Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem. Em relação às tecnologias da informação e comunicação (TIC), que podem trazer dados, imagens e resumos de forma rápida e atraente, a aquisição de informações e de dados pelo aluno depende cada vez menos do professor, cabendo ao professor o papel de ajudá-lo a interpretar, relacionar e contextualizar esses dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem. Na perspectiva do currículo, sua transposição à prática depende tão-somente da identificação dos elementos culturais produzidos pela humanidade, distinguindo entre o essencial e o acidental, o principal e o secundário, o fundamental e o acessório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos. O trabalho pedagógico ganha materialidade nas ações por meio do planejamento da escola em geral e do currículo em particular, do processo de ensinar e aprender e da avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos. Um ponto prescindível do planejamento escolar é a filosofia que se pretende adotar para a educação que se quer oferecer, considerando o conjunto de princípios que evidenciam o valor da pessoa e da escola na sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos. No processo de planejamento e organização do trabalho pedagógico, as ações estão circunstanciadas no âmbito dos vários elementos que compõem o universo escolar, devendo ser dada importância máxima àquelas circunscritas à prática pedagógica do professor e à sua formação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do tema relacionado a essa frase, de Vigotsky, assinale a opção correta.

  • A. A Base Nacional Comum Curricular define brincadeira como brincar e se expressar.
  • B. Brincar é um direito de aprendizagem.
  • C. Na educação infantil, a alteração de regras nas brincadeiras não é permitida, pois se deve prezar pela assimilação de regras e obediência.
  • D. Brincar não estimula o desenvolvimento intelectual da criança.
  • E. O binômio brinquedo e brincadeira está relacionado somente ao incentivo à leitura.

No que diz respeito a brincadeira, educação e infância, assinale a opção correta.

  • A. O professor deve usar as brincadeiras como recursos didáticos, pois, dessa forma, valoriza e estimula da melhor forma possível a imaginação das crianças.
  • B. A heterogeneidade do público das creches e pré-escolas é pré-requisito suficiente para que haja autonomia no modo de integração das experiências.
  • C. Considerando-se que, de acordo com Piaget, brincar é o trabalho da infância, infere-se que brincar se restringe a um tempo determinado: a infância.
  • D. A liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais garante valores éticos às práticas pedagógicas, mesmo que isso enseje confrontos de diferentes culturas no alunado.
  • E. Brincadeira é um eixo norteador para as práticas pedagógicas, de modo que possibilita a autonomia das crianças, como, por exemplo, em ações de cuidado pessoal.

Tendo como referência as ideias de Piaget expressas no texto precedente e com base nas teorias pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A. Em todas as propostas de leitura, o aluno deve ler o texto silenciosamente, com antecedência, uma ou várias vezes.
  • B. Na leitura colaborativa, busca-se um significado e também inadequações e erros, como em uma revisão; tais atividades devem ser desenvolvidas simultaneamente, conforme as orientações do professor.
  • C. Segundo os PCN, trabalho de leitura sequenciado corresponde a situações didáticas propostas com regularidade e voltadas para a formação de uma atitude favorável à leitura.
  • D. Na leitura colaborativa, o educador percebe o grau de conhecimento linguístico que o alunado possui para a construção de significados no texto.
  • E. Sarau é uma das propostas atuais que o professor pode utilizar para prender a atenção dos alunos, uma vez que ajuda no trabalho, principalmente com a fluência leitora em textos de prosa.

No que diz respeito à competência leitora relacionada aos conceitos de letramento, leitura e alfabetização, assinale a opção correta.

  • A. Para o desenvolvimento eficaz da competência leitora, é importante que os textos não sejam adaptados, embora possam ser preferencialmente textos não originais.
  • B. Os gêneros textuais devem ser considerados em função de determinados projetos de trabalho, para que a competência leitora seja desenvolvida.
  • C. Os contos de fadas sempre tiveram as mesmas características e objetivos ao longo da história da literatura.
  • D. O professor deve utilizar textos diversos, inclusive fragmentos, bem como adequar os assuntos à faixa etária do alunado.
  • E. Trabalhar com uma menor diversidade de gênero faz o aluno desenvolver melhor as habilidades de leitura.

A partir do texto precedente, assinale a opção correta com relação à leitura e à escrita na educação infantil.

  • A. Mesmo que as crianças não conheçam nenhuma letra, é possível realizar leitura de ilustrações e acompanhar com elas um texto, graças a algumas de suas habilidades sensoriais.
  • B. O ato de contar histórias substitui a leitura do livro.
  • C. Cada leitor faz uma leitura e a entrelaça com suas próprias experiências práticas, mas sem atribuir a isso um significado.
  • D. A literatura infantil sempre esteve presente antes da escrita, mas não antes da leitura.
  • E. Cantigas de ninar, textos de brincadeiras de roda ou contações de histórias não são consideradas literatura infantil.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...