Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à educação bilíngue de surdos, assinale a opção correta.

  • A. Ao incluir o tema sobre a modalidade escrita da língua portuguesa para surdos como conteúdo nos cursos de fonoaudiologia, a legislação obriga que os fonoaudiólogos tenham formação em letras.
  • B. Conforme legislação, a formação de professor de português como segunda língua pode ser feita pela inserção de uma disciplina no currículo.
  • C. Conforme legislação, os cursos de letras devem formar professores para o ensino e para a interpretação da LIBRAS em habilitação específica em nível de graduação.
  • D. A oferta de disciplina que ensina português como segunda língua para surdos é de natureza facultativa aos cursos de pedagogia.
  • E. O ensino da modalidade escrita da língua portuguesa para pessoas surdas deve seguir metodologia idêntica para todos os aprendizes.

Assinale a opção correta, a partir do texto apresentado.

  • A. A comunicação de oralizados considera o pensamento como uma estrutura da função educativa.
  • B. O oralismo é uma forma diferente de comunicação total, porque os surdos usam regras específicas da língua deles.
  • C. Entre os surdos, os oralizados são os que mais fazem uso de uma comunicação efetiva.
  • D. A comunicação total é um meio de comunicação proposto por especialistas que se ocupam da estruturação do pensamento.
  • E. O oralismo é um tipo de comunicação total que tem por função integrar e facilitar a veiculação de mensagens.

No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias.

Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. Em comunidades surdas, os ouvintes ainda são maioria e determinam o fluxo que deve ser seguido pela educação.
  • B. A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação não afeta o bom desempenho do estudante surdo nas atividades acadêmicas.
  • C. O ambiente escolar, quando hostil, desperta sentimentos que levam o indivíduo surdo a (re)produzir os comportamentos descritos no texto.
  • D. O discurso subjacente às situações descritas no texto denota que as pessoas surdas estão integradas a um ambiente de interação e inclusão.
  • E. Como a escola tem combatido mais fortemente o preconceito, o sentimento de solidão que comumente acomete as pessoas surdas foi extinguido do ambiente escolar, estando limitado, atualmente, ao ambiente familiar.

Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos.

  • A. Campanhas de erradicação do preconceito no ambiente escolar são suficientes para se garantirem a inclusão educacional e o respeito à singularidade dos estudantes.
  • B. A valorização das diferenças no ambiente educacional favorece apenas às pessoas sem deficiência, que ganham a oportunidade de conviver com o diferente nesses ambientes.
  • C. A valorização das diferenças e o convívio com o diferente no ambiente educacional promovem, além de respeito, o direito de os surdos serem atendidos em suas demandas.
  • D. As especificidades dos surdos no âmbito das demandas linguísticas, culturais e arquitetônicas são irrelevantes no discurso de inclusão.
  • E. A socialização dos estudantes surdos e não surdos é o único requisito para a inclusão educacional.

Tendo como referência inicial o texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. A concepção ouvintista é a mais adequada para abordar questões relativas à surdez, como, por exemplo, a falta de acessibilidade dos surdos ao direito de expressão garantido à sociedade ouvinte.
  • B. A postura ouvintista é uma postura de apoio ao sujeito surdo.
  • C. Os surdos criticam o ouvintismo porque desconhecem as possibilidades que ele oferece para torná-los cidadãos melhores.
  • D. O ouvintismo traz consigo um apelo à normalização da pessoa surda em todas as esferas da sociedade.
  • E. Todos os professores ouvintes da classe comum sentem-se despreparados para propiciar o aprendizado dos estudantes surdos.

Considerando esse depoimento como referência inicial, assinale a opção correta a respeito da inclusão de pessoas com deficiência.

  • A. Na concepção ouvintista, entende-se que o surdo não tem a possibilidade de se desenvolver tanto como o ouvinte.
  • B. O relato demonstra que chorar é uma alternativa eficaz para o convencimento das famílias de que o surdo aprende melhor em turmas exclusivas de estudantes surdos.
  • C. O comportamento arredio eventualmente apresentado pelo estudante na inclusão deve-se ao seu desconhecimento dos efeitos positivos que ela tem a oferecer-lhe.
  • D. O depoimento mostra que o surdo também tem uma percepção ouvintista da escola.
  • E. A reação da estudante pode ser explicada pelo fato de os surdos possuírem uma experiência visual com o mundo normalmente dissociada da experiência auditiva experimentada pelos ouvintes.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos

  • A. específicos em, no mínimo, dois componentes curriculares e fluência em LIBRAS.
  • B. específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
  • C. específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade oral como segunda língua.
  • D. no ensino da LIBRAS, ainda que rudimentares.
  • E. específicos em, no mínimo, três componentes curriculares.

I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas

  • A. nos itens II e III.
  • B. em todos os itens.
  • C. no item I.
  • D. no item III.
  • E. nos itens I e II.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva garante

  • A. a educação integral a todos os estudantes surdos matriculados em escolas bilíngues.
  • B. o acesso ao vestibular traduzido em LIBRAS para os candidatos surdos.
  • C. a formação de professores e demais profissionais da escola para o atendimento educacional especializado e para a educação inclusiva.
  • D. o transporte escolar gratuito para todos os estudantes surdos da educação básica.
  • E. a educação especial, em toda a educação básica, em classes bilíngues, com matrícula exclusiva para estudantes surdos.

Acerca da relação entre surdez, desenvolvimento da linguagem e aprendizagem na escola, assinale a opção correta.

  • A. Tradicionalmente, a identidade do surdo veio sendo construída com base na ideia de fracasso e de limitações educacionais.
  • B. A surdez congênita ou precoce não implica limitações de acesso à linguagem falada.
  • C. Os problemas tradicionais apontados como características da pessoa surda não são influenciados por condições educacionais.
  • D. Os estudantes surdos não apresentam limitações cognitivas inerentes à surdez, somente limitações de natureza afetiva.
  • E. A orientação dos pais de crianças surdas sobre aspectos linguísticos e culturais para a promoção da aprendizagem escolar do estudante surdo é sempre adequada no âmbito escolar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...