Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Morés (2017), a educação representa condição e parte integrante do processo de construção e de inserção social e, portanto, de desconstrução de projetos que produzem e naturalizam a exclusão social. Nesse contexto, a universidade tem como uma função social

    A) amenizar, dispersar ou gerenciar as tensões que a impedem de assumir os princípios básicos que garantem a construção de um projeto democratizante e emancipatório para a sociedade.

    B) zelar pela qualidade acadêmica articulada às necessidades internas e externas, direcionando-a aos fins sociais e democráticos da educação, de modo a propiciar o acesso ao conhecimento e promover a inclusão social.

    C) incentivar o trabalho de pesquisa, a investigação científica e a produção de novos conhecimentos, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura.

    D) desenvolver processos de ensino e aprendizagem, mediados pelas novas tecnologias, que sejam propulsores da dimensão humana, social e política.

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, metas e estratégias de concretização no campo da educação. O PNE 2014-2024 trata do ensino superior nas metas 12, 13 e 14 e uma de suas estratégias é

    A) ampliar a oferta de bolsas de estudo para pós-graduação dos professores e das professoras e demais profissionais da educação básica.

    B) substituir o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, aplicado ao final do primeiro ano do curso de graduação, pelo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, a fim de apurar o valor agregado dos cursos de graduação.

    C) ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para implementação de políticas de valorização dos(as) profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional profissional.

    D) desenvolver, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, estudos e acompanhamento regular dos investimentos e custos por aluno da educação básica e superior pública, em todas as suas etapas e modalidades.

Uma das teorias de currículo, historicamente construídas, considera a ideia de que não existe um conhecimento único e verdadeiro, sendo esse uma questão de perspectiva histórica, ou seja, que se transforma nos diferentes tempos e lugares, buscando a realidade social dos indivíduos, os estigmas étnicos e culturais, como a racialidade, o gênero, a orientação sexual e todos os elementos próprios das diferenças entre as pessoas. Esta concepção alinha-se às chamadas teorias

    A) tradicionais do currículo.

    B) críticas do currículo.

    C) emancipatórias do currículo.

    D) pós-críticas do currículo.

Ao processo de organização curricular que privilegia a incorporação de outras formas de aprendizagem e formação presentes na realidade social e possibilita ao aluno ampliar os horizontes do conhecimento e a aquisição de uma visão crítica que lhe extrapola a aptidão específica de seu campo de atuação profissional e propicia a diversidade de experiências aos alunos, denomina-se

    A) organização curricular alternativa.

    B) organização curricular emancipatória.

    C) flexibilização curricular.

    D) ampliação curricular.

O Projeto Pedagógico é o documento que orienta os docentes no planejamento da sua disciplina, de modo a concretizar a política educacional da instituição. Entre os seus elementos constitutivos, estão

    A) os conhecimentos e saberes científicos, sociais e culturais considerados necessários à formação qualitativa das competências do egresso.

    B) as concepções de ensino centradas na transmissão de conhecimentos, que desenvolvem no aluno conceitos consistentes da realidade, como um dado pronto e acabado.

    C) as metas e os objetivos, previamente definidos, a serem alcançados durante a formação dos alunos e os critérios norteadores para a definição do perfil do egresso.

    D) as estratégias de avaliação para mensurar a quantidade e a qualidade de conhecimentos adquiridos pelo aluno no processo de aprendizagem.

A organização do trabalho pedagógico no ensino superior prevê a construção de novas formas de relações de trabalho, que favoreçam o diálogo entre os envolvidos no processo educativo, para a construção do conhecimento pluricultural e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Assim, a organização do trabalho pedagógico nas instituições de ensino superior está materializada no

    A) Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

    B) Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

    C) Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

    D) Projeto Curricular Institucional (PCI).

O Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, estabelece nova regulamentação para a EaD, no ensino superior público, determinando que

    A) é desnecessária a autorização prévia do MEC para abertura de polos para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância.

    B) a oferta de cursos superiores na modalidade a distância dispensará regime de parceria entre a instituição de ensino credenciada e outras pessoas jurídicas.

    C) o regime de parceria entre a instituição de ensino e outras pessoas jurídicas para instalações com fins de funcionamento de polo de educação a distância, deve ser estabelecido em regulamento e respeitado o limite da capacidade de atendimento de estudantes.

    D) as instituições terão autorização do MEC para a oferta de cursos a distância, desde que essas instituições tenham bons indicadores de qualidade.

A educação continuada é tão importante quanto a inicial e preparar o docente é obrigação de uma IES, assim como dar-lhe condições de praticar, em sua ação pedagógica, novas formas de cuidar da aprendizagem. As universidades, ao definir políticas e desenvolver ações de educação continuada aos professores, realizam

    A)

    o desenvolvimento de sólida formação teórica e interdisciplinar em educação e nas áreas específicas de conhecimento científico pela unidade entre teoria e prática.



    B) a valorização dos profissionais da educação, cujos princípios devem ser considerados na formulação dos projetos institucionais de formação inicial e continuada, de modo a garantir um ensino eficaz.

    C) a formação qualificada do professor que, assim, apresentará maior produtividade pedagógica.

    D) uma forma de elevação dos padrões de qualidade do ensino que oferece, obtendo melhores índices nos processos de avaliação da instituição.

Luckesi (2011) afirma que o ato de avaliar é um ato de investigar. Enquanto a ciência descreve e interpreta realidade, a avaliação descreve-a e qualifica-a. Na avaliação da aprendizagem, há duas modalidades que orientam as práticas avaliativas – a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento da ação. A avaliação de acompanhamento da ação tem como característica

    A) a investigação da qualidade do seu objeto de estudo: a aprendizagem.

    B) o fim na qualificação da aprendizagem.

    C) a descrição da aprendizagem realizada.

    D) a aplicação de instrumentos avaliativos assistemáticos para garantir o rigor na aferição da aprendizagem.

Por metodologias ativas, entende-se as diferentes formas de desenvolver o processo do aprender que os professores utilizam, com a intenção da formação crítica de futuros profissionais, em várias áreas do saber. São técnicas características das metodologias ativas de ensino:

    A) aprendizagem significativa; método da problematização; exposição dialogada.

    B) grupos operativos; aprendizagem centrada nos processos grupais; aprendizagem significativa.

    C) aprendizagem baseada em problema; método da problematização; exposição dialogada.

    D) estudo de caso; método da problematização; aprendizagem baseada em problema.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...