Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.

Sobre as tendências pedagógicas liberais, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Tradicional, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.

    B) Tradicional, libertadora, renovada não-diretiva e tecnicista.

    C) Libertária, renovada, renovada não-diretiva e tecnicista.

    D) Crítico-social dos conteúdos, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.

    E) Tradicional, renovada, renovada não-diretiva e libertária.

Segundo a Lei SINASE, em seu art. 15, são requisitos específicos para a inscrição de programas de regime de semiliberdade ou internação:

Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A comprovação da existência de estabelecimento educacional com instalações adequadas e em conformidade com as normas de referência.

    B) A previsão do processo e dos requisitos para a escolha do dirigente.

    C) A apresentação das atividades de natureza individual e específica.

    D) A definição das estratégias para a gestão de conflitos, vedada.

    E) Aprevisão de isolamento cautelar, exceto nos casos previstos no § 2o do art. 49 desta lei e a previsão de regime disciplinar nos termos do art. 72 desta lei.

De acordo com a lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008, que dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, em seu Art. 12, diz que o Projovem Urbano atenderá a jovens com idade entre:

Assinale a alternativa CORRETA:

    A) 18 (dezoito) e 20 (vinte) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

    B) 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

    C) 17 (dezessete) e 22 (vinte e dois) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

    D) 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, que não saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

    E) 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

    B) Atendimento educacional especializado.

    C) Continuidade da escolarização deve ser garantida até a conclusão da Educação Básica.

    D) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

    E) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.

Segundo o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, em seu artigo art. 6º, “São diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida:
I. Oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional,
II. Estimular a viabilização da oferta de escolas ou classes bilíngues de surdos aos educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva, outras deficiências ou altas habilidades e superdotação associadas.
III. Garantir, nas escolas ou classes bilíngues de surdos, a libras como parte do currículo formal em todos os níveis e etapas de ensino e a organização do trabalho pedagógico para o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
IV. Priorizar a participação do educando e de sua família no processo de decisão sobre os serviços e os recursos do atendimento educacional especializado, considerados o impedimento de longo prazo e as barreiras a serem eliminadas ou minimizadas para que ele tenha as melhores condições de participação na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Estão CORRETAS:

    A) I e IV apenas.

    B) II e IV apenas.

    C) III e IV apenas.

    D) I, III e IV, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Os autores, em geral, costumam classificar as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia....................................a atividade de ensinar é centrada no professor que expões e interpreta a matéria. A Pedagogia ....................................considera o aluno como sujeito da aprendizagem. O que o professor tem a fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo das suas necessidades, estimule os seus interesses. O...................................., inspirado na teoria behaviorista de aprendizagem, tem um caráter instrumental e está interessado na racionalização do ensino. A Pedagogia ....................................é muito utilizada entre os adultos que vivenciam uma prática política e onde o debate sobre a problemática econômica, social e política pode ser aprofundado com a orientação de intelectuais comprometidos com os interesses populares. Para a Pedagogia .................................... a escola pública cumpre a sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais.


Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

    A) Renovada, Tecnicismo Educacional, Tradicional, Crítico-Social dos Conteúdos e Libertadora

    B) Tradicional, Renovada, Tecnicismo Educacional, Libertadora e Crítico-Social dos Conteúdos

    C) Tecnicismo Educacional, Tradicional, Crítico-Social dos Conteúdos, Libertadora e Renovada

    D) Tradicional, Crítico-Social dos Conteúdos, Tecnicismo Educacional, Libertadora e Renovada

    E) Renovada, Tradicional, Crítico-Social dos Conteúdos, Libertadora e Tecnicismo Educacional

Libâneo (2013) define avaliação escolar como “um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e da qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes.”

Para o autor, a avaliação escolar cumpre três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle. A função .................................... se refere aos meios e à frequência das verificações e da qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas. A função .................................... permite identificar os progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. A função .................................... se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar.


Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

    A) de diagnóstico, pedagógico-didática, de controle

    B) de controle, pedagógico-didática, de diagnóstico

    C) de controle, de diagnóstico, pedagógico-didática

    D) de diagnóstico, de controle, pedagógico-didática

    E) pedagógico-didática, de diagnóstico, de controle

De acordo com Lopes (2010), “toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP.” É Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. Também é Político e é Pedagógico. Levando em consideração os significados das palavras POLÍTICO e PEDAGÓGICO, relacione a segunda coluna de acordo a primeira:


1. Político .

2. Pedagógico .


( ) define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

( ) considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos.

( ) contribui para a formação dos indivíduos que atuarão na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir .

( ) inspira os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo.


A sequência CORRETA dessa associação é:

    A) 1, 2, 1 e 2.

    B) 2, 1, 2 e 2.

    C) 2, 2, 1 e 1.

    D) 1, 1, 2 e 2.

    E) 2, 1, 1 e 2.

Para Libâneo (2013), “a ação de planejar é uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas.” Nesta perspectiva, o planejamento escolar tem as seguintes funções:


I- Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.

II- Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino.

III- Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.


Após análise das funções do planejamento escolar, marque a alternativa que apresenta o conjunto CORRETO de afirmações.

    A) I apenas.

    B) I e II apenas.

    C) I, II e III.

    D) III apenas.

    E) II e III apenas.

De acordo com o Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9394/96), “a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Neste sentido, analise as assertivas abaixo:


I- A Educação Infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade.

II- Na Educação Infantil a avaliação será feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção para o acesso ao ensino fundamental.

III- Na Educação Infantil a carga horária mínima anual é de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.


A alternativa que contém a(s) assertiva(s) CORRETA(S) é:

    A) I, II e III.

    B) I e III apenas.

    C) II e III apenas.

    D) III apenas.

    E) I apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...