Questões sobre Fundamentos da Educação

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No que concerne à criança e aos espaços formativos, a crítica da tirinha aponta para o(a)

  • A. incentivo à escuta da voz da criança.
  • B. eficácia do acúmulo de atribuições escolares.
  • C. paradigma dialógico entre a família e a criança.
  • D. solicitação enriquecedora de uma maratona de atividades.
  • E. instrumentalização positiva baseada na colaboração entre os sujeitos.

Leia o trecho a seguir, sobre Pedagogia Crítica – uma das iniciativas desenvolvidas no ensino da arte –, preencha as lacunas e marque a alternativa que apresenta a CORRETA sequência de palavras:

“Fundamentada na teoria crítica e nas ideias ________________, buscou-se dar ênfase aos conteúdos ______________ - ________________, valorizando os conhecimentos e os processos de aprendizagem pautados na cultura local (popular) e o repertório de saberes do estudante. Porém, à revelia de suas principais proposições teóricas e práticas, são apontados certos reducionismos, tais como a recusa das formas ________________ de arte e cultura – consideradas _________________– e das manifestações da cultura de massa, tidas apenas como meios de _______________________” (BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica).

  • A. revolucionárias; socioculturais; primitivas; elitistas; produção.
  • B. freireanas; histórico-sociais; eruditas; elitistas; alienação.
  • C. freireanas; étnico-musicais; primárias; elitistas; comunicação.
  • D. inovadoras; socioculturais; eruditas; elitistas; alienação.
  • E. revolucionárias; histórico-sociais; eruditas; elitistas; alienação.

De acordo com Goleman, em sua obra Inteligência emocional, podem ser identificados estilos distintos de líderes, tais como: visionário, coaching, afiliativo, democrático, timoneiro e autoritário. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A. o líder democrático é o que estimula seus liderados a participar das tomadas de decisões.
  • B. autoritário é o líder que estabelece uma relação harmônica entre seus liderados.
  • C. visionário é o líder que estabelece objetivos desafiantes e estimulantes para seu grupo.
  • D. o líder coaching desestimula as conexões entre os objetivos dos liderados e os objetivos da instituição.
  • E. afiliativo é o líder que estabelece um clima negativo no grupo que lidera.

A educação formal é valorizada nas sociedades industrializadas pelo fato de possibilitar a ascensão social. Nesse sentido, a educação

  • A. passou a ser uma necessidade para a entrada no mercado de trabalho.
  • B. é indiferente para a mobilidade profissional.
  • C. determina o sucesso econômico dos indivíduos.
  • D. é ofertada com o objetivo de atender às necessidades individuais.
  • E. é oferecida igualmente para as diferentes classes sociais.

Nas sociedades primitivas, os indivíduos estão ligados por laços culturais e de parentesco. Os interesses são coletivos, a cultura é unitária e o principal agente socializador é a família. Acerca da educação nessas sociedades, é correto afirmar que

  • A. a educação primitiva é formal.
  • B. a educação se resume ao ensino das atividades práticas.
  • C. a cultura primitiva é transmitida e conservada por meio da escrita.
  • D. a educação se dá com a participação nas atividades cotidianas da comunidade.
  • E. não há instituições de ensino nem educação nas sociedades primitivas.

Há uma somatória de fatores que contribuem para a construção de um modelo de educação que traduza as necessidades de um determinado povo.

Para Paulo Freire, não se pode esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico ou de ação política, se,

  • A. este é baseado em culturas superiores, mas também nas culturas inferiores de determinados povos primitivos que não permite a unificação de um processo cultural de uma nação.
  • B. desrespeitarmos a visão particular de mundo que tenha ou esteja tendo o povo, pois isso se constitui numa espécie de “invasão cultural”, ainda que feita com a melhor das intenções.
  • C. os conteúdos ensinados nas escolas indígenas não forem referenciados na cultura ocidental.
  • D. as crenças, os rituais e demais saberes dos indígenas não estiverem compatibilizados com os conhecimentos escolares ensinados nas redes do ensino público.
  • E. não valorizarmos o trabalho que busca criar um processo unificado de formação dos educadores do campo.

Na alfabetização, o domínio da linguagem oral e escrita constitui uma das dimensões da expressividade. O aprendizado da leitura e da escrita não terá significado real se ele se faz através da repetição puramente mecânica das sílabas. Este aprendizado só é válido quando, simultaneamente com o domínio do mecanismo da formação vocabular, o educando vai percebendo o profundo sentido da linguagem. Quando vai percebendo a solidariedade que há entre a linguagem-pensamento e realidade.

Por isso, o processo de alfabetização libertadora

  • A. parte do mais simples para o mais distante, na direção do mais complexo, e do concreto para o abstrato.
  • B. deve se basear em simples narração de uma realidade neutra, adquirida pela codificação da linguagem materna.
  • C. exige a criação de grupos de estudos que apresentem uma constante rotina de leitura para não levar à doutrinação de ideias.
  • D. procura trabalhar com conceitos científicos que possam preparar o indivíduo para adquirir sua cidadania.
  • E. ajuda na compreensão crítica da mudança e na instauração de um novo pensamento-linguagem.

Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.

Nessa perspectiva, uma proposta educacional

  • A. não deve adotar uma pluralidade de currículos, pois estes dificultam a unidade de conhecimentos de uma nação.
  • B. exige uma base nacional comum, a ser complementada pelo conhecimento específico de cada etapa da educação básica.
  • C. necessita atender as experiências compatíveis aos projetos instituídos pela administração pública em exercício.
  • D. não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas.
  • E. precisa partir da realidade dos alunos e professores para viabilizar a compreensão de conceitos abstratos.

Uma concepção crítica de educação e educação escolar é aquela que adota como princípio elementar que os educandos, homens e mulheres, são

  • A. sujeitos histórico-sociais, inacabados, situados no espaço e no tempo, produtores de cultura e de sua própria humanidade.
  • B. sujeitos-objetos da ação cultural daqueles que detêm a capacidade de transmitir o acervo de conhecimento produzido pela ação e história do homem.
  • C. sujeitos que herdam o acervo de conhecimentos e experiências acumulados pelas gerações passadas de forma a adaptarse à realidade em que está inserido.
  • D. indivíduos situados no espaço e no tempo, livres, ainda que submetidos ao peso da cultura e dos valores transmitidos pelas religiões, pela publicidade organizada e pela ideologia.
  • E. pessoas que precisam da instituição escolar, por meio da ação mediadora dos profissionais da educação para seu processo de formação.

A noção de “socialização” guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como

  • A. a orientação que assume um indivíduo que constitui e define, ao mesmo tempo, sua participação no interior de um processo de interação social.
  • B. o processo pelo qual o indivíduo se integra à sociedade, mediante a internalização das normas, valores e ideias predominantes nos coletivos sociais de que participa.
  • C. o conjunto de normas estabelecidas por um conjunto de diferentes grupos socialmente unidos entre si.
  • D. a unidade de comportamento e pensamento comum a todos os indivíduos pertencentes a uma determinada sociedade ou a grupos sociais específicos.
  • E. o conjunto de relações sociais, do passado e do presente, possíveis de serem observadas e analisadas direta ou indiretamente.
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