Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

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Segundo Álvaro Marchesi, o desenvolvimento comunicativo e linguístico de crianças surdas com uma perda auditiva profunda, por exemplo,

  • A.

    apresenta aspectos semelhantes daquelas com perdas leves ou hipoacúsicas.

  • B.

    torna-se completamente impossível, ainda que a criança use prótese.

  • C.

    apresenta aspectos muito distintos daquelas com perdas leves ou hipoacúsicas.

  • D.

    torna-se completamente inviável ao se considerar a modalidade oral.

  • E.

    será satisfatório se for baseado no uso da Libras, desde que elas usem próteses.

Na surdez severa, a criança

  • A.

    é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente.

  • B.

    a criança terá dificuldades em adquirir fala e linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar.

  • C.

    pode demorar um pouco para desenvolver a fala e a linguagem; apresenta trocas na fala por não perceber todos os sons com clareza.

  • D.

    facilmente desenvolverá a linguagem oral espontaneamente; só responde auditivamente a sons muito intensos.

  • E.

    é capaz de perceber perfeitamente a fala, porém apresenta extrema dificuldade de oralização e comunicação por Libras.

Com relação à localização (tipo da perda auditiva) da lesão, a alteração condutiva acontece quando está localizada

  • A.

    no ouvido externo e/ou médio e ouvido interno. Geralmente ocorre devido a fatores genéticos, determinantes de má formação. Esse tipo de alteração pode ser reversível após tratamento de longo prazo.

  • B.

    no ouvido interno (cóclea ou em fibras do nervo auditivo). Esse tipo de lesão é irreversível; a causa mais comum é a meningite e a rubéola materna.

  • C.

    no ouvido externo e/ou ouvido médio. Geralmente aparece em crianças frequentemente resfriadas. Na maioria dos casos, essas perdas são reversíveis após tratamento.

  • D.

    desde o tronco cerebral até às regiões subcorticais e córtex cerebral e não se refere a lesões das orelhas externas e/ou média.

  • E.

    na faixa das frequências de 250 a 1 000 Hz, considerada área nobre das frequências auditivas, principalmente quando essas lesões alcançam limiares entre 75 a 95 dB. Essas perdas são irreversíveis.

Para Sassaki, no Brasil, milhões de pessoas com deficiências não podem ter acesso aos logradouros turísticos e aos empregos disponíveis no setor, porque ainda existem, na grande maioria dos ambientes de lazer, recreação e turismo, muitas barreiras arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais, metodológicas, instrucionais e programáticas. Segundo o autor, espera-se, da parte de quem oferece oportunidades turísticas, ações de acessibilização dos locais de turismo, evitando, de fato, as barreiras que impedem a pessoa com deficiência de fazer turismo.

Pode-se dizer que as barreiras de acessibilidade atitudinal referem-se a

  • A.

    acessibilidade nos aeroportos, terminais rodoviários, espaços urbanos, hotéis e similares, museus, teatros, transportes coletivos, parques ecológicos, parques temáticos, locais de eventos, acampamentos, etc.

  • B.

    adequação das sinalizações de locais (em atenção aos cegos e pessoas com baixa visão) e contratando intérpretes da língua de sinais junto aos guias de turismo e aos recepcionistas nos locais de maior atração turística.

  • C.

    educar a sociedade como um todo e, especialmente, os profissionais com poder de decisão, mas ainda preconceituosos a respeito de pessoas com deficiência, e que por isso deixam de abrir oportunidades turísticas para elas.

  • D.

    acessibilidade nos aparelhos, equipamentos, ferramentas e outros dispositivos que fazem parte dos locais visitados por turistas e que tradicionalmente ignoram as limitações físicas, visuais, auditivas e intelectuais de algumas das pessoas com deficiência.

  • E.

    substituir a forma tradicional (que não leva em consideração as necessidades especiais de certas pessoas) a fim de que os agentes de viagens e os promotores de atrações turísticas locais estabeleçam novas propostas e acordos com os turistas, tanto os efetivos como os em potencial.

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

Como os grupos de surdos são homogêneos, o uso da LIBRAS, por esse grupo, também é uniforme.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

Quando o surdo passa por uma educação oralizada, ele não consegue aprender a linguagem de sinais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

Nos últimos anos, a linguagem de sinais (LIBRAS) ganhou o mesmo status linguístico de todas as línguas naturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das modalidades de educação e ensino na atualidade, julgue os itens que se seguem.

Entende-se por educação especial aquela oferecida exclusivamente nos serviços de apoio especializado, de acordo com as necessidades dos educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

O atendimento educacional especializado que assiste as crianças internadas é chamado de classe hospitalar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às adaptações e aos recursos necessários à inclusão, julgue os itens subsecutivos.

Os responsáveis pelos alunos surdos devem contratar intérpretes de LIBRAS para acompanhá-los em sala de aula, de maneira a facilitar a aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
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