Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Depois de formada no ensino médio, no curso normal, Fernanda foi procurar emprego em uma escola de educação infantil. Para avaliar a possibilidade de contratá-la, a diretora se baseou no artigo 62 da LDBEN e na Lei n° 3.415/2017, que determina, sobre a formação de docentes:

    A) É feita exclusivamente em nível superior, em curso de licenciatura plena.

    B) É feita obrigatoriamente em nível médio, na modalidade normal.

    C) Não obriga que se tenha curso superior, para a educação infantil, exigência obrigatória apenas para quem atuar no magistério do ensino fundamental.

    D) Deve ser feita obrigatoriamente em nível superior, tanto para atuar na educação infantil quanto para trabalhar no ensino fundamental.

    E) É feita em nível superior, admitida como formação mínima à oferecida em nível médio, na modalidade normal.

Uma professora comunica ao diretor que um de seus alunos tem vindo à escola com marcas corporais de castigo físico e que a criança reportou passar por maus tratos. Frente a isso, a escola deve, obrigatoriamente,

    A) comunicar à delegacia de polícia da localidade, para prisão imediata dos responsáveis.

    B) comunicar à diretoria de ensino da localidade, que tomará providências cabíveis, uma vez que é responsável pela supervisão da escola.

    C) chamar os pais ou responsáveis pelo aluno, inicialmente, para conversar e procurar resolver o caso sem a necessidade de acionar outros órgãos.

    D) comunicar à vara da infância e juventude, que abrirá inquérito para apurar o caso.

    E) comunicar ao conselho tutelar da localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

As democracias, sendo regimes de igualdade social e povos unificados, isto é, com igualdade de direitos individuais e sistema de governo de sufrágio universal, não podem prescindir de uma sólida educação comum, a ser dada na escola primária, de currículo completo e dia letivo integral, destinada a preparar o cidadão nacional e o trabalhador ainda não qualificado e, além disto, estabelecer a base igualitária de oportunidades, de onde irão partir todos, sem limitações hereditárias ou quaisquer outras, para os múltiplos e diversos tipos de educação semiespecializada e especializada, ulteriores à educação primária.

(Adaptado de: Anísio Teixeira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 26, n. 64, out.-dez. 1956)


Considerando o teor do texto e o conjunto da atuação de seu autor na esfera das políticas educacionais no Brasil,

    A) nas democracias as oportunidades de ensino são iguais para todos.

    B) se defende uma educação democrática para o trabalho.

    C) é feita uma defesa da escola pública universal gratuita.

    D) a educação integral não pode prescindir de um regime político de igualdade social.

    E) a educação democrática só é compatível com a escola primária.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é formado por recursos tributários arrecadados em estados e municípios, com complemento de 10% da União.

Criado em 2006 e previsto para se encerrar em 2020, tramita no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tem por objetivo tornar o Fundeb permanente.

A percepção, hoje, é de que, mesmo que o Fundeb não seja suficiente para os saltos pretendidos na educação pública brasileira, seu término pode decretar o fechamento de milhares de escolas.

(Adaptado de: https://www.hojeemdia.com.br)


Considerando o que se afirma no texto e o funcionamento do Fundeb no financiamento da educação,

    A) o encerramento do Fundeb garante maior eficiência para a educação nos estados e municípios.

    B) a permanência do Fundeb estará vinculada ao fechamento de milhares de escolas e sua privatização.

    C) os valores arrecadados pelos estados e municípios limitam o financiamento da educação nessas instâncias.

    D) a arrecadação de tributos varia de acordo com o custo por aluno nos estados e municípios.

    E) a vinculação constitucional de recursos se apresenta como um instrumento para a garantia do direito à educação.

A Emenda Constitucional n° 14/96 criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Do ponto de vista operacional, o Fundef era uma conta no Banco do Brasil, existente em cada Estado e no Distrito Federal.

(Adaptado de: NUNES, Alynne Nayara Ferreira. Financiamento da educação básica no Brasil. Disponível em: http://www.revistas.usp.br)


Sobre o critério de distribuição de recursos do Fundef,

    A) ocorre de acordo com a quantidade de alunos matriculados na rede.

    B) é aplicado de acordo com a arrecadação dos estados e municípios.

    C) está limitado a 10% para os municípios e 20% para os estados.

    D) as escolas têm prazo de 14 anos para receber recursos do Fundef.

    E) está limitado pelo custo individual por aluno nos municípios.

Questionados sobre os motivos pelos quais ainda não se alfabetiza na língua indígena nas escolas das aldeias, os professores alegam que o diretor ou os gestores municipais não apoiam a educação escolar indígena. Outro argumento comum é a pressão dos pais de alunos, que esperam da escola a preparação de seus filhos para um contexto urbano no qual a língua dominante é a língua portuguesa, pensando em posições de trabalho mais rentáveis.

(Adaptado de: Sousa, N. M.; Souza, T. “Saberes indígenas: vivência e convivência”. Revista Humanidades e Inovação, v. 4, n. 3, 2017)


De acordo com o texto,

    A) cabe ao governo federal fiscalizar e normatizar o funcionamento das escolas indígenas.

