Questões de Pedagogia do ano 2021

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A pesquisa como prática pedagógica pode se tornar uma grande aliada ao processo ensino aprendizagem na sala de aula. No que se refere a esse assunto, é INCORRETO afirmar:

    A) No trabalho com a pesquisa, a responsabilidade e o compromisso dos alunos são construídos à custa de lições de moral e de bons hábitos, responsabilidade esta que é construída a partir do envolvimento de um trabalho no qual os alunos se sintam realmente meros executores do processo.

    B) Estabelecer a pesquisa como princípio educativo significa abrir possibilidades para a superação de práticas alienadas e alienantes, criando um ambiente inovador, onde o aluno seja reconhecido como sujeito capaz de propor e inovar.

    C) A aprendizagem a partir da pesquisa propõe atividades abertas, permitindo que os alunos estabeleçam suas próprias estratégias. Eles passam a ter o papel de agentes e o professor o de orientador. A cada dúvida, a cada ideia, a cada descoberta, os caminhos de busca e ações são reorganizados e replanejados.

    D) A intenção educativa ao trabalhar com a pesquisa é possibilitar que os alunos compreendam os problemas colocados pela realidade contemporânea. Compreender significa ser capaz de ir além da informação dada, estabelecer relações entre vários pontos de visa, analisa-los e se posicionar diante deles.

É o tipo de liderança onde o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões onde os subordinados não tem nenhuma liberdade de escolha. A figura do “chefe” se sobressai e as pessoas recebem ordens, com pouco espaço para questionamentos ou sugestões:

    A) Coaching.

    B) Liberal.

    C) Democrática.

    D) Autocrática.

Nos dias atuais, torna-se necessário compreender que a sala de aula é composta por uma diversidade de comportamentos e pensamentos que impõem, cotidianamente, mudanças na forma do professor relacionar-se com seus alunos e com os conteúdos a serem trabalhados. Neste sentido, a expectativa que se tem do novo papel do professor é:

    A) Que ele seja o transmissor e que o estudante seja o receptor dos conteúdos.

    B) Que ele seja autoridade máxima dentro de sala de aula, ou seja, o professor fala e o aluno ouve.

    C) Que ele seja o mediador na construção do conhecimento.

    D) Que ele utilize a aula expositiva como o único procedimento de ensino possível na construção do conhecimento.

Sobre as tendências norteadoras da prática docente, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) No Modelo Cartesiano, o espírito crítico deve estar sempre presente, pois o objetivo é refletir sobre a realidade em que se vive. O diálogo predomina entre os professores e alunos. Aulas expositivas são pouco frequentes e os grupos de discussão são mais presentes.

    B) Na Tendência Tradicional, a avaliação é utilizada com o objetivo de revelar se o aluno conseguiu reter o conteúdo repassado pelo professor. Geralmente a prova é o instrumento de avaliação mais utilizado. O aluno não é avaliado no processo, somente no momento das provas.

    C) Na Tendência Tecnicista, as informações são organizadas numa sequência lógica em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho. Os conteúdos estão em consonância com as necessidades do mundo do trabalho.

    D) Na Tendência Libertadora, aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica da realidade.

Criada pelo cientista norte americano Howard Gardner, na década de 1980, essa teoria causou grande impacto na área educacional. Segundo Gardner (1995), é necessário que sejam revistas as competências e as habilidades dos seres humanos. Que deixemos de supervalorizar os aspectos linguísticos e lógico matemáticos e que vejamos o ser humano como um todo. Partindo do princípio de que todos nós somos diferentes na maneira de agir, sentir e pensar, deveriam, então, ser consideradas as “habilidades” ou “dons” de cada um como inteligências, além das capacidades linguísticas e lógico matemáticas:

    A) Teoria do Ensino Tradicional.

    B) Teoria da Linguagem.

    C) Teoria do Quociente de Inteligência.

    D) Teoria das Inteligências Múltiplas.

A alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação com a sanção da conhecida Lei nº 10.639, determina que:

    A) os conceitos de ancestralidade, luta, sedução, jogo e território devem ser evitados como pilares de uma ciência africana.

    B) seja obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos oficiais de ensino fundamental.

    C) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

    D) os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira sejam ministrados no âmbito do Ensino Médio nas áreas de educação artística.

Nas Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (MEC/SECADI), em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo:

    A) serviço paralelo de apoio familiar.

    B) outras atividades de escolarização.

    C) oferta sazonal nos sistemas educacionais.

    D) oferta obrigatória dos sistemas de ensino.

São elementos do Planejamento Pedagógico:

    A) Planejamento de Aula, Planejamento de Curso, Planejamento de Ensino e Planejamento Curricular.

    B) Formação Docente, Formação Pedagógica, Formação Acadêmica e Formação Continuada.

    C) Objetivos Gerais, Objetivos Específicos, Justificativas e Metodologias da Aprendizagem.

    D) Objetivos; Conteúdo; Metodologia e Avaliação da Aprendizagem.

Com base na Lei nº 9.394/96 (LDB), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A finalidade da educação é o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ( ) É dever do Estado garantir o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, obrigatoriamente na rede regular de ensino. ( ) Cabe aos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, a incumbência de, entre outras, prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento. ( ) Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, torna-se facultativo o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
Assinale a sequência correta.

    A) V- F - F - V

    B) F- V- F- V

    C) F- V- V- F

    D) V- F- V –F

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), podemos afirmar que é determinado que a avaliação seja:

    A) Contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos.

    B) Contínua e cumulativa e que os aspectos quantitativos prevaleçam sobre os qualitativos.

    C) Apenas cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos.

    D) Apenas continua cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...