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Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Álvaro Marchesi, o desenvolvimento comunicativo e linguístico de crianças surdas com uma perda auditiva profunda, por exemplo,
apresenta aspectos semelhantes daquelas com perdas leves ou hipoacúsicas.
torna-se completamente impossível, ainda que a criança use prótese.
apresenta aspectos muito distintos daquelas com perdas leves ou hipoacúsicas.
torna-se completamente inviável ao se considerar a modalidade oral.
será satisfatório se for baseado no uso da Libras, desde que elas usem próteses.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na surdez severa, a criança
é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente.
a criança terá dificuldades em adquirir fala e linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar.
pode demorar um pouco para desenvolver a fala e a linguagem; apresenta trocas na fala por não perceber todos os sons com clareza.
facilmente desenvolverá a linguagem oral espontaneamente; só responde auditivamente a sons muito intensos.
é capaz de perceber perfeitamente a fala, porém apresenta extrema dificuldade de oralização e comunicação por Libras.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com relação à localização (tipo da perda auditiva) da lesão, a alteração condutiva acontece quando está localizada
no ouvido externo e/ou médio e ouvido interno. Geralmente ocorre devido a fatores genéticos, determinantes de má formação. Esse tipo de alteração pode ser reversível após tratamento de longo prazo.
no ouvido interno (cóclea ou em fibras do nervo auditivo). Esse tipo de lesão é irreversível; a causa mais comum é a meningite e a rubéola materna.
no ouvido externo e/ou ouvido médio. Geralmente aparece em crianças frequentemente resfriadas. Na maioria dos casos, essas perdas são reversíveis após tratamento.
desde o tronco cerebral até às regiões subcorticais e córtex cerebral e não se refere a lesões das orelhas externas e/ou média.
na faixa das frequências de 250 a 1 000 Hz, considerada área nobre das frequências auditivas, principalmente quando essas lesões alcançam limiares entre 75 a 95 dB. Essas perdas são irreversíveis.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Sassaki, no Brasil, milhões de pessoas com deficiências não podem ter acesso aos logradouros turísticos e aos empregos disponíveis no setor, porque ainda existem, na grande maioria dos ambientes de lazer, recreação e turismo, muitas barreiras arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais, metodológicas, instrucionais e programáticas. Segundo o autor, espera-se, da parte de quem oferece oportunidades turísticas, ações de acessibilização dos locais de turismo, evitando, de fato, as barreiras que impedem a pessoa com deficiência de fazer turismo.
Pode-se dizer que as barreiras de acessibilidade atitudinal referem-se aacessibilidade nos aeroportos, terminais rodoviários, espaços urbanos, hotéis e similares, museus, teatros, transportes coletivos, parques ecológicos, parques temáticos, locais de eventos, acampamentos, etc.
adequação das sinalizações de locais (em atenção aos cegos e pessoas com baixa visão) e contratando intérpretes da língua de sinais junto aos guias de turismo e aos recepcionistas nos locais de maior atração turística.
educar a sociedade como um todo e, especialmente, os profissionais com poder de decisão, mas ainda preconceituosos a respeito de pessoas com deficiência, e que por isso deixam de abrir oportunidades turísticas para elas.
acessibilidade nos aparelhos, equipamentos, ferramentas e outros dispositivos que fazem parte dos locais visitados por turistas e que tradicionalmente ignoram as limitações físicas, visuais, auditivas e intelectuais de algumas das pessoas com deficiência.
substituir a forma tradicional (que não leva em consideração as necessidades especiais de certas pessoas) a fim de que os agentes de viagens e os promotores de atrações turísticas locais estabeleçam novas propostas e acordos com os turistas, tanto os efetivos como os em potencial.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Como os grupos de surdos são homogêneos, o uso da LIBRAS, por esse grupo, também é uniforme.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Quando o surdo passa por uma educação oralizada, ele não consegue aprender a linguagem de sinais.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Nos últimos anos, a linguagem de sinais (LIBRAS) ganhou o mesmo status linguístico de todas as línguas naturais.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das modalidades de educação e ensino na atualidade, julgue os itens que se seguem.
Entende-se por educação especial aquela oferecida exclusivamente nos serviços de apoio especializado, de acordo com as necessidades dos educandos.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
O atendimento educacional especializado que assiste as crianças internadas é chamado de classe hospitalar.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere às adaptações e aos recursos necessários à inclusão, julgue os itens subsecutivos.
Os responsáveis pelos alunos surdos devem contratar intérpretes de LIBRAS para acompanhá-los em sala de aula, de maneira a facilitar a aprendizagem.
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