Questões de Pedagogia do ano 2021

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Vive-se hoje em uma sociedade globalizada, onde as informações são transmitidas rapidamente, quase na mesma velocidade em que são produzidas. Cabe à escola, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:

    A) Substituir o professor pela máquina.

    B) Utilizar as ferramentas tecnológicas para estimular a competição e o individualismo.

    C) Garantir que os recursos tecnológicos sejam utilizados esporadicamente, pois é fundamental que as aulas expositivas estejam em primeiro lugar.

    D) Formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico.

O trabalho pedagógico com a Ética na sala de aula visa o desenvolvimento da autonomia moral, fundamental para que os alunos possam compreender e atuar de maneira crítica diante dos valores e regras sociais, conhecendo e elegendo princípios, e pautando-se por eles. Esse tipo de trabalho deve ter como objetivo:

    A) Perceber a importância de um ambiente de escuta para que nenhum aluno converse e todos fiquem atentos.

    B) O reconhecimento de que as atitudes das pessoas precisam ser pautadas por princípios de respeito, justiça, solidariedade e diálogo, que devem estar expressos na ação cotidiana da escola.

    C) Ensinar bons modos e fazer um discurso sobre as regras punitivas da escola.

    D) Ensinar aos alunos uma lista de preceitos morais e um conjunto de proibições.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa dar oportunidade aos alunos que não puderam efetuar os estudos na idade regular, assim como desenvolver suas potencialidades, oferecendo condições para a prática da cidadania. Por isso, é fundamental que o educador da EJA:

    A) De preferência a testes e provas como forma de avaliação para analisar quem é forte e quem é fraco.

    B) Transforme a sala de aula num ambiente de escuta e memorização.

    C) Compreenda o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem.

    D) Considere o saber como algo a ser transmitido, desconsiderando o que o aluno já possui.

A avaliação da aprendizagem é um tipo de investigação e é, também, um processo de conscientização sobre a cultura primeira do educando, com suas potencialidades, seus limites, seus traços e seu ritmos específicos. Ao mesmo tempo, ela propicia ao educador a revisão de seus procedimentos e até mesmo o questionamento de sua própria maneira de analisar a ciência e encarar o mundo. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A avaliação deve ser única e pontual.

    B) A avaliação deve ser diagnóstica.

    C) A avaliação deve ser contínua.

    D) A avaliação deve ser formativa.

Sobre a elaboração do Projeto Político Pedagógico, é correto afirmar:

    A) É o desenvolvimento de ações de ordem administrativa, onde deve constar o agrupamento de planos de ensino elaborados unicamente pela direção e equipe pedagógica da escola.

    B) É a implementação da estrutura organizacional da escola, a partir da centralização das ações burocráticas da gestão escolar.

    C) É uma ação que se reduz à dimensão didático pedagógica seguindo exclusivamente às normativas da equipe gestora da escola.

    D) É um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade.

Paulo Freire, célebre educador brasileiro, é considerado um dos mais notáveis pensadores da história da Pedagogia. De acordo com suas ideias, é INCORRETO afirmar:

    A) De acordo com Paulo Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.

    B) A proposta pedagógica de Paulo Freire está no sentido de desenvolver habilidades para que os alunos se tornem sujeitos autônomos.

    C) Paulo Freire propôs a educação a partir da prática aristocrática, fundamentada na educação bancária.

    D) A pedagogia de Paulo Freire é um repensar sobre a prática pedagógica auxiliando o professor a identificar o que o aluno necessita para aprender de forma integral.

NÃO é característica da Escola Tradicional (Pedagogia Liberal Tradicional):

    A) Propõe uma prática baseada em modelos prontos, reforçando o individualismo e a competição.

    B) O professor é o único informante e detentor do saber.

    C) Propõe uma prática voltada para os interesses do aluno, considerando-os como sujeito da aprendizagem.

    D) O aluno deve receber as informações de forma passiva.

No que se refere às relações humanas entre líderes e liderados, dentro dos quatro tipos de liderança (autocrática, liberal, democrática e coaching), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O líder democrático se torna um facilitador do processo, ajudando os colaboradores a executarem bem as suas tarefas e priorizando um clima agradável de trabalho. Ele se preocupa com a execução do trabalho em si, mas também com a qualidade de vida e satisfação da sua equipe de trabalho. ( ) O líder coaching busca manter seus colaboradores sempre motivados, promove um ambiente de trabalho agradável, com um clima de cooperação e confiança e estimula uma visão positiva do futuro na equipe de trabalho, primando pelo desempenho de cada indivíduo. ( ) O líder liberal só ajuda quando solicitado, confiando plenamente no trabalho liderado. Ele parte do pressuposto de que os colaboradores são maduros o suficiente e estão aptos a desempenhar as suas tarefas, sem a necessidade de um acompanhamento constante. ( ) Os grupos submetidos à liderança autocrática costumam apresentar um maior volume de trabalho, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade e, em função disso, costumar ter insatisfação, falta de motivação e uma propensão a gerar conflitos entre os colegas.
Assinale a alternativa correta:

    A) V, V, V, F.

    B) V, F, F, V.

    C) V, V, V, V.

    D) F, F, V, V.

No que se refere à formação continuada dos profissionais da educação, é INCORRETO afirmar:

    A) A formação continuada consiste em propostas que visem à qualificação e à capacitação do docente, por meio do domínio de conhecimentos que propõem uma prática baseada na repetição e no treino, considerando o aluno como objeto da aprendizagem.

    B) A formação continuada é uma necessidade que se impõe a cada dia, pois é através dela que o educador terá contato com os novos saberes necessários para a melhoria da sua prática pedagógica.

    C) Os conteúdos a serem desenvolvidos através da educação continuada devem ter como objetivos a superação dos problemas ou lacunas da prática pedagógica docente preparando o professor para uma nova proposição metodológica de trabalho.

    D) Os ambientes de formação construídos a partir da perspectiva dialógica, reflexiva e inovadora, além de contribuir para o desenvolvimento da autonomia, propiciam uma maior compreensão da indissolubilidade entre a formação continuada e a prática pedagógica.

A educação e o mundo contemporâneo sofreram transformações estruturais significativas com o advento das novas tecnologias por meio dos avanços da Ciência. Diante desse contexto, marcado por inúmeras transformações, as práticas curriculares entram em pauta como um dos mais importantes aspectos a serem discutidos em torno da escola. Nesse cenário de constantes modificações, surge uma nova concepção de currículo mais comprometida com os processos de ensinar e aprender. Assinale a alternativa correta que apresenta o conceito de currículo dentro dessa nova concepção:

    A) O currículo é uma área meramente técnica, contendo uma relação de conteúdos e conhecimentos delimitados, restrito somente ao âmbito da escola e da sala de aula.

    B) O currículo é a relação e distribuição de disciplinas, com sua respectiva carga horária, que se constitui pela seriação de estudos.

    C) O currículo deve ser organizado de forma fragmentada e hierárquica, ou seja, cada disciplina deve ser ensinada separadamente e as que são consideradas de maior importância em detrimento de outras, devem receber mais tempo para serem explanadas no contexto escolar.

    D) O currículo é algo abrangente, dinâmico e existencial. Ele é entendido numa dimensão que envolve todas as situações circunstanciais da vida escolar e social do aluno. É a escola em ação, é o interagir de tudo e de todos que interferem no processo educacional da pessoa do aluno.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...