Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

Lista completa de Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A abrangência nacional dos PCN's visa criar condições nas escolas para garantir a toda criança ou jovem brasileiro:

  • A. A permanência na escola.
  • B. O ingresso na escola.
  • C. A participação nos projetos da escola.
  • D. Ao acesso ao conjunto de conhecimentos necessários à cidadania.
  • E. Ao acesso aos conteúdos preparados e organizados pelo professor.

Com relação à educação indígena o PNE prevê como objetivos e metas, EXCETO:

  • A. Universalizar a oferta às comunidades indígenas de programas educacionais, respeitando-os em suas especificidades
  • B. Atribuir ao governo federal a responsabilidade legal pela educação indígena.
  • C. Atribuir aos estados a responsabilidade legal pela educação indígena.
  • D. Responsabilizar o Ministério da Educação pelo apoio financeiro à educação indígena
  • E. Criar, dentro de um ano, a categoria oficial da escola indígena para que a especificidade do modelo de educação intercultural seja assegurada

O Plano Nacional de Educação tem como objetivos, EXCETO:

  • A. Democratizar a gestão do ensino público
  • B. Melhorar a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola.
  • C. Melhorar a qualidade do ensino em todos os níveis e modalidades.
  • D. Elevar o nível de escolarização da população.
  • E. Reduzir as desigualdades sociais com relação ao acesso, permanência e sucesso na educação pública.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os autores que discutem a temática da Formação Continuada reconhecem que os saberes sistematizados pelos professores, no cotidiano das salas de aulas devem ser socializados para permitir o aprofundamento e o diálogo reflexivo baseado não somente na experiência individual, por vezes limitada, mas, sobretudo, na discussão coletiva. Isto significa que os professores precisam:

I- reconhecer que os saberes da experiência se referem aos saberes produzidos no exercício da docência; brotam da experiência e são por ela validados; podem se manifestar como crenças explícitas, imagens, metáforas e princípios de atuação.

II- compreender que é no espaço da sala de aula que os saberes docentes se consolidam e se manifestam.

III- conhecer as estratégias de construção do Projeto Pedagógico da escola.

IV- aprofundar o estudo dos saberes dos professores para possibilitar uma melhoria das estratégias do trabalho pedagógico.

O correto está somente em:

  • A. II e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II e IV.

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

A liderança tradicional, que está alicerçada no poder do patrimônio do líder, permitiu a estruturação dos Estados patrimoniais da antiguidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

Na perspectiva norte-americana, a gestão de conhecimento engloba quatro processos: socialização, externalização, combinação e internalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Definição de cargos e salários, clima organizacional e planejamento de carreira são decisões operacionais na formação de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Recrutamento, seleção, contratação e administração de pessoal são decisões de nível operacional em um processo de gerenciamento de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A educação continuada dos recursos humanos que atuam nas instituições de ensino visa ao remanejamento interno da mão-de-obra.

  • C. Certo
  • E. Errado

A promoção da saúde se faz através da educação, da adoção de estilos de vida saudáveis, do desenvolvimento de aptidões e capacidades individuais, da produção de um ambiente saudável. De acordo com os PCN's, é incorreto afirmar:

  • A.

    A escola deve assumir explicitamente a responsabilidade pela educação para a saúde, já que a conformação de atitudes está fortemente associada a valores e que o professor e toda a comunidade escolar os transmitirão inevitavelmente aos alunos durante o convívio escolar

  • B.

    Concepções sobre saúde, valorização de hábitos e estilos de vida, e atitudes frente às diferentes questões relativas à saúde perpassam todas as áreas de estudo escolar, desde os textos literários, informativos, jornalísticos até os científicos.

  • C.

    O tema transversal "Educação para a Saúde" não pode ser trabalhado por professores de Português, Matemática, História ou Geografia

  • D.

    Espera-se, ao final do ensino fundamental, que os alunos sejam capazes de compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano.

  • E.

    Higiene corporal, prevenção de doenças e alimentação saudável são tópicos contemplados no tema transversal "Educação para Saúde".

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...