    B) cabe aos órgãos e gestores públicos garantir que se coloque em prática a legislação sobre a educação escolar indígena.

    C) a participação da comunidade é determinante para definir o programa escolar indígena.

    D) a educação escolar indígena tem o papel de fazer a aculturação das aldeias para o ambiente urbano.

    E) os gestores municipais advindos de aldeias indígenas colocariam em prática a legislação com mais eficiência

O artigo 211, da Constituição Federal de 1998, considera o princípio de descentralização ao dispor sobre a organização dos sistemas de ensino no país. De acordo com o texto constitucional,

    A) incumbe à federação financiar os estados e municípios nos níveis fundamental e médio.

    B) os estados e o Distrito Federal atuam prioritariamente sobre os níveis fundamental e médio.

    C) a educação especial e supletiva é responsabilidade dos municípios.

    D) as instituições públicas federais se destinam exclusivamente ao ensino superior e à pesquisa.

    E) o âmbito municipal de ensino tem como principal objetivo a equalização de oportunidades educacionais.

O objeto da Didática diz respeito ao processo de compreensão, problematização e proposição acerca do ensino, sendo este entendido como o processo de fazer aprender alguma coisa a alguém, marcado pela mediação e pela dupla transitividade. Dessa forma, o processo de ensinar incorpora em si mesmo o processo de aprender, constituindo-se como um único processo com movimentos distintos (ensinagem e aprendizagem), porém indissociáveis. Trata-se de favorecer ao professor em formação e em atuação condições de propor formas de mediação da prática pedagógica, fundamentadas por concepções que permitam situar a função social de tais mediações. Não se trata, pois, de enfatizar o como fazer, porém o como fazer (mediação) em articulação ao por que fazer (intencionalidade pedagógica), condição intrínseca da Didática fundamental.

(Adaptado de: CRUZ, G. B.; André, M. E. D. A. "Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores". Educação em Revista, vol. 30, n. 4, out.-dez. 2014.)


Na situação exposta pelo texto,

    A) dupla transitividade corresponde à definição didática de que o professor ensina e o aluno aprende.

    B) concepções que permitam situar a função social de tais mediações (linhas 5 e 6) é equivalente à intencionalidade pedagógica implicada na didática.

    C) propor formas de medição da prática pedagógica (linha 5) significa que o professor mediador é aquele que propõe formas de mediação de conflitos no ambiente pedagógico.

    D) como fazer e por que fazer constituem dois movimentos dissociados na aprendizagem de um conteúdo.

    E) o professor em formação deve aprender técnicas de mediação eficientes em qualquer situação de aprendizagem.

Basicamente, estamos sempre educando para um mundo que ou já está fora dos eixos ou para aí caminha, pois é essa a situação humana básica, em que o mundo é criado por mãos mortais e serve de lar aos mortais durante tempo limitado. O mundo, visto que feito por mortais, se desgasta e, dado que seus habitantes mudam continuamente, corre o risco de tornar-se mortal como eles.

(Adaptado de: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro, 2003, p. 243)


A partir dos fundamentos filosóficos expressos no trecho,

    A) é tarefa da educação transmitir os conhecimentos pelos quais a humanidade tem apreço, a fim de preservá-los ao longo das gerações.

    B) a educação deve se transformar para se adequar, a cada geração, aos conhecimentos considerados relevantes pelas novas pessoas.

    C) num mundo mortal, habitado por pessoas que mudam constantemente, a educação se torna limitada e se desgasta

    D) educar é tornar-se mortal, adequando-se a um mundo que em essência é mortal.

    E) entre o passado e o futuro reside uma esperança de que as novas gerações construam um mundo imortal.

Considerando que o público das classes de EJA é de pessoas entre 20 e 75 anos de idade, fica evidente que o termo "folhinha" usado pela professora deve causar estranhamento ao grupo. Além disso, o uso do diminutivo relembra permanentemente ao aluno da EJA que o lugar que ele ocupa naquela classe configura uma distorção. A organização dos conteúdos a serem trabalhados e os modos de abordagem seguem as propostas desenvolvidas para as crianças do ensino regular, e a linguagem utilizada pelo professorado infantiliza pessoas que, se não puderam ir à escola, tiveram e têm uma vida rica em aprendizagens que mereceriam maior atenção.

(Adaptado de: OLIVEIRA, I. B. "Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA". Educar, n. 289, pp. 83-100. Curitiba, 2007)


De acordo com a situação problematizada no texto,

    A) os alunos deveriam expor sua experiência de vida para as crianças do ensino regular.

    B) o uso de uma linguagem infantil denota o desconhecimento do docente a respeito da seleção e organização de saberes para o seu público.

    C) a centralidade dos conteúdos acadêmicos no currículo de EJA é motivada pela otimização do tempo: não ensinar o que os alunos já sabem.

    D) a distorção (linha 3) mencionada no texto se refere à dinâmica do currículo, ao não se adaptar aos saberes do aluno adulto.

    E) a seleção dos saberes que devem compor um currículo precisa levar em consideração os indivíduos reais que são os sujeitos da aprendizagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...