Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do projeto político-pedagógico (PPP) da escola de educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. O PPP é um plano global da escola que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar naquela instituição e, por isso, deve ser construído coletivamente.
  • B. As escolas de educação infantil situadas dentro de um mesmo município podem ter o mesmo PPP, porque os conteúdos nelas ensinados são iguais.
  • C. Como a construção do PPP é de responsabilidade dos professores, o processo de elaboração desse documento deve ser coordenado pelos gestores da escola.
  • D. O PPP é um documento que sistematiza de modo definitivo e permanente ações educativas que compõem o planejamento da escola de educação infantil.
  • E. O intuito da construção do PPP é cumprir as regras da burocracia das escolas de educação infantil, com a elaboração de planos e documentos.

No que se refere à elaboração do plano global de médio prazo do processo de planejamento, assinale a opção correta.

  • A. O marco situacional é aquele no qual a escola assume uma proposta político-social e apresenta sua fundamentação.
  • B. O marco operativo é aquele no qual a instituição firma o ideal de sua prática dentro de seu campo de ação.
  • C. Os marcos doutrinal, situacional e referencial são subdivisões do marco operatório.
  • D. O marco referencial corresponde à afirmação da instituição como parte integrante da sociedade.
  • E. A delimitação da atuação da escola em uma realidade complexa corresponde ao marco doutrinal.

Define-se planejamento educacional como

  • A. execução de ações educativas que independem de elaboração teórica.
  • B. apresentação sistematizada e justificada das decisões relativas às ações a serem realizadas.
  • C. diagnóstico da realidade educacional para a identificação das dificuldades existentes e de suas causas.
  • D. processo de racionalização, organização e coordenação da prática docente.
  • E. preenchimento de formulários administrativos de rotina pelo professor.

Assinale a opção correta a respeito da concepção e da função sociocultural da escola.

  • A. Os docentes devem identificar as relações sociais e reforçá-las em sala de aula, demonstrando respeito pela cultura local e atendendo, assim, a uma das funções sociais da escola.
  • B. A escola deve assumir uma posição político-partidária e incentivar a comunidade escolar a concordar com ela, como forma de modificação do contexto social.
  • C. A escola tem como função exclusiva transmitir os conteúdos de aprendizagem de forma correta, por meio da metodologia apropriada para o aprendizado dos estudantes.
  • D. Os professores, a equipe técnica e os funcionários devem discutir coletivamente suas concepções individuais a respeito da função social da escola para que possam trabalhar com os mesmos objetivos.
  • E. A principal função da escola é desenvolver as habilidades individuais, por meio de exercícios e ações de capacitação técnica, para que os indivíduos possam ter um desempenho favorável no mercado de trabalho.

A educação deve ser mediadora de um projeto social. Entre outras instâncias sociais, a escola deve adotar a dialética como metodologia e, por meio da troca de ideias, propor um modelo ideal de sociedade.

Assinale a opção que apresenta a afirmação que resume a concepção de educação exposta no excerto acima.

  • A. A educação promove a harmonia social por meio de projeto realista para a sociedade.
  • B. Cabe à escola impor novas ideias à sociedade.
  • C. A escola deve negar os fatores socioeconômicos e culturais.
  • D. A sociedade pode ser transformada pela educação.
  • E. A educação deve reproduzir o modelo social vigente.

Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, assinale a opção correta.

  • A. Conforme Paulo Freire, a visão ingênua da sociedade é de suma importância para homens e mulheres da classe popular serem libertos.
  • B. De acordo com Anísio Teixeira, a responsabilidade da escola relaciona-se com a instrução de homens dóceis para anular todo tipo de opressão social.
  • C. A filosofia, a história e a sociologia da educação oferecem poucos elementos para o entendimento da dinâmica escolar.
  • D. As pesquisas que envolvem educação e sociedade enfraquecem as atuais políticas públicas destinadas à educação infantil.
  • E. A evolução da educação está ligada à evolução da própria sociedade.

Considerando a organização do trabalho na escola pública, assinale a opção correta.

  • A. O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais difícil e complexo para o alcance das novas finalidades da educação escolar.
  • B. É tarefa dos pais de alunos trazerem a ciência pedagógica para o trabalho coletivo desenvolvido na escola.
  • C. O projeto político-pedagógico, o trabalho coletivo e o conhecimento da ciência pedagógica são princípios fundamentais para a organização do trabalho na escola pública.
  • D. A organização da escola é competência unicamente do Estado, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
  • E. O projeto político-pedagógico resulta da construção individual dos atores da educação escolar.

A partir do texto precedente, assinale a opção correta, acerca das teorias crítico-reprodutivistas.

  • A. Os aparelhos ideológicos do Estado funcionam massivamente pelos rituais econômicos e políticos e, secundariamente, pelos rituais educativos.
  • B. Incluem-se entre as teorias crítico-reprodutivistas a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, a teoria da escola como aparelho ideológico de Estado (AIE) e a teoria da escola dualista.
  • C. A teoria do sistema de ensino como violência simbólica foi desenvolvida por Althusser.
  • D. O termo violência simbólica relaciona-se à ideia de que toda e qualquer sociedade se estrutura como um sistema de relações de força emocional cujo papel é enfraquecer, por dissimulação, as relações de força material.
  • E. Os autores que defendem a teoria da escola dualista se empenham em mostrar que a escola, embora pareça unitária e unificadora, é dividida em duas grandes redes, a rede pública e a rede privada.

A reordenação do processo educativo com base no pressuposto da neutralidade científica e nos princípios de racionalidade, da eficiência e da produtividade é defendida pela

  • A. pedagogia crítico-social dos conteúdos.
  • B. tendência pedagógica renovada não diretiva.
  • C. tendência pedagógica renovada progressivista.
  • D. pedagogia tradicional.
  • E. pedagogia tecnicista.

No ensino de ciências em sala de aula, comumente se recorre à utilização de modelos, que podem ser construídos em forma de desenhos, gráficos ou outros recursos que facilitem o entendimento de diferentes processos. Acerca da utilização de modelos nas aulas de ciências, assinale a opção correta.

  • A. Em sala de aula, a utilização de mais de um modelo de representação para uma mesma entidade é considerado inadequado, pois confunde o aluno e dificulta seu entendimento acerca do assunto.
  • B. Modelos, até mesmo os estabelecidos e aceitos pela comunidade científica, são representações parciais da realidade, e o professor deve esclarecer isso aos alunos.
  • C. Modelos que não tenham semelhança visual com o objeto modelado não possuem função prática para a educação.
  • D. A construção de modelos com finalidades didáticas deve ser feita por cientistas e profundos conhecedores das teorias.
  • E. O professor deve evitar o emprego do modo gestual de representação, que faz uso do corpo humano, para expressar modelos em sala de aula.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...