Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das medidas que viabilizam o acesso de estudantes com deficiência ao currículo, a exemplo de modificações físicas e materiais na escola e na metodologia utilizada pelo professor, assinale a opção correta.

  • A. As ações que favorecem a aprendizagem na escola incluem a organização dos ambientes das salas de aula, a adequação de instrumentos de avaliação e a utilização de sistemas alternativos de comunicação.
  • B. Nas escolas, deve-se evitar a aplicação de uma pedagogia diferenciada como resposta à diversidade, sob pena de discriminação.
  • C. A realização de adaptações no currículo comum tem como objetivo atender, de forma geral, aos estudantes da educação especial.
  • D. De acordo com o paradigma da inclusão, estudantes com deficiência adaptam-se às condições escolares já existentes.
  • E. O plano de trabalho, quando for definido e eleito pelo coletivo escolar, não precisa ser subsidiado pelo projeto político-pedagógico da escola.

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de

  • A. realizar a complementação ou suplementação curricular por meio da utilização de procedimentos, de equipamentos e de materiais específicos.
  • B. concentrar os estudantes com necessidades educacionais especiais na única classe do ano escolar em que foram classificados, de modo que essa turma inteira se beneficie das diferenças.
  • C. identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem dos estudantes bem como detectar problemas de ensino-aprendizagem para, posteriormente, encaminhá-los para centros de atendimento especializados.
  • D. flexibilizar e adaptar o currículo, considerando o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos para atender aos estudantes com necessidades educacionais especiais.
  • E. ter na escola professores que saibam lidar com necessidades educacionais especiais, mas não necessariamente dispor de profissionais com especialização para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos.

Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD)

  • A. apresentam o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual.
  • B. têm perda bilateral, parcial ou total de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma.
  • C. apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realizam tarefas em áreas de seu interesse.
  • D. apresentam limitações nas habilidades adaptativas que não podem ser reparadas pela inclusão escolar imediata.
  • E. desenham muito bem e encontram-se exclusivamente na faixa etária compreendida entre oito e quatorze anos de idade.

Em relação ao AEE para altas habilidades/superdotação (AH/SD), assinale a opção correta.

  • A. Exame clínico realizado por neurologista é requisito para o ingresso do estudante com AH/SD no AEE.
  • B. A sala de recursos de AH/SD constitui-se em espaço de mediação entre os conhecimentos adquiridos pelo estudante no ensino regular e o desenvolvimento das suas potencialidades em áreas ou tópicos de seu interesse.
  • C. Cabe ao professor do AEE responsável pelo estudante com AH/SD realizar atendimento complementar ao da sala de aula comum.
  • D. O estudante que ingressa no programa de AEE para AH/SD deve permanecer inserido, durante a educação básica, no referido programa, já que este apresenta caráter permanente.
  • E. O estudante que ingressou no programa para AH/SD deve realizar atividades de enriquecimento, no mínimo, duas vezes por semana, preferencialmente no horário das atividades da classe comum.

Em relação ao atendimento especial especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), assinale a opção correta.

  • A. As atividades do AEE para o estudante com TGD substituem as atividades ofertadas na classe comum, sendo necessário somente que, no atendimento educacional especializado, sejam reforçados os conteúdos não compreendidos pelo estudante na sala de aula da classe comum.
  • B. O professor do AEE não deve compartilhar seu conhecimento a respeito do TGD com a comunidade escolar devido ao fato de todas as informações relacionadas a esse transtorno serem sigilosas.
  • C. Compete ao profissional do AEE atuar como docente nas atividades de suplementação curricular específica para o estudante com TGD.
  • D. O AEE para os estudantes com TGD deve acontecer, preferencialmente, no turno da classe comum e na própria instituição educacional.
  • E. As atribuições do professor do AEE incluem orientar os profissionais da escola quanto à utilização de recursos e à organização das rotinas de trabalho, de acordo com as peculiaridades de cada estudante e da escola.

Assinale a opção que corresponde ao transtorno que acomete o indivíduo habitualmente entre sete e vinte quatro meses de idade e é caracterizado por um desenvolvimento inicial, aparentemente normal, seguido da perda parcial ou completa de linguagem, da marcha e das habilidades com o uso das mãos, associado a um atraso no desenvolvimento craniano.

  • A. transtorno desintegrativo da infância
  • B. transtorno de Aspeger
  • C. autismo atípico
  • D. transtorno autista
  • E. transtorno de Rett

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM – VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam

  • A. comprometimento grave global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidade de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de esterotipias de comportamento, interesses e atividades.
  • B. duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual.
  • C. potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
  • D. incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas.
  • E. comprometimento do aparelho locomotor, o qual compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso.

No planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, o professor deve

  • A. estudar os termos científicos próprios das áreas específicas em LIBRAS para ensiná-los aos professores das classes comuns.
  • B. utilizar estratégias de dramatização e pantomima para que o aluno surdo permaneça relaxado e bem humorado durante o processo de ensino-aprendizagem.
  • C. manter uma relação pessoal afetiva com o aluno surdo, para que ele se sinta acolhido e valorizado.
  • D. identificar as habilidades e necessidades do aluno surdo para atendê-lo em aulas de reforço dos conteúdos que não foram compreendidos na classe regular.
  • E. estabelecer parceria com os professores da sala de aula comum para a discussão dos conteúdos curriculares.

O texto precedente é parte do depoimento de um aluno com cegueira congênita. Considerando esse relato como reflexo da experiência escolar de deficientes visuais, assinale a opção correta a respeito da comunicação entre o professor e o aluno com deficiência visual (baixa visão, cegueira congênita ou adquirida).

  • A. O aluno com cegueira congênita tem comprometimento da noção espacial, por isso é inadequado o professor empregar expressões de direção, como direita e esquerda, para se comunicar com esse aluno.
  • B. A afirmação de que o cego congênito tem dificuldade para entender símbolos e conceitos abstratos relaciona-se à experiência pessoal do autor do depoimento, pois são raras as queixas nesse aspecto.
  • C. Na transmissão de informações aos alunos deficientes visuais, o professor deve utilizar verbos associados à percepção sonora (ouçam, percebam) em lugar de verbos cujo significado remeta à percepção visual (vejam, olhem).
  • D. Ao falar com o aluno deficiente visual, em especial com os que têm cegueira congênita ou adquirida, o professor deve explicar e descrever cenas, imagens e situações cujo entendimento dependa de visualização.
  • E. É inadequado mencionar as cores para alunos com cegueira congênita, mesmo que associadas a elementos da natureza, aromas ou outras simbologias.

Com relação à atuação da equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais, no atendimento educacional especializado para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta.

  • A. O desenvolvimento e a seleção de atividades relacionadas ao perfil do estudante com deficiências múltiplas não exigem o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar, por serem responsabilidades dos profissionais da educação.
  • B. As intervenções do psicólogo possuem caráter preventivo e de apoio institucional, além de auxiliarem na organização e sistematização de ações da equipe pedagógica.
  • C. As oficinas de elaboração de currículo e de orientações para o apoio às limitações dos estudantes com deficiências múltiplas são atribuições exclusivas dos pedagogos.
  • D. As atividades prescritas pelos profissionais da saúde devem ser priorizadas em relação às atividades pedagógicas planejadas pelos demais membros da equipe multidisciplinar.
  • E. São atribuições exclusivas dos profissionais da educação a identificação das necessidades educacionais dos estudantes e a definição dos recursos necessários à sua inclusão.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...