Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para responder a questão 28, leia, abaixo, a orelha do livro Manual do cara-de-pau, de 1991, do escritor, jornalista e professor Carlos Queiroz Telles.

A partir do texto “Manual do cara-de-pau”, podemos afirmar.

  • A. O texto não critica os discursos ‘empolados’, em termos de palavras rebuscadas, e vazios.
  • B. O texto faz uso denotativo das palavras, pois o objetivo do livro parece ser querer ensinar como falar difícil e, consequentemente, subir na vida.
  • C. O texto faz uso de uma linguagem denotativa e valoriza o uso da erudição como forma de poder.
  • D. O texto afirma que ‘falar difícil’ é a erudição adequada e por isso muitos políticos, executivos, doutores, bacharéis, artistas, críticos, ensaístas e professores devem subir na vida.
  • E. O texto caricatura a falsa erudição, o uso inadequado de vocabulário especializado e da linguagem como forma de poder.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. A escola de ensino médio deve legitimar as práticas letradas locais que contemplem a diversidade linguística e cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. Um dos objetivos da área de linguagens é refletir sobre o caráter heterogêneo das línguas, com prioridade para o estudo da norma culta padrão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O multiletramento refere-se ao desenvolvimento de linguagens híbridas e à implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O processo de formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre textos de diversos gêneros — artigo de opinião, editorial, reportagem, notícia, entre outros —, é tarefa única de professores da área de linguagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

As classes de correção da distorção idade-série possibilitam agrupar os estudantes de acordo com suas dificuldades e potencialidades com o objetivo de promover o avanço contínuo das aprendizagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

O projeto interventivo, que compõe o projeto político-pedagógico da escola, é considerado uma prática colegiada, na medida em que toda a equipe pedagógica da escola deve estar envolvida em seu planejamento e em sua realização.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

A técnica de ensino denominada grupo de verbalização e de observação (GV/GO) consiste em organizar a turma em grupos com seis pessoas, para a discussão de determinado tema durante seis minutos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

A progressão continuada, também denominada promoção automática, fundamenta-se na ideia de que os estudantes devem progredir sem lacunas em suas aprendizagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

Uma das atribuições do coordenador pedagógico é orientar e acompanhar a análise do desempenho dos estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...