Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

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Recursos tecnológicos constituem instrumentos ricos e atuais para se trabalhar com novos códigos e linguagens em sala de aula. Assinale o item que contém apenas recursos tecnológicos.

  • A.

    Mímica, dramatização, desenhos e computador.

  • B.

    Vídeo/TV, retroprojetor, computador e slides.

  • C.

    Desenhos, ilustrações, cadernos e slides.

  • D.

    Mímica, dramatização, desenhos e retroprojetor.

  • E.

    Fotografias, desenhos e vídeo/TV.

A surdez é uma realidade heterogênea e multifacetada e cada sujeito surdo é único, pois

  • A.

    sua identidade se constituirá a depender exclusivamente das experiências sensoriais que deixou de compartilhar ao longo de sua vida.

  • B.

    sua identidade se constituirá a depender das experiências socioculturais que compartilhou ao longo de sua vida.

  • C.

    a deficiência, por ser extremamente específica, o afasta do convívio social e o impede de interagir com as outras pessoas.

  • D.

    a deficiência, por ser extremamente específica, faz com que recursos adaptativos sejam criados e que não possam ser utilizados para dois sujeitos diferentes.

  • E.

    sua identidade é construída pautada na deficiência que não é alterada pelo tipo de convivência sociofamiliar.

Na educação dos surdos, a adequação do ensino da língua portuguesa ocorre, dentre outros, por meio de

I. escolha prévia de textos de acordo com a competência linguística dos educandos;

II. apresentação de referências irrelevantes sobre o texto, em língua de sinais ou utilizando outros recursos, antes de sua leitura;

III. exploração do vocabulário e da estrutura do texto (decodificação de vocábulos desconhecidos, por meio do emprego de associações e analogias).

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou suas classes especiais, ora na escola especial de surdos.

Leia as afirmativas a seguir.

I. As escolas comuns ou especiais, pautadas no oralismo, visam à capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade linguística, de modo que seja possível o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola.

II. As escolas pautadas no bilinguismo visam capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social, quais sejam: a Língua de Sinais e a língua da comunidade ouvinte.

III. A comunicação total considera as características da pessoa com surdez utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O professor que ministra aulas em Libras deve ser qualificado para realizar o atendimento das exigências básicas do ensino por meio da Libras

  • A.

    apoiado na emissão da fala em língua portuguesa para que a potencialidade dos alunos atinja níveis máximos.

  • B.

    sem que haja a exigência de uma organização metodológica e didática especializada.

  • C.

    e também, para não praticar o bimodalismo, ou seja, misturar a Libras e a língua portuguesa.

  • D.

    de forma que a Libras seja tão suficiente que dispense o uso de material de apoio.

  • E.

    de forma que a Libras seja tão suficiente que dispense o uso de material de apoio.

A perda auditiva é avaliada por sua intensidade em cada um dos ouvidos em função de diversas frequências. A intensidade do som é medida em decibéis (dB), assim como o grau da perda auditiva.

Assinale a alternativa que corresponde a uma perda auditiva classificada como média.

  • A.

    20 dB – fala em cochicho.

  • B.

    40 dB – fala suave.

  • C.

    70 dB – conversa normal.

  • D.

    80 dB – trânsito ruidoso.

  • E.

    100 dB – escavadeira.

Segundo Goldfeld, para alcançar seus objetivos, a filosofia oralista utiliza diversas metodologias de oralização, que podem se basear em pressupostos diferentes. O que as une é o fato de acreditarem que a língua oral é

  • A.

    muito adequada na comunicação do surdo, independentemente da sua perda auditiva, ainda que sem apoio nos resíduos auditivos.

  • B.

    a única forma desejável de comunicação do surdo e rejeitarem qualquer forma de gestualização, bem como as línguas de sinais.

  • C.

    uma das melhores formas de comunicação do surdo e, quanto ao ensino da escrita, pode se apoiar na comunicação total.

  • D.

    a única forma desejável de comunicação do surdo, não cabendo a ele, e nem à sua família, optar por utilização de outra forma de comunicação.

  • E.

    a única forma desejável de comunicação do surdo, porém percebem-no como um deficiente que não se beneficia da estimulação auditiva.

A “palavra complementada” é um sistema elaborado por Cornett. Seu objetivo é permitir que a criança surda

  • A.

    aprenda a linguagem por meio de leitura do movimento dos lábios com a ajuda de sinais suplementares.

  • B.

    utilize a Libras como estratégia para aprendizagem da gramática da língua portuguesa.

  • C.

    opte pela metodologia oralista na qual a comunicação oral é considerada língua materna.

  • D.

    opte pela metodologia oralista na qual a comunicação oral é considerada a segunda forma de comunicação do surdo.

  • E.

    utilize a língua portuguesa como apoio quando ela esquece um sinal manual da Libras.

(...) É com base na leitura, ajudado pelo professor, que o aluno surdo vai construir o conhecimento de língua, de texto e de mundo para que ele tenha conteúdo para se expressar e a forma de fazê-lo (...) (Pereira).

Baseado nessa afirmação, pode-se dizer que

  • A.

    a escrita é consequência da aprendizagem da leitura.

  • B.

    os alunos surdos somente aprenderão Libras após a aprendizagem da gramática da língua portuguesa.

  • C.

    após a aprendizagem da leitura, os alunos surdos terão maior desenvolvimento em Libras.

  • D.

    a escrita deve estar intimamente relacionada à leitura.

  • E.

    com a leitura, os alunos terão mais facilidade de compreender as estruturas gramaticais da Libras.

A família é responsável pela colocação e manutenção do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) de cada criança. Uma das condições favoráveis para que o aluno deficiente auditivo tenha um bom aproveitamento em sala de aula é que o AASI esteja funcionando adequadamente. Portanto, o professor deverá

  • A.

    solicitar avaliação fonoaudiológica semestralmente.

  • B.

    verificar o funcionamento do AASI todos os dias.

  • C.

    solicitar reposição das pilhas às Secretarias de Educação.

  • D.

    encaminhar o AASI periodicamente para manutenção técnica.

  • E.

    adequar a frequência de recepção do AASI à necessidade auditiva do surdo.

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