Questões sobre Fundamentos da Educação

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Analise as seguintes afirmativas sobre as políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica, baseadas nas reflexões de Oliveira (2011).

I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela esperam a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana.

II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governos na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões.

III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

No livro Pedagogia universitária: a aula em foco, Veiga, Resende e Fonseca (2007) relatam um estudo sobre a aula universitária como espaço de inovação nos processos de ensinar, aprender e pesquisar.

São características desses processos que poderão contribuir para o entendimento da aula universitária como um espaço possível para a inovação, EXCETO:

  • A. Proporcionar instigação e descobrimento.
  • B. Conferir à pesquisa relevante espaço de mediação entre ensinar e aprender.
  • C. Favorecer a relação pedagógica vertical, possibilitando a homogeneização dos alunos em sala de aula.
  • D. Trabalhar com as diversas tensões que acontecem na relação entre ensinar, pesquisar e aprender na autoatividade do aluno.

Saviani (2013) enfatiza o conflito existente entre o direito à educação e o dever de educar na história do Brasil.

Tendo como base as reflexões desse autor, é incorreto afirmar:

  • A. O Brasil chega ao final do século XX sem resolver o problema da universalização do ensino fundamental, com a consequente erradicação do analfabetismo.
  • B. Somente a partir do Primeiro Império, com o Ato Adicional à Constituição do Império, promulgado em 12 de agosto de 1834, o Estado passou a cumprir integralmente com o financiamento das escolas primárias, retirando essa atribuição das Províncias.
  • C. Para além de se constituir em determinado tipo de direito, o direito social, a educação caracteriza-se como condição necessária, embora insuficiente, para o exercício de todos os direitos – sejam eles civis, políticos, sociais, econômicos ou de qualquer outra natureza.
  • D. A Constituição Brasileira de 1988 determina, entre outros, a autonomia universitária; permanece com os princípios da universalidade da educação; gratuidade e obrigatoriedade do ensino fundamental; liberdade de ensino; e retoma a vinculação orçamentária, aumentando os percentuais que passam para 18%, no caso da União, e para 25% nos casos dos estados, Distrito Federal e municípios.

Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.

  • A. Demandar ao professor da disciplina de ciências a elaboração de panfletos com orientações acerca da separação e do reaproveitamento de materiais, uma vez que esse assunto é específico dessa disciplina.
  • B. Incitar os alunos a organizar manifestações para exigir dos governantes investimentos na coleta seletiva de lixo, pois todos os problemas em relação ao lixo devem-se à falta de investimento público em saneamento básico.
  • C. Mobilizar os alunos a investigar os problemas de saneamento da comunidade, em busca de soluções, bem como orientá-los para que recomendações sobre a correta separação do lixo e o reaproveitamento de materiais sejam divulgadas à comunidade.
  • D. Condicionar os alunos a estudar somente o conteúdo curricular, pois o conhecimento técnico basta para que eles estejam bem preparados para o vestibular.
  • E. Solicitar aos alunos que pesquisem soluções para os problemas do lixo na escola, porém com a recomendação de que tais práticas não sejam adotadas em casa, por se tratar simplesmente de atividades lúdicas.

Com base nos textos 15A2AAA e 15A2BBB, julgue os próximos itens, a respeito do ensino de história da religiosidade africana e dos aspectos a ele relacionados.

A ausência de abordagens sobre a religiosidade africana nas escolas, como aponta o texto 15A2BBB, não guarda relação com as possíveis expressões de discriminação ou desvalorização das religiões de matrizes africanas, apresentadas no texto 15A2AAA.

  • C. Certo
  • E. Errado

Configuram-se Pilares da Educação, conforme Jacques Delors, no Relatório: Educação, Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, 2010):

  • A. aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a empreender, aprender a ser.
  • B. aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
  • C. aprender a respeitar, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
  • D. aprender a conhecer, aprender a amar, aprender a conviver, aprender a ser.

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário

  • A. configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente.
  • B. configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente.
  • C. realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos, disponibilizando o material didático em um repositório digital para realização das tarefas ou atividades propostas.
  • D. realizar cursos de aperfeiçoamento sobre introdução ao uso de informática na educação, desenvolvendo materiais didáticos que sirvam de consultas virtuais nos repositórios de conteúdos de aprendizagem que dispensem a interação entre professor e aluno.
  • E. possuir um conjunto de competências relacionadas à utilização das tecnologias, tais como: letramento digital, cooperação, autonomia, organização, comunicação e presença social, advindas dos aspectos socioculturais nos quais os sujeitos estão envolvidos.

Cultura diz respeito a todo modo de vida de uma sociedade e se refere à forma como as pessoas e os grupos sociais produzem sua própria existência a partir das influências que recebem. Com base nos pressupostos dos estudos culturais, é INCORRETO afirmar que

  • A. a cultura deixa, gradativamente, de ser domínio exclusivo da erudição e passa a contemplar o gosto das multidões.
  • B. os processos culturais estão intimamente vinculados com as relações sociais.
  • C. a cultura deixa, gradativamente, de ser domínio exclusivo da erudição e passa a contemplar o gosto das multidões.
  • D. recriando a cultura geral, grupos e comunidades criam culturas específicas.

Com base no texto, julgue os itens subsequentes.

Os ideais democráticos e de liberdade devem estar relacionados ao ato educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Predominava, até o século XIII, a ideia de que as crianças eram

  • A. alguém inocente.
  • B. seres sencientes.
  • C. adultos imperfeitos.
  • D. pessoas singulares.
  • E. seres autossuficientes.
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