Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As competências gerais da Educação Básica, contidas na BNCC, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. Assinale a alternativa que não se configura como competência geral para a educação básica, apresentada na BNCC.

    A) Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

    B) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

    C) Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

    D) Utilizar essencialmente a linguagem verbal, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

    E) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I - Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. II - a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. III - Espera-se que a BNCC ajude a superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação. IV - Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de doze competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

    A) I, II e IV

    B) I, II e III

    C) II, III e IV

    D) I, III e IV

    E) Todas estão corretas

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O _____________________________ é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos e ________________________parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. Destina-se a cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede_________________ de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social da educação que atuem no segmento da educação__________________ e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

    A) Brasil Alfabetizado – professores – privada – infantil.

    B) Formação pela Escola – agentes – pública – básica.

    C) Programa Nacional de Tecnologia Educacional – professores – pública – infantil.

    D) Programa Nacional Biblioteca da Escola – agentes – privada – básica.

    E) Formação pela Escola – professores – pública – infantil.

O sistema de avaliações na escola é alvo de debates constantes, por ser considerado falho, limitante e reducionista do processo de aprendizagem. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em seu artigo 24, é clara ao determinar que a verificação do aprendizado terá:

    A) avaliação final e isolada do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e valorização dos resultados das provas finais

    B) de ser associado a fazer provas, fazer exames, atribuir notas, repetir ou passar de ano.

    C) de ser realizado por meio da simples transmissão e memorização de informações prontas e o educando é visto como um ser paciente e receptivo.

    D) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

    E) de ignorar o fato do educando viver experiências de vivências múltiplas, pois todos devem ser igualados no processo de avaliação..

Para serem eficientes e cumprirem o papel educacional de promover a aprendizagem significativa para os seus alunos, as escolas devem acompanhar o desenvolvimento da sociedade. Tendo em vista que os avanços tecnológicos são uma marca registrada do mundo contemporâneo, é importante que a tecnologia na educação seja vista como um meio de propiciar o ensino. Acerca das Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica, assinale a alternativa INCORRETA

    A) Alunos, professores, pedagogos e gestores beneficiam-se muito do uso de tecnologia na educação. Isso porque os recursos tecnológicos possibilitam inovação metodológica pelos docentes e estimulam o aprendizado dos discentes, o que produz resultados positivos para a instituição de ensino.

    B) A educação não tem qualquer ligação com os meios tecnológicos de uma determinada sociedade. Estes dispositivos servem apenas de distração para o processo de aprendizagem dos alunos.

    C) Os dispositivos tecnológicos estão desde muito cedo ao alcance das crianças, consistindo em acessórios quase que indispensáveis para os adolescentes. E isso não pode ser ignorado no contexto escolar.

    D) Os recursos tecnológicos tendem a exercer influências consideráveis sobre o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, sendo, portanto, poderosos aliados da escola.

    E) As tecnologias chamam e prendem a atenção dos alunos, ajudam a sua capacidade de concentração, fortalecem os sistemas de memória e promovem a motivação.

A base do pensamento construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e, que para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar aprender a aprender. Sobre o construtivismo, é INCORRETO afirmar:

    A) Essa linha pedagógica entende que o aprendizado se dá em conjunto entre professor e aluno, ou seja, o professor é um mediador do conhecimento que os alunos já têm em busca de novos conhecimentos criando condições para que o aluno vivencie situações e atividades interativas, nas quais ele próprio vai construir os saberes.

    B) Essa filosofia de ensino é inspirada na obra de Jean Piaget (1896-1980), biólogo e psicólogo suíço que se dedicou a pesquisas relacionadas às formas de aquisição de conhecimento.

    C) A linha pedagógica construtivista chegou à América Latina através da argentina Emilia Ferreiro que foi aluna do Jean Piaget na Universidade de Genebra.

