Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as ideias de Maria Montessori expressas no texto precedente, assinale a opção correta, a respeito da leitura e da escrita na educação infantil.

  • A. Maria Montessori é contrária à manipulação dos materiais, a fim de não cansar e não chatear as crianças.
  • B. Segundo Montessori, em suas tarefas, o professor, no cumprimento de seu papel de mediador, deve interferir nas atividades das crianças.
  • C. No método Montessori, o aprendizado da leitura e da escrita se inicia quando as crianças completam seis anos de idade.
  • D. No método de alfabetização Montessori, dissocia-se a letra do som, para tornar o processo menos abstrato.
  • E. As ideias de Montessori se coadunam com as de Paulo Freire no que diz respeito aos conceitos de leitura.

Tendo o texto 5A4AAA como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, devem-se considerar as práticas sociais e experiências diversas quando da organização das práticas de linguagem.
  • B. Os contos de fadas possuem caráter meramente abstrato, por trabalhar com conceitos não sociais.
  • C. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o componente língua portuguesa desvincula-se da atuação social e passa a dar ênfase à prosa literária, como forma de preservar textos clássicos.
  • D. Infere-se do texto que o objetivo de levar um clássico da literatura infantil para casa se resume a mostrar aos pais dos alunos a importância da atividade em família.
  • E. Depreende-se do texto que, na educação infantil, os textos literários são mais importantes que outros tipos de textos.

Com base no texto 5A4AAA, assinale a opção correta.

  • A. As práticas pedagógicas do CEI Hilca Schnaider dão sinais de oposição ao seguinte conceito de leitura e letramento defendido pela educadora Magda Soares: É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças.
  • B. Do trecho ‘o maior objetivo é que os pais percebam a qualidade das histórias que estão sendo trabalhadas com seus filhos’ (segundo parágrafo), concluiu-se que a progressão das crianças fica em segundo plano nos objetivos das atividades do CEI Olga Bremer.
  • C. Os alunos no CEI Olga Bremer praticam a atividade de leitura como atividade extraescolar.
  • D. No CEI Hilca Schnaider, as crianças não possuem liberdade de escolha dos livros, uma vez que passam por um processo semelhante a uma subida de “degraus” para o acesso à leitura.
  • E. O texto relata diferentes realidades nos dois CEI: no primeiro, há uma situação de familiarização da criança com o livro e a leitura; no segundo, esse processo inexiste.

No que concerne à organização de conteúdos e a sua aplicação, assinale a opção correta.

  • A. A duração de uma sequência de atividades pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de suas etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado.
  • B. O conceito de atividade permanente está relacionado ao fato de a criança, ao final de um projeto, aprender porque participou e resolveu problemas diversos.
  • C. As orientações constantes no referencial curricular não representam um modelo fechado que define um padrão único de intervenção.
  • D. Pintura e modelagem são conceituadas como atividades de trabalho básicas e cognitivas.
  • E. Rodas de histórias e de conversas são classificadas como atividades orais permanentes cognitivas.

Acerca das modalidades organizativas dos conteúdos e seus respectivos produtos, assinale a opção correta.

  • A. Atividades encadeadas, continuadas e diversificadas são classificadas como sequências didáticas.
  • B. Desenho, pintura e modelagem não estão incluídos no referencial curricular como áreas de conhecimento, sendo consideradas atividades de importância secundária.
  • C. Atividade permanente é um conjunto de ações para a elaboração de um produto final a ser usado pela comunidade escolar.
  • D. Projeto didático é uma série de atividades que envolvem um mesmo conteúdo, planejadas com ordem crescente de dificuldade.
  • E. Sequência didática é uma série de atividades que envolvem conteúdos diversos e que faz parte do planejamento didático menor.

A respeito da formação continuada dos profissionais da educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. É vedada a participação dos professores da rede municipal de educação infantil em eventos de formação continuada que se realizem fora da escola onde eles trabalhem.
  • B. Os conhecimentos promovidos pelos cursos de formação continuada para professores da educação infantil restringem-se a noções de sabedoria experiencial e técnicas de criatividade.
  • C. Trata-se de um treinamento técnico, no qual o professor aprende a aplicar em sala de aula os procedimentos dispostos nos manuais que recebe da secretaria municipal de educação.
  • D. A formação continuada auxilia o professor a compreender o que está dando certo ou não em sua prática pedagógica.
  • E. A formação continuada constitui um concurso para os professores aprenderem a lidar com crianças portadoras de necessidades especiais.

Para realizar um processo de avaliação autêntica e significativa na educação infantil, que considere as experiências reais de cada criança em particular, o professor deve

  • A. distinguir os momentos de aprendizagem das crianças dos momentos de avaliação da aprendizagem.
  • B. valorizar unicamente os resultados finais alcançados pelas crianças na avaliação da aprendizagem.
  • C. criar e democratizar espaços para participação das crianças e suas famílias.
  • D. utilizar somente instrumentos formais para avaliar a aprendizagem das crianças.
  • E. dar atenção às habilidades e competências que ainda não foram alcançadas pelas crianças.

Com relação ao cotidiano escolar e sua relação com a sociedade, assinale a opção correta.

  • A. O professor deve valorizar o saber formal em detrimento de outros letramentos, para ajudar a criança a construir uma identidade cultural de maior aceitação social.
  • B. As escolas de educação infantil localizadas em uma mesma região devem uniformizar suas propostas e ideias pedagógicas, em respeito à comunidade que atendem.
  • C. Os problemas de comportamento das crianças em sala de aula são desvinculados da experiência particular e dos conhecimentos prévios delas.
  • D. Cabe ao professor despertar na criança o desejo de aprender e buscar meios de renovar seu prazer em ensinar.
  • E. Toda prática pedagógica na educação infantil é eminentemente neutra, o que facilita a interação entre os participantes da escola.

O uso de multimídia educativa na educação infantil

  • A. deve ser evitado, por ser pouco eficaz para a aprendizagem de conteúdos para crianças dessa faixa etária.
  • B. é inadequado, pois as crianças não têm maturidade para manipular novas tecnologias.
  • C. contribui para a formação leitora das crianças.
  • D. deve ser evitado, porque dispersa a atenção das crianças.
  • E. depende de autorização das famílias das crianças.

Na educação infantil, a metodologia de projetos contribui para

  • A. a escola pública estabelecer parcerias com programas de organização não governamental de natureza social.
  • B. as famílias definirem o que a escola deve ensinar a seus filhos.
  • C. os participantes da comunidade escolar aprenderem uns com os outros, de modo que a escola se torne uma instituição aberta.
  • D. alterar a função do professor, que se transforma em aplicador das atividades para as crianças.
  • E. o gestor decidir, por si só, como será o projeto a ser desenvolvido na escola.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...