Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC estabelece os campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
São campos de experiências na Educação Infantil, EXCETO:

    A) O eu, o outro e o nós.

    B) Corpo, gestos e movimentos.

    C) Riscos, expressões, cores e formas.

    D) Escuta, fala, pensamento e imaginação.

    E) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A Base Nacional Comum Curricular está estruturada de modo a explicitar as competências que os alunos devem desenvolver ao longo de toda a Educação Básica e em cada etapa da escolaridade, como expressão dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes. O Ensino Fundamental na BNCC está estruturado da seguinte forma:
I. Área do conhecimento. II. Competência específica da área. III. Componente Curricular. IV. Competência específica do componente. V. Anos Iniciais e Finais – unidade temática, objeto do conhecimento e habilidade.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) I, III e IV apenas.

    C) I, III e V apenas.

    D) I, II, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

O Art. 59 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, garante que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação os seguintes pontos:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. II. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. III. Apenas professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado. IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. V. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) I, III e IV apenas.

    D) I, II, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

De acordo com a Lei nº 12.435 que dispõe sobre a organização da Assistência Social, em seu “Art. 2º, a assistência social tem por objetivos:

Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente.

    B) A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.

    C) A promoção de ensino de qualidade.

    D) A habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

    E) A garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégias que orientam o processo de ensino-aprendizagem. No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve ser contínuo e colaborativo, ao mesmo tempo, deve valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante. Isso significa pensar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares.

Sobre o planejamento pedagógico numa perspectiva inclusiva analise os itens:

I. O planejamento numa perspectiva inclusiva prevê que o processo de elaboração do planejamento pedagógico seja colaborativo, envolvendo a participação de outros agentes da escola, docentes e não docentes, das famílias e até mesmo dos alunos, como protagonistas do próprio processo de ensino e aprendizagem.

II. O profissional do atendimento educacional especializado (AEE) podem contribuir significativamente sugerindo atividades e recursos, desde que isso se dê numa perspectiva de colaboração, considerando que tais atividades precisam estar contextualizadas no planejamento.

III. O atendimento educacional especializado pode contribuir para um planejamento pedagógico inclusivo tanto na proposição de estratégias diversificadas, considerando os interesses e as necessidades de cada um dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, quanto na identificação das barreiras a sua aprendizagem e na escolha ou construção de recursos ou estratégias para a superá-las e para equiparar oportunidades.

IV. Numa perspectiva inclusiva, o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de cada estudante é único, singular, dinâmico, não linear.

Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, e III apenas.

    C) III e IV apenas.

    D) I, III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Julgue os itens abaico e assinale (1) para INTERDISCIPLINARIDADE e (2) para TRANSDISCIPLINARIDADE:

( )Não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa também que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. Para que esse processo aconteça, é preciso haver um pensamento organizador, chamado pensamento complexo. O verdadeiro problema não é fazer uma adição de conhecimento, é organizar todo o conhecimento.

( )Propõe a capacidade de dialogar entre as diversas ciências, fazendo entender o saber como um todo, e não como partes fragmentadas.

( )Há uma intercomunicação entre as disciplinas de tal modo que não existem fronteiras entre as disciplinas. Ao mesmo tempo em que procura uma interação máxima entre as disciplinas, respeita suas singularidades, onde cada uma colabora para um saber comum, o mais completo possível, sem transformá-las em uma única disciplina.

( )É um conceito que se refere ao processo de ligação existente entre duas ou mais disciplinas, a partir de algo que é comum entre elas.

( )Essa ideia surgiu para superar o conceito de disciplina, que configura-se pela departamentalização do saber em diversas matérias, em que cada disciplina é abordada de modo fragmentado e isolada das demais.

A sequência CORRETA é:

    A) 1 – 1 – 2 – 1 – 2.

    B) 2 – 1 – 2 – 1 – 2

    C) 2 – 2 – 1 – 1 – 2.

    D) 2 – 1 – 2 – 2 – 2.

    E) 2 – 1 – 2 – 1 – 1.

De acordo com a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, em seu Art. 35 diz que 0 ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

    B) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

    C) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

    D) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

    E) A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

De acordo com a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, em seu Art. 13.

A respeito de algumas incumbências dos docentes, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    B) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    C) Zelar pela aprendizagem dos alunos.

    D) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

    E) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar parcialmente dos períodos dedicados ao planejamento.

“Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Aprender torna-se um ato interno e intransferível. A relação professor-aluno passa a ser marcada pela afetividade”.

O conceito refere-se à tendência pedagógica:

Assinalei a alternativa CORRETA

    A) Libertária.

    B) Libertadora.

    C) Renovada não-diretiva.

    D) Tradicional.

    E) Renovada.

As tendências pedagógicas progressistas analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo.

Sobre as tendências pedagógicas progressistas, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Libertadora, tradicional e Crítico-social dos conteúdos.

    B) Libertadora, tecnicista e Crítico-social dos conteúdos.

    C) Libertadora, libertária e Crítico-social dos conteúdos.

    D) Libertadora, libertária e renovada.

    E) Renovada, libertária e Crítico-social dos conteúdos

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...