua própria existência a partir das influências que recebem. Com base nos pressupostos dos estudos culturais, é INCORRETO afirmar que

  • A. a cultura deixa, gradativamente, de ser domínio exclusivo da erudição e passa a contemplar o gosto das multidões.
  • B. os processos culturais estão intimamente vinculados com as relações sociais.
  • C. a cultura deixa, gradativamente, de ser domínio exclusivo da erudição e passa a contemplar o gosto das multidões.
  • D. recriando a cultura geral, grupos e comunidades criam culturas específicas.

Predominava, até o século XIII, a ideia de que as crianças eram

  • A. alguém inocente.
  • B. seres sencientes.
  • C. adultos imperfeitos.
  • D. pessoas singulares.
  • E. seres autossuficientes.

No que concerne à criança e aos espaços formativos, a crítica da tirinha aponta para o(a)

  • A. incentivo à escuta da voz da criança.
  • B. eficácia do acúmulo de atribuições escolares.
  • C. paradigma dialógico entre a família e a criança.
  • D. solicitação enriquecedora de uma maratona de atividades.
  • E. instrumentalização positiva baseada na colaboração entre os sujeitos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...