Lista completa de Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito da história da educação, julgue o item abaixo.
Há entre o sistema de ensino elementar para crianças e a educação de jovens e adultos uma grande uniformidade, na primeira metade do século XX, em relação aos esforços envidados para a expansão do atendimento.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma escola pública de 1.ª à 4.ª séries que atende a crianças de famílias muito pobres, em uma cidade com poucos recursos didáticos e financeiros, a seleção do livro didático é extremamente valorizada por todos os profissionais. Nessa seleção, os professores estabelecem como critérios: qualidade, coerência com projeto educativo, a forma como os temas são tratados e que tipo de informações são veiculadas no livro.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Na prática do ensino brasileiro, principalmente nas escolas que atendem alunos com dificuldades financeiras, como os da referida escola, o livro didático, entre os recursos didático-pedagógicos, é um dos materiais mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à organização da estrutura escolar por ciclos, fases e seriação, julgue os itens subseqüentes.
A partir de 1980, vários estados e municípios reestruturaram o ensino fundamental com o objetivo político de minimizar o problema da repetência na primeira série. Foi adotado como princípio norteador a flexibilização da seriação. Assim, a seriação deu lugar ao ciclo básico com duração de dois anos para as crianças se alfabetizarem. Observou-se com essa organização que os problemas em relação ao desenvolvimento escolar foram superados, pois as crianças aprenderam a ler e escrever sem dificuldades.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.
À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.
A educação básica é composta da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos e educação especial.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
O Brasil, apesar de suas diversas formas de manifestar a expressão, a arte, a língua, a cultura, a violência e a pobreza, vem forjando a formação de adolescentes com características e vivências muito semelhantes em todos os cantos do país.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
Na história da educação brasileira, registram-se diversas concepções pedagógicas. Entre elas, podem-se destacar quatro tendências: a tradicional, a renovada, a tecnicista e a progressista, esta última marcada por preocupações sociais e políticas. Essas tendências são muito diferentes, mas, em relação ao papel da escola, se assemelham. Todas defendem que cabe à escola integrar os indivíduos à sociedade e formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
A classificação dos modelos de Instituições de Ensino Superior que denomina Universidades, Universidades Especializadas, Centros Universitários, Faculdades Integradas, Faculdades Isoladas e Centros de Educação Tecnológica é vigente:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...