Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A fim de compreender o desenvolvimento humano e o modo como ocorre a periodização das idades, Vigotski destaca que o desenvolvimento do psiquismo humano intercala momentos de estabilidade com momentos de:

    A) Crises.

    B) Adaptação.

    C) Assimilação.

    D) Equilibração.

    E) Acomodação.

De acordo os estudos de vigotskianos, o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal significa:

    A) Que todo conhecimento é adquirido de maneira espontânea.

    B) A diferença entre o estágio de desenvolvimento motor e o estágio de desenvolvimento emocional da criança.

    C) A distância entre a linguagem convencional e os sons emitidos pelos bebês.

    D) O processo de equilibração e acomodação dos conteúdos ensinados às crianças no contexto escolar.

    E) A distância entre o nível do desenvolvimento real da criança e o nível do desenvolvimento potencial da criança.

Analise o texto abaixo, de acordo com os estudos de Vigotski.
A .......................... é concebida como a atividade intelectual realizada por meio da influência de outros, que, ao possibilitar à pessoa o acesso à produção cultural existente, favorece o desenvolvimento das suas funções psíquicas superiores.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

    A) imitação

    B) assimilação

    C) memorização

    D) segmentação

    E) segregação

Qual teoria de aprendizagem defende a concepção de que quanto mais o sujeito aprende mais ele se desenvolve?

    A) Teoria Inatista.

    B) Teoria Essencialista.

    C) Teoria Ambientalista.

    D) Teoria Construtivista.

    E) Teoria Histórico-Cultural.

São metas do Plano Municipal de Educac?a?o da cidade de Coronel Freitas (2015 a 2025):
1. Universalizar, para a populac?a?o de 4 a 17 anos de idade com deficie?ncia, transtorno do espectro autista, transtorno de de?ficit de atenc?a?o e hiperatividade/ impulsividade e altas habilidades ou superdotac?a?o, o acesso a? educac?a?o ba?sica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou servic?os especializados, pu?blicos ou conveniados. 2. Elevar a escolaridade me?dia da populac?a?o de 14 a 18 anos, de modo a alcanc?ar, no mi?nimo, 8 anos de estudo, até o u?ltimo ano de vige?ncia deste Plano, em consona?ncia com o Plano Nacional de Educação, para as populac?o?es do campo e populac?o?es mais pobres, e igualar a escolaridade me?dia entre negros e na?o negros declarados a? Fundac?a?o Instituto Brasileiro de Geografia e Estati?stica (IBGE). 3. Elevar a taxa de alfabetizac?a?o da populac?a?o com 15 anos ou mais para 95% ate? 2018 e, ate? o final da vige?ncia deste PME, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. 4. Oferecer, no mi?nimo, 25% das matri?culas de educac?a?o de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e me?dio, na forma integrada a? educac?a?o profissional, até o final da vige?ncia do Plano. 5. Buscar mecanismos de colaborac?a?o junto ao governo estadual e federal para implantar, ate? o final da vige?ncia deste Plano, a educac?a?o profissional te?cnica de ni?vel me?dio no munici?pio, assegurando a qualidade da oferta e a expansa?o no segmento pu?blico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018) preconiza que o componente curricular de Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas para o Ensino Fundamental.
São competências específicas para o Ensino Fundamental de acordo com o BNCC:
1. Proporcionar conhecimentos e vivências sobre a prática de atividades físicas relacionadas à saúde. 2. Promover oportunidades para a escolha e a prática regular de atividades físicas que possam ser continuadas após os anos escolares. 3. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. 4. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos. 5. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

    C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

    E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

De acordo com Magill (2017), “uma característica importante da aprendizagem de habilidades motoras é que todas as pessoas parecem passar por estágios diferentes, à medida que adquirem habilidades”.
No modelo de três estágios de Fitts e Posner (citado por MAGILL), como é chamado o estágio da aprendizagem em que a habilidade se tornou praticamente automática ou habitual?

    A) Fixação

    B) Autônomo

    C) Refinamento

    D) Associativo

    E) Cognitivo

“Há vários modelos de desenvolvimento humano” (GALAHHUE & OZMUN, 2013).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) A teoria psicanalítica do desenvolvimento e do crescimento enfatiza a maturação do sistema nervoso como principal condutor dos aspectos físicos e motores do comportamento humano. ( ) A teoria psicanalítica tem sido criticada pela dificuldade de objetivar, quantificar e validar cientificamente os próprios conceitos. ( ) A teoria do ambiente vê o desenvolvimento como uma série de tarefas que precisam ser alcançadas em determinado espaço de tempo, a fim de garantir a adequada progressão desenvolvimental do indivíduo. ( ) A teoria do desenvolvimento cognitivo enfatiza principalmente a aquisição dos processos motores do desenvolvimento. ( ) Estar “fora de foco” na teoria da maturação é quando a criança exibe elevado grau de domínio em situações no ambiente imediato e apresenta equilíbrio de comportamento.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) V • V • V • F • V

    B) V • F • V • F • V

    C) F • V • V • F • F

    D) F • V • F • V • V

    E) F • F • V • V • F

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito das pesquisas que versam sobre o processo de alfabetização e letramento.
( ) Dissociar alfabetizac?a?o e letramento e? um equi?voco porque, no quadro das atuais concepc?o?es psicolo?gicas, lingui?sticas e psicolinguisticas de leitura e escrita, a entrada da crianc?a (e tambe?m do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos. ( ) Alfabetizac?a?o e letramento na?o sa?o processos independentes, mas interdependentes, e indissocia?veis. ( ) A concepc?a?o “tradicional” de alfabetizac?a?o, traduzida nos me?todos anali?ticos ou sinte?- ticos, tornava os processos de alfabetizac?a?o e letramento independentes. Ou seja, dois processos que caminham totalmente desvinculados um do outro. ( ) A alfabetizac?a?o desenvolve- se no contexto de e por meio de pra?ticas sociais de leitura e de escrita, isto e?, por meio de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relac?o?es piscomotoras e afetivas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) F • F • F • V

    B) V • V • F • F

    C) V • V • F • V

    D) V • V • V • F

    E) V • V • V • V

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito da educação inclusiva no contexto escolar.


( ) A educação especial é uma modalidade de ensino que tem a função de promover o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, e que abrange todos os níveis do sistema de ensino, desde a educação infantil até a formação superior.

( ) A educação especial é responsável pelo atendimento especializado ao estudante e seu público-alvo são os estudantes com algum tipo de deficiência (auditiva, visual, intelectual, física ou múltipla), com distúrbios de aprendizagem ou com altas habilidades (superdotados).

( ) A educação inclusiva é uma modalidade de ensino na qual o processo educativo deve ser considerado como um processo social em que todas as pessoas, com deficiência ou não, têm o direito à escolarização.

( ) A educação inclusiva é uma educação voltada para a formação completa e livre de preconceitos que reconhece as diferenças e dá a elas seu devido valor. Para que ela aconteça, é fundamental a criação de redes de apoio aos educadores.

( ) As famílias podem optar por matricular ou não as crianças com deficiência nas escolas regulares ou especiais. Quem optar por deixá- -las em casa, terá total apoio do Estado, que contratará os profissionais especializados para atender às demandas das famílias.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) F • V • V • F • V

    B) V • F • V • F • F

    C) V • V • F • V • V

    D) V • V • V • V • F

    E) V • V • V • V • V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...