Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Para Hernandez e Ventura (1998), um dos aspectos a ser considerado no desenvolvimento de um projeto de trabalho é a escolha do tema.
Sobre a escolha do tema, de acordo com os autores, é incorreto afirmar que:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Segundo Demo (2007), do cidadão e do profissional moderno não se espera simplesmente a reprodução de saberes e fazeres.
Analise as seguintes afirmativas sobre o currículo intensivo nas universidades.
I. O currículo intensivo corresponde a uma proposta de organização alternativa da didática acadêmica e engloba o educar pela pesquisa.
II. O impacto educativo deve ser a razão central da didática, refazendo a ambiência educativa no próprio processo de reconstruir o conhecimento, e não vindo depois do currículo ou fora da sala de aula.
III. O professor caracteriza-se como orientador do processo de questionamento reconstrutivo do aluno, sendo a aula apenas suporte secundário desse processo.
Estão corretas as afirmativas:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
À luz da legislação que rege a educação no DF e no Brasil, julgue os itens que se seguem. O currículo em movimento propõe que os conteúdos matemáticos não sejam organizados em blocos, pois isso dificulta a flexibilização das práticas pedagógicas e o trabalho multidisciplinar.
Dadas as afirmativas sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,
I. Está organizado em três volumes.
II. Faz uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil.
III. Discute os processos de construção da identidade e autonomia das crianças.
IV. Contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças.
verifica-se que estão corretas
Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,
I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.
II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar novas interações.
III. As crianças se desenvolvem em situações de interação social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Conforme a teoria da aprendizagem significativa, as ideias são expressas simbolicamente e interagem de maneira substantiva e não arbitrária com aquilo que o aprendiz já sabe. Nesse caso, substantiva quer dizer não literal, e não arbitrária significa que a interação não se dá com qualquer ideia prévia, mas, sim, com algum conhecimento especificamente relevante já existente na estrutura cognitiva do sujeito que aprende.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Segundo a teoria socioafetiva, o ato mental se desenvolve necessariamente a partir do ato motor, intermediado por um processo cuja explicação desenvolver-se-á mais adiante. Daí advém a afirmação de que essa teoria tem como eixo principal a motricidade.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Conforme a teoria da aprendizagem por descoberta, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação e, para isso, o indivíduo constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade. Essa teoria baseia-se nos pressupostos de que todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem da realidade supõe um esquema de assimilação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. A instrução programada é um processo linear que prevê uma atividade prática na qual a função do professor é apresentar um conjunto de conhecimentos para o aluno e reforçar positivamente as respostas desejáveis, a fim de estimulá-lo a continuar apresentando essas respostas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. A teoria da epistemologia genética defende que o conhecimento se constrói gradativamente, à medida que as estruturas mentais e cognitivas vão se organizando ao longo dos estágios de desenvolvimento da inteligência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...