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Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Recursos tecnológicos constituem instrumentos ricos e atuais para se trabalhar com novos códigos e linguagens em sala de aula. Assinale o item que contém apenas recursos tecnológicos.
Mímica, dramatização, desenhos e computador.
Vídeo/TV, retroprojetor, computador e slides.
Desenhos, ilustrações, cadernos e slides.
Mímica, dramatização, desenhos e retroprojetor.
Fotografias, desenhos e vídeo/TV.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A surdez é uma realidade heterogênea e multifacetada e cada sujeito surdo é único, pois
sua identidade se constituirá a depender exclusivamente das experiências sensoriais que deixou de compartilhar ao longo de sua vida.
sua identidade se constituirá a depender das experiências socioculturais que compartilhou ao longo de sua vida.
a deficiência, por ser extremamente específica, o afasta do convívio social e o impede de interagir com as outras pessoas.
a deficiência, por ser extremamente específica, faz com que recursos adaptativos sejam criados e que não possam ser utilizados para dois sujeitos diferentes.
sua identidade é construída pautada na deficiência que não é alterada pelo tipo de convivência sociofamiliar.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na educação dos surdos, a adequação do ensino da língua portuguesa ocorre, dentre outros, por meio de
I. escolha prévia de textos de acordo com a competência linguística dos educandos;
II. apresentação de referências irrelevantes sobre o texto, em língua de sinais ou utilizando outros recursos, antes de sua leitura;
III. exploração do vocabulário e da estrutura do texto (decodificação de vocábulos desconhecidos, por meio do emprego de associações e analogias).
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou suas classes especiais, ora na escola especial de surdos.
Leia as afirmativas a seguir.
I. As escolas comuns ou especiais, pautadas no oralismo, visam à capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade linguística, de modo que seja possível o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola.
II. As escolas pautadas no bilinguismo visam capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social, quais sejam: a Língua de Sinais e a língua da comunidade ouvinte.
III. A comunicação total considera as características da pessoa com surdez utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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O professor que ministra aulas em Libras deve ser qualificado para realizar o atendimento das exigências básicas do ensino por meio da Libras
apoiado na emissão da fala em língua portuguesa para que a potencialidade dos alunos atinja níveis máximos.
sem que haja a exigência de uma organização metodológica e didática especializada.
e também, para não praticar o bimodalismo, ou seja, misturar a Libras e a língua portuguesa.
de forma que a Libras seja tão suficiente que dispense o uso de material de apoio.
de forma que a Libras seja tão suficiente que dispense o uso de material de apoio.
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A perda auditiva é avaliada por sua intensidade em cada um dos ouvidos em função de diversas frequências. A intensidade do som é medida em decibéis (dB), assim como o grau da perda auditiva.
Assinale a alternativa que corresponde a uma perda auditiva classificada como média.20 dB fala em cochicho.
40 dB fala suave.
70 dB conversa normal.
80 dB trânsito ruidoso.
100 dB escavadeira.
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Segundo Goldfeld, para alcançar seus objetivos, a filosofia oralista utiliza diversas metodologias de oralização, que podem se basear em pressupostos diferentes. O que as une é o fato de acreditarem que a língua oral é
muito adequada na comunicação do surdo, independentemente da sua perda auditiva, ainda que sem apoio nos resíduos auditivos.
a única forma desejável de comunicação do surdo e rejeitarem qualquer forma de gestualização, bem como as línguas de sinais.
uma das melhores formas de comunicação do surdo e, quanto ao ensino da escrita, pode se apoiar na comunicação total.
a única forma desejável de comunicação do surdo, não cabendo a ele, e nem à sua família, optar por utilização de outra forma de comunicação.
a única forma desejável de comunicação do surdo, porém percebem-no como um deficiente que não se beneficia da estimulação auditiva.
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A palavra complementada é um sistema elaborado por Cornett. Seu objetivo é permitir que a criança surda
aprenda a linguagem por meio de leitura do movimento dos lábios com a ajuda de sinais suplementares.
utilize a Libras como estratégia para aprendizagem da gramática da língua portuguesa.
opte pela metodologia oralista na qual a comunicação oral é considerada língua materna.
opte pela metodologia oralista na qual a comunicação oral é considerada a segunda forma de comunicação do surdo.
utilize a língua portuguesa como apoio quando ela esquece um sinal manual da Libras.
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(...) É com base na leitura, ajudado pelo professor, que o aluno surdo vai construir o conhecimento de língua, de texto e de mundo para que ele tenha conteúdo para se expressar e a forma de fazê-lo (...) (Pereira).
Baseado nessa afirmação, pode-se dizer que
a escrita é consequência da aprendizagem da leitura.
os alunos surdos somente aprenderão Libras após a aprendizagem da gramática da língua portuguesa.
após a aprendizagem da leitura, os alunos surdos terão maior desenvolvimento em Libras.
a escrita deve estar intimamente relacionada à leitura.
com a leitura, os alunos terão mais facilidade de compreender as estruturas gramaticais da Libras.
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A família é responsável pela colocação e manutenção do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) de cada criança. Uma das condições favoráveis para que o aluno deficiente auditivo tenha um bom aproveitamento em sala de aula é que o AASI esteja funcionando adequadamente. Portanto, o professor deverá
solicitar avaliação fonoaudiológica semestralmente.
verificar o funcionamento do AASI todos os dias.
solicitar reposição das pilhas às Secretarias de Educação.
encaminhar o AASI periodicamente para manutenção técnica.
adequar a frequência de recepção do AASI à necessidade auditiva do surdo.
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