Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem).” (LIBÂNEO: 1994)
Segundo o autor, ao elencar os objetivos o professor deve:
I. Observar uma sequência lógica, de forma que os conceitos e habilidades estejam inter-relacionados, possibilitando aos alunos uma compreensão de conjunto. II. Expressar os objetivos com clareza, de modo que sejam compreensíveis aos alunos e permitam, assim, que eles introjetem os objetivos do ensino como objetivos seus. III. Desvincular os objetivos específicos dos objetivos gerais para poder analisar as situações concretas nas quais os alunos estão inseridos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

São características das metodologias ativas:
I. Aprendizagem por descoberta. II. Resolução de problemas. III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Lei Federal n.º 11.494/2007 – FUNDEB, em seu art. 40 garante que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão implantar planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica, de modo a assegurar:
I – A remuneração condigna dos profissionais na educação básica da rede pública. II – Integração entre o trabalho individual e a proposta pedagógica da escola. III - A melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas a afirmativa I está correta.

    B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    C) Nenhuma afirmativa está correta

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O Conselho Nacional de Educação é composto pelas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, com atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação. A Câmara de Educação Superior tem, entre suas atribuições,

    A) deliberar sobre os estatutos das universidades e o regimento das demais instituições de educação superior que fazem parte do sistema federal de ensino.

    B) estabelecer a hierarquia entre a Câmara de Educação Básica e a Câmara de Educação Superior, de acordo com a relevância de suas competências.

    C) promover o processo de avaliação da qualidade das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

    D) analisar e fazer cumprir as questões relativas à aplicação da legislação referente à educação superior.

As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Superior definem as habilidades e competências a serem adquiridas pelo aluno durante a sua formação no curso de graduação e são

    A) indicações de tópicos ou campos de estudo e demais experiências de ensino-aprendizagem para a fixação de conteúdos específicos com cargas horárias pré-determinadas.

    B) materializadas em um conjunto de atividades previstas nos projetos pedagógicos dos cursos nas instituições de Educação Superior, delineando o perfil desejado do aluno egresso.

    C) utilizadas para a formação de um profissional capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias e a exercer atuação criativa na identificação e resolução de problemas.

    D) orientações para a formação de um profissional com perfil generalista, humanista, competente e crítico.

As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e podem ser classificadas em dois grandes grupos: Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. A Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos considera que

    A) o método parte de uma relação direta da experiência do aluno, confrontada com o saber sistematizado, e o papel do aluno como participador e o do professor como mediador entre o saber e o aluno.

    B) o método é desenvolvido por meio de experiências, pesquisa e solução de problemas e o professor é auxiliador no desenvolvimento livre do estudante.

    C)

    o método é baseado na facilitação da aprendizagem, a educação centralizada no aluno e o professor é que garantirá um relacionamento de respeito.



    D) os procedimentos e as técnicas para a transmissão e recepção de informações estabelecem uma relação professor-aluno objetiva, em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.

A ação pedagógica é voltada para a educação do homem integral, em todas as suas dimensões e assume ora caráter normativo, ora compreensivo, apropriando-se de diferentes correntes filosóficas, como o pós-estruturalismo, o estruturalismo, o existencialismo, o idealismo, o positivismo e o materialismo, entre outras. O existencialismo

    A) questiona e desconstrói os modelos pedagógicos e educacionais construídos pelo homem até a atualidade.

    B)

    ajuda na compreensão da educação como parte de uma estrutura e auxilia a compreender os seus mecanismos de coerção e de alimentação do sistema.



    C) afirma que a escola passa a ser vista como uma instância de transformação social, tendo assim um papel fundamental na vida do indivíduo.

    D) defende que o professor desenvolve a autonomia dentro da educação, mas também uma relação de responsabilidade com seus alunos.

Entende-se por responsabilidade social as ações que levam uma instituição a comprometer-se com a comunidade onde se insere, através de projetos que acenem para o desenvolvimento social, econômico e cultural. No Brasil, a Universidade assume sua responsabilidade social, ao

    A) privilegiar atividades de ensino e pesquisa que tenham aplicação direta e prática no contexto social, tendo em vista a superação de carências ali encontradas.

    B) colocar o ensino, a pesquisa e a extensão a serviço do desenvolvimento social e cultural e da melhoria da qualidade de vida e da ascensão econômica da população.

    C) promover a democratização do conhecimento acadêmico e a participação da comunidade na atuação da Universidade, favorecendo a visão integrada do contexto social.

    D) produzir conhecimento, pesquisa e extensão, confiança, recursos econômicos e esperança de uma comunidade, muitas vezes, carente de desenvolvimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...