    D) As escolas construtivistas elaboram constantemente testes e provas para verificar se o aluno absorveu o conteúdo ensinado, tendo em vista que, como os professores nem sempre estão acompanhando a aprendizagem do aluno continuamente, os testes são necessários.

    E) Emília Ferreiro escreveu o livro “Psicogênese da Língua Escrita”, em parceria com Ana Teberosky no qual defende que a aprendizagem se dá através do todo para as partes e que cada criança aprende em seu tempo.

Sobre a Lei nº 10.639/03, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A finalidade da Lei nº 10.639/03 é recolocar o cidadão negro no campo educacional em meio às relações raciais.

    B) A promulgação da Lei nº 10.639/03 aumenta a discriminação racial ao estabelecer políticas que favoreçam o grupo dos negros em detrimento dos direitos dos brancos.

    C) A Lei nº 10.639/03 se faz necessária para que temas concernentes à educação se articulem, como práticas pedagógicas, e como as relações raciais são tratadas no âmbito escolar, pois o racismo recorrente no campo educacional é mencionado por vários atores que dão legitimidade para que indivíduos e grupos se sintam superiores.

    D) A promulgação da Lei nº 10.639/03 inseriu como obrigatórios os conteúdos de História e Cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de ensino.

    E) A promulgação da Lei nº 10.639/03 é resultado da luta dos movimentos negros que têm ganhado expressividade no sentido de valorizar a cultura do afrodescendente com ampla conscientização da sociedade para a igualdade de direitos entre todas as raças.

Sobre a Lei nº 10.639/03, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96), passando a ser obrigatório na Educação Básica o ensino da História e Cultura dos africanos e afrodescendentes, assinale a alternativa correta:

    A) A referida lei visa o fim das cotas raciais em universidades públicas.

    B) A referida lei foi responsável pela obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira na grade curricular do ensino brasileiro, conscientizando o aluno quanto ao papel do negro na história do Brasil, para que se possa ter uma sociedade na qual todos possam ser iguais.

    C) A referida lei visa o aumento do número de cotas raciais em empregos públicos.

    D) A referida lei foi responsável por anular as manifestações de racismo em instituições de ensino públicas.

    E) A referida lei traçou metas de planos de carreira para funcionários públicos negros e indígenas.

O conceito de interdisciplinaridade é atribuído ao sociólogo alemão Louis Wirth (1897- 1952) que definia a interdisciplinaridade como a qualidade daquilo que é interdisciplinar, e o que é interdisciplinar por aquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas”. Sobre a interdisciplinaridade como recurso didático, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Interdisciplinaridade se trata da associação ou a confluência entre duas áreas, tornando-as algo diferente de suas especificidades.

    B) O termo interdisciplinaridade se refere então à relação colaborativa entre duas ou mais áreas do saber.

    C) O termo interdisciplinaridade traduz esse vínculo não apenas entre saberes, mas, principalmente, de um saber com outro saber, ou dos saberes entre si, numa sorte de complementaridade, de cumplicidade solidária, em função da realidade estudada e conhecida.

    D) A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados.

    E) O ensino e a aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar visam aprofundar os conhecimentos a partir daquilo que agrega as áreas de conhecimento, apesar de suas peculiaridades. Não visa à eliminação delas, mas a um redimensionamento e à ampliação de sua função e compreensão, pois os fatos econômicos, políticos, sociais, do senso comum, do campo da educação, da ciência, das artes e tantos outros primariamente podem ocorrer sem formulação disciplinar e somente depois serem levados à sistematização, ou seja, a vida subjaz a todo saber.

O __________________________ foi aprovado em 26 de junho de 2014 e terá validade de 10 anos. Esse documento estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos — considerando a situação, as demandas e necessidades locais. Assinale a alternativa correta que complete a lacuna presente no texto:

    A) Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

    B) Plano Nacional de Referência Educacional (PNRE).

    C) Plano Municipal de Referência Educacional (PMRE).

    D) Plano Estadual de Ensino (PEE).

    E) Plano Nacional de Educação (PNE).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...