Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Base Nacional Comum Curricular, considera-se que uma face do aprendizado da Língua Portuguesa decorre da efetiva atuação do estudante em práticas de linguagem que envolvem a leitura/escuta e a produção de textos orais, escritos e multissemióticos. Já a outra face provém da reflexão/análise sobre/da própria experiência de realização dessas práticas. Nessa segunda dimensão da aprendizagem está envolvido o conhecimento sobre:


I. as formas de composição dos textos;

II. os elementos próprios da fala, assim como os elementos paralinguísticos e cinésicos;

III. as formas de composição e estilo de cada uma das linguagens que integram os textos multissemióticos;

IV. os fenômenos da mudança e da variação linguísticas.


Estão corretos os itens

    A) I, II e III.

    B) II, III e IV.

    C) I, III e IV.

    D) I, II, III e IV.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, uma das práticas leitoras é

    A) identificar os sentidos do texto expressos na superficialidade escrita.

    B) analisar a circulação dos gêneros de texto exclusivamente no campo do trabalho.

    C) excluir as transformações tecnológicas que incidiram sobre as configurações textuais contemporâneas.

    D) estabelecer relações lógico-discursivas variadas.

Os testes de Língua Portuguesa do Saeb tradicional têm como foco a leitura. Seu objetivo é verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação.Os conhecimentos e competências linguísticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa.

(Disponívelem: http://provabrasil.inep.gov.br)


NÃO corresponde a um descritor do tópico denominado Procedimentos de Leitura do 5º ano do ensino fundamental:

    A) Localizar informações explícitas em um texto.

    B) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

    C) Inferir uma informação implícita em um texto.

    D) Identificar o tema de um texto.

    E) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

De acordo com a BNCC, ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.
Sobre com a BNCC, Ensino Fundamental – Anos Finais, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Nesse período é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

    B) As experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas.

    C) Os estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais.

    D) Os estudantes tornam-se mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de descentração, “importante na construção da autonomia e na aquisição de valores morais e éticos”.

    E) As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social.

De acordo com a Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004.que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana em seu Art. 2° estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de:
I. Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade II. Orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação. III. Têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil. IV. Busca as relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática. V. Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes imprescritíveis e inafiançáveis.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) I, III e V apenas.

    D) III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9.394/1996, o ensino é ministrado com base, entre outros, nos seguintes princípios:
I - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. II - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. III - Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. IV - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
Considerando os itens acima, estão CORRETOS os princípios

    A) I, II e IV, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) I e IV, apenas.

    D) I, III e IV, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é CORRETO afirmar que:

    A) As notas e os conceitos, na avaliação da aprendizagem, expressam exatamente quanto o aluno aprendeu.

    B) As provas, os trabalhos, as maquetes e os seminários não são instrumentos utilizados para aferir a aprendizagem dos alunos.

    C) A avaliação deve ser usada como mero instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem no qual se encontra o aluno.

    D) A avaliação da aprendizagem adquire sentido quando se articula com o projeto político-pedagógico e com o plano de aula.

    E) Os processos avaliativos dificultam a compreensão do estágio de aprendizagem no qual se encontram os alunos.

A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, intensificou-se, a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca.

A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas:

    A) Em quaisquer escolas de ensino regular.

    B) Apenas em institutos de atendimentos especiais.

    C) Somente em escolas específicas para crianças com deficiências.

    D) Em quaisquer unidades de atendimento para educação especial.

    E) Em quaisquer escolas de educação especial.

O Art. 17 da Lei n.° 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), trata do direito ao respeito e consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente. Ele compreende a preservação da

    A) imagem, identidade, autonomia, valores, ideias, crenças e recursos materiais.

    B) imagem, identidade, autonomia, valores, ideias e crenças, espaços e objetos pessoais.

    C) identidade, recursos materiais, autonomia, valores, espaços e objetos pessoais.

    D) identidade, autonomia, valores, ideias e crenças, espaços, objetos pessoais e moradia.

    E) imagem, identidade, autonomia, valores, ideias e crenças, lazer e objetos pessoais.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, analise as afirmativas a seguir, referentes à sua natureza e função:
( ) O acesso aos conhecimentos socialmente elaborados, que são comuns a todas as regiões brasileiras, deve ser garantido pelo Estado, tendo todos os alunos brasileiros o direito de aprender. ( ) Os PCN configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à competência políticoexecutiva dos Estados e Municípios e à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País. ( ) Os PCN, apesar de apresentarem uma estrutura curricular completa, são abertos e flexíveis, uma vez que, por sua natureza, exigem adaptações para a construção do currículo de uma escola. ( ) A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada. ( ) Os novos programas do ensino médio fundamentam-se, primordialmente, no desenvolvimento de competências essenciais e na construção de conhecimentos críticos e reflexivos.
A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

    A) V, F, V, F, V.

    B) V, F, F, V, V.

    C) V, F, V, F, F.

    D) V, F, F, V, F.

    E) V, F, F, F, V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...