Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o texto 15A1AAA, assinale a opção correta em relação às atividades pedagógicas orientadas para o desenvolvimento do léxico em língua portuguesa escrita.

  • A. atividades de escrita contextualizada, a partir de um dado assunto
  • B. linguagens lúdicas para descoberta da escrita
  • C. leitura de texto escrito: texto – frases – palavras – sílabas – letras
  • D. dramatização, contextualização de situações vividas, aula-passeio, sessão de filmes
  • E. leitura de ícones, sinais, índices, símbolos e signos linguísticos

Considerando a ideia expressa no texto 15A1AAA, assinale a opção que apresenta atividades pedagógicas relativas à aquisição de linguagens nas fases iniciais de aprendizado da língua portuguesa.

  • A. desenho e estratégias fonéticas de alfabetização e letramento
  • B. sessão de filmes, interpretação e compreensão de textos
  • C. testes-problema, expressão corporal e facial
  • D. do texto ao desenho, interpretação por meio de desenhos, produção de gêneros textuais
  • E. expressão corporal, expressão artístico-cultural, dramatização, aula-passeio

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.

  • A. Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística.
  • B. Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula.
  • C. Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação.
  • D. Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível.
  • E. Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa.

O conceito de necessidades educacionais especiais

  • A. pressupõe a cura clínica como forma de inclusão.
  • B. é mais amplo que o conceito de deficiência.
  • C. contempla o atendimento de acordo com os interesses de cada aluno por determinada área do conhecimento, em respeito à identidade de cada um.
  • D. inclui a pessoa com dificuldade de aprendizagem temporária.
  • E. denomina um conjunto de pessoas com dificuldade de aprendizagem em um componente curricular, salvo as pessoas com transtornos funcionais.

A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais,

  • A. prevê que a formação inicial e continuada do professor deve contemplar conhecimentos atualizados para o exercício da docência, voltados para a justiça social.
  • B. prevê a obrigatoriedade de apresentação de laudo ou relatório médico ou de especialista para a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas regulares.
  • C. considera a educação indígena e quilombola uma questão distinta da questão da educação inclusiva.
  • D. aponta que o investimento na formação do professor é garantia suficiente de modificação do sistema educacional, de modo a torná-lo inclusivo.
  • E. prevê a eliminação de barreiras arquitetônicas como mecanismo obrigatório de acessibilidade ao ambiente escolar, considerando todos os demais facultativos por serem de caráter subjetivo.

Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Adotando-se o princípio da normalização, considera-se a deficiência uma característica da diversidade social e humana.
  • B. O princípio da normalização trata exclusivamente da intervenção médica.
  • C. Estudantes com superdotação/altas habilidades, não sendo considerados alunos com deficiência, não fazem jus ao atendimento educacional especializado (AEE).
  • D. O princípio da normalização corresponde ao princípio da inclusão, sendo a diferença entre ambos apenas terminológica.
  • E. Sob o enfoque da normalização, a educação especial deveria criar às pessoas com deficiência condições semelhantes, tanto quanto possível, às condições da sociedade consideradas normais.

A pedagogia da diversidade visa

  • A. inserir seletivamente alunos deficientes no ensino regular, desde que eles se adaptem aos parâmetros da realidade dos alunos considerados normais.
  • B. tornar normais as relações entre os diversos grupos sociais.
  • C. promover a caridade a diferentes grupos sociais.
  • D. acolher os indivíduos independentemente de suas características físicas, sociais e culturais, de forma a universalizar o acesso à educação a todos.
  • E. à inclusão de grupos considerados excepcionais — superdotados ou deficientes.

Um currículo acessível para todos possibilita desenvolvimento e aprendizagem aos alunos e alunas a todo o momento. Considerando essa posição teórica, alicerçada nas ideias de Vigotsky, assinale a opção correta.

  • A. Todo estudante com deficiência tem direito a acessar universalmente os conhecimentos mínimos, acionando as redes de apoio necessárias e as tecnologias de informação que o auxiliem em seu processo de aprendizagem.
  • B. Mais importante que o currículo é o conteúdo oferecido aos estudantes.
  • C. Os tempos, o espaço físico da escola, a relação família-escola e o atendimento educacional especializado oferecido pelas salas de recursos multifuncionais podem ser pensados separadamente e independentemente do sujeito, pois todos aprendem de forma semelhante.
  • D. Os professores são os profissionais que organizam os processos desenvolvimento e aprendizagem em suas turmas, independentemente do interesse do aluno.
  • E. Um currículo acessível precisa estar vinculado ao nível socioeconômico de cada estudante e adequar-se a essa realidade.

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado, assinale a opção correta, a respeito do assunto nele abordado.

  • A. A inclusão digital oferece condições de comunicação acessível às pessoas cegas, autistas, com paralisia cerebral, deficiência física ou múltipla.
  • B. O acesso às novas tecnologias digitais não se configura como direito das pessoas com deficiência nem sequer é porta de entrada ao mundo da informação acessível e democrática.
  • C. O percurso formativo docente em tecnologias digitais não caracteriza elemento de democratização das tecnologias da informação para alunos com deficiência.
  • D. No espaço escolar, as tecnologias da informação pouco ou nada contribuem para a comunicação das pessoas com deficiência.
  • E. As tecnologias de comunicação surgem para dar condições aos professores de ratificarem seu poder docente.

A respeito de questões relativas à sexualidade da pessoa com deficiência, assinale a opção correta.

  • A. Os meios sociofamiliar, escolar e social pouco influenciam no desenvolvimento da sexualidade da pessoa com deficiência.
  • B. Dificilmente uma pessoa com deficiência terá uma vida sexual regular, devido a todas as impossibilidades físicas, psíquicas e preconceitos implicados nessa temática.
  • C. A sexualidade implica desenvolvimento integral do ser humano e está ligada ao amor, à ternura, ao sexo e à atração; portanto, pessoas com deficiência podem e devem ter formas de expressão de sua sexualidade, incluindo uma vida sexual ativa.
  • D. O fato de o papel primordial do sexo ser a conservação da espécie faz que a pessoa com deficiência se satisfaça apenas com a função social da sexualidade e a entenda como expressão cultural e artística.
  • E. Pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência sentem e vivem suas sexualidades de formas diferentes; portanto, não há necessidade de a escola abordar essa temática com as pessoas com deficiência.